Região metropolitana ultrapassa os 11 mil casos e tem 835 mortes; no ABC, Santo André e São Bernardo indicam maioria dos leitos ocupados
Alisson Roberto/SecomBarueri
Por: Paulo Talarico
Notícia
Publicado em 18.04.2020 | 10:56 | Alterado em 27.02.2024 | 16:22
Cidade com a 13ª população da Grande São Paulo, Barueri se tornou nesta semana a segunda com mais casos de Covid-19 na região metropolitana. São 355 casos e 13 mortes confirmadas no município de 274 mil habitantes.
Apesar da gravidade dos casos e do salto de 300% em dez dias no número de ocorrências pelo novo coronavírus, a cidade exemplifica a dificuldade de dimensionar o tamanho do avanço da doença com a demora para o resultados dos exames.
“A alta dos números se deu porque a cidade recebeu uma série de resultados de exames que estavam demorando a chegar”, afirmou a prefeitura. “Muitos dos resultados aguardados chegaram, migrando, na maioria, dos investigados para os confirmados”.
Os baruerienses receberam 211 resultados pendentes em apenas um dia, de pacientes que já haviam feito o exame antes. A região aguarda também a informação sobre 27 mortes ocorridas na cidade com suspeitas.
Na soma dos 39 municípios, há 45 mil casos suspeitos, dos quais 35 mil são da capital. No caso dos baruerienses são 900 em investigação.
Na sexta-feira (17), a prefeitura de São Paulo informou que há 1.200 óbitos com suspeitas de terem sido por Covid-19. Na região metropolitana, as cidades contabilizam mais 200 nessa situação.
OUTRAS CIDADES
Desde o começo da crise, a orientação tem sido impedir aglomerações para evitar o avanço rápido da doença, enquanto as gestões buscam garantir equipamentos médicos e leitos suficientes para atender a todos que precisem.
Em algumas cidades, a situação já começa apertar no número de pessoas nas unidades de saúde destinadas para o enfrentamento da pandemia. Em Santo André, no ABC paulista, há 146 pessoas internadas com Covid-19 ou com suspeitas. Segundo a gestão municipal, isso corresponde a 80% dos leitos.
Com 28 mortes e 231 casos confirmados, São Bernardo do Campo também divulgou que a capacidade de leitos de UTI está se esgotando.
QUADRO DE CASOS POR CIDADE DA GRANDE SP
Um outro alerta feito ao longo da semana foi sobre o perfil das vítimas. Um homem de 55 anos morreu em Poá e foi a terceira perda por causa da Covid-19 no município do Alto Tietê. A prefeitura afirmou que ele tinha cardiopatia.
Depois da capital, a cidade com mais óbitos é Guarulhos que contabiliza 30. Na sexta-feira (17), o prefeito Gustavo Henric, o Guti (PSB), alertou que as duas últimas mortes por Covid foram de um homem de 50 anos e de uma mulher de 47 anos, indicando o risco para moradores que tenham menos de 60 anos (considerado um dos principais grupos de risco).
O prefeito guarulhense, por outro lado, anunciou que uma moradora com mais de 100 anos, dona Sebastiana, teve alta e se recuperou após ter contraído o novo coronavírus. Apenas 15 cidades têm informado os casos de pacientes curados que somam 345. Lista que Barueri também lidera com 65.
AVANÇO DA COVID-19 NA GRANDE SP
Covid-19 chega a Salesópolis e apenas uma cidade não tem infectados na Grande SP
Na Grande SP, 36 cidades têm casos de Covid-19, Vargem Grande Paulista e Poá registram mortes
Cidades da Grande SP aguardam 6 mil resultados de suspeitas da covid-19
Diretor de Treinamento e Dados e cofundador, faz parte da Agência Mural desde 2011. É também formado em História pela USP, tem pós-graduação em jornalismo esportivo e curso técnico em locução para rádio e TV.
A Agência Mural de Jornalismo das Periferias, uma organização sem fins lucrativos, tem como missão reduzir as lacunas de informação sobre as periferias da Grande São Paulo. Portanto queremos que nossas reportagens alcancem outras e novas audiências.
Se você quer saber como republicar nosso conteúdo, seja ele texto, foto, arte, vídeo, áudio, no seu meio, escreva pra gente.
Envie uma mensagem para [email protected]