APOIE A AGÊNCIA MURAL

Colabore com o nosso jornalismo independente feito pelas e para as periferias.

OU

MANDE UM PIX qrcode

Escaneie o qr code ou use a Chave pix:

[email protected]

Agência de Jornalismo das periferias
Notícias

Carapicuíba, Osasco e Itapevi divulgam postos para atendimento dos casos de coronavírus

Localizados na Região Oeste da Grande São Paulo, municípios anunciam medidas; orientação é que moradores se sentirem os sintomas mais graves

Image

Ana Beatriz Felicio/Agência Mural

Por: Ana Beatriz Felicio

Notícia

Publicado em 18.03.2020 | 17:03 | Alterado em 27.02.2024 | 16:22

RESUMO

Localizados na Região Oeste da Grande São Paulo, municípios anunciam medidas; orientação é que moradores se sentirem os sintomasntomas mais graves

Tempo de leitura: 4 min(s)

Cidades da região oeste Grande São Paulo divulgaram os locais que devem ser procurados no caso de quem têm suspeita do coronavírus. No entanto, as autoridades enfatizam que a procura deve ser feita apenas em casos que os moradores sintam sintomas graves, como falta de ar e febre alta, para que todos consigam atendimento nas unidades.

Em Carapicuíba, a cidade informou que dois prontos socorros estão recebendo pacientes. No caso de Osasco, as UPAs (Unidades de Pronto Atendimento) são os locais indicados. Na vizinha Itapevi, um novo centro foi criado para receber os casos. (Veja os endereços abaixo)

Apesar disso, nem sempre tem sido fácil conseguir atendimento, justamente pela alta procura. A confeiteira Mariana de Souza Teixeira, 37, moradora de Carapicuíba, teve dificuldades para conseguir que o marido realizasse o teste do COVID-19. O motorista Marcelo de Assis, 47, é hipertenso e apresenta febre alta, dor de cabeça, dores pelo corpo e pressão alta. 

Na terça-feira (17), Mariana e Marcelo procuraram o Pronto Socorro da Vila Dirce por volta das 11h. “Não cheguei nem a fazer a ficha. Peguei a senha e quando vi a lotação na sala optei por procurar outra unidade”, conta ela. “Não queria ficar ali, porque deveria ter umas 80 pessoas só na recepção e os sintomas do Marcelo estavam graves”. 

Image

Centro de Carapicuíba, na Grande São Paulo @Ana Beatriz Felicio/Agência Mural

Eles se dirigiram para Cotia, cidade vizinha, tentando o atendimento. “Fomos ao Pronto Atendimento Parque São George. O médico solicitou exames de sangue e urina. Além disso, recomendou o isolamento, porque meu marido faz parte do grupo de risco”, relembra.

Os resultados dos exames saíriam em 24 horas. Nesta quarta-feira (18) ao voltarem ao hospital foram atendidos por outro médico, que de acordo com a moradora, ignorou as alterações no exame de sangue do marido. “Ele apenas pediu para repetir o exame de urina, mas havia alteração nos outros exames também, não sabemos o que ele tem”.

Preocupada, ela é o marido resolveram procurar outro posto de saúde, na terceira cidade, para obter um diagnóstico preciso. “Estamos indo para um pronto socorro de Barueri no final do dia”, afirma.

MEDIDAS ADOTADAS PELAS CIDADES

CARAPICUÍBA 

Carapicuíba foi a segunda cidade da região a confirmar um caso de coronavírus, no último sábado (14). Antes, Santana de Parnaíba já havia confirmado um caso.

A prefeitura carapicuibana informou que segue os protocolos e orientações do Ministério da Saúde para conter a disseminação do vírus.  

As 12 UBSs (Unidades Básicas da Saúde) da cidade não estão realizando os testes para o coronavírus. A administração informou que os seguintes Prontos Socorros estão preparados para isolamento e possível transferência para hospital estadual. Há testes disponíveis para casos graves:

PS Cohab II | Av. do Bosque, 410

PS Vila Dirce (o mesmo procurado por Mariana) | Estr. Ernestina Vieira, 70

Além disso, a cidade vai suspender as aulas dia 23 de março e aumentar o número de profissionais de saúde na rede.

A administração da cidade informou ainda que em caso de dúvidas, os munícipes devem procurar os canais oficiais da prefeitura, como a página do facebook, site e whatsApp, pelo número (11) 9 7132-1923. 

VEJA TAMBÉM:
Orientações para se prevenir contra o vírus no transporte público
Prefeituras da Grande SP negam boatos sobre coronavírus; Barueri suspenderá aulas dia 23
Em Cidade Tiradentes, jovem conta como entrou em quarentena

OSASCO 

Em Osasco, cidade vizinha e maior da região oeste da Grande São Paulo, a prefeitura decretou na última segunda (16) medidas para tentar conter a proliferação do vírus. O município registra 46 suspeitos e a prefeitura afirma que nenhum foi confirmado.  

As aulas da rede municipal serão suspensas gradativamente e irão parar no dia 23. Porém, as escolas continuarão fornecendo alimentação para crianças e adolescentes que precisem da merenda, segundo a gestão. 

Todos os eventos públicos foram cancelados, bem como atividades para terceira idade. Jogos em ginásios e estádios municipais acontecerão sem torcida, com as portas fechadas.

A orientação da prefeitura é que pacientes que apresentem sintomas graves do novo coronavírus procurem uma das três UPAs (Unidades de Pronto Atendimento) que estão disponíveis para esse tipo de atendimento:

UPA Vicente Missiano | Rua Aymoré de Mello Dias, 51, Centro.

UPA Menck | Avenida Alberto Jackson Byington, 822, Vila Menck.

UPA Conceição| Rua Pernambucana, 385, Jardim Conceição. 

Entretanto, para dúvidas sobre o momento certo de procurar o auxílio médico, a orientação é que o morador ligue para a Central 156 ou para o telefone fixo 3651-7080.

A pasta informa ainda que toda rede está sendo orientada principalmente para impedir a disseminação, oferecendo orientação adequada dependendo de cada caso em específico.

ITAPEVI 

Em Itapevi, cidade que tem 38 casos suspeitos, foi inaugurado na quarta-feira (18) um Centro de Combate ao Coronavírus que fará atendimento exclusivo aos moradores da cidade que apresentem sintomas da doença.

O local funciona 24 horas e conta com médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem. Objetivo é evitar que infectados aguardem atendimento nas demais unidades de saúde, correndo o risco de propagar ainda mais o vírus.

Além disso, a cidade suspendeu as aulas e eventos culturais. Abriu crédito especial de R$ 1 milhão para ser utilizado pela saúde nos primeiros dias de combate ao Coronavírus e suspendeu as férias e licenças de todos servidores da saúde. 

Centro de Combate ao Coronavírus em Itapevi fica na rua José Michelotti, 97, Vila Nova Itapevi. 

Coronavírus (Covid-19) nas Periferias

receba o melhor da mural no seu e-mail

Ana Beatriz Felicio

Jornalista, curiosa, já foi apresentadora do Próxima Parada. Gosta de conhecer pessoas novas e descobrir o que as motiva a acordar todos os dias. Correspondente de Carapicuíba desde 2018.

Republique

A Agência Mural de Jornalismo das Periferias, uma organização sem fins lucrativos, tem como missão reduzir as lacunas de informação sobre as periferias da Grande São Paulo. Portanto queremos que nossas reportagens alcancem outras e novas audiências.

Se você quer saber como republicar nosso conteúdo, seja ele texto, foto, arte, vídeo, áudio, no seu meio, escreva pra gente.

Envie uma mensagem para [email protected]

Reportar erro

Quer informar a nossa redação sobre algum erro nesta matéria? Preencha o formulário abaixo.

PUBLICIDADE