APOIE A AGÊNCIA MURAL

Colabore com o nosso jornalismo independente feito pelas e para as periferias.

OU

MANDE UM PIX qrcode

Escaneie o qr code ou use a Chave pix:

[email protected]

Agência de Jornalismo das periferias
Pode crer

Empregados podem viajar a qualquer lugar do mundo, até para a Disney

Correspondente da Brasilândia, na zona norte, rebate fala sobre o direito de empregadas domésticas de ir para o exterior

Image

Thais Santana

Por: Cleber Arruda

Crônica

Publicado em 13.02.2020 | 18:10 | Alterado em 01.02.2022 | 13:21

RESUMO

Correspondente da Brasilândia, na zona norte, rebate fala sobre o direito de empregadas domésticas de viajar para o exterior

Tempo de leitura: 2 min(s)

Numa “festa danada”, eu, filho de uma empregada doméstica nordestina, aproveitei uns dias de férias e fui fazer algo que me revigora na vida: viajar por aí.

É caro e privilégio, reconheço. Mas eu também sei de onde vim. Nos barracos de madeira em favelas ocupadas na infância, aqueles lugares só seriam vistos por meio de filmes e novelas.

E, de repente, quando me vi comendo um bacalhau em Lisboa (não gosto de peixe) ou fumando maconha em um coffeeshop de Amsterdã (que também não fumo no Brasil, apesar da cara de maconheiro e do jeito lesado), eu agradeci.

Quero experimentar. Vislumbrado, registro tudo. Compartilho o que posso pois quero dividir uma felicidade que não me cabe. Transcendo. Mesmo com o dólar mais alto da história e com o ministro da Economia, Paulo Guedes, chateado porque tem empregada indo à Disney para justificar a quantia.

Image

Temple Bar, em Dublin, na Irlanda @Thais Santana

Não é desejo dele, mas os empregados também podem se divertir dentro e fora do seu país; onde quiserem. Os patrões que lutem.

Sonho conhecer a Tailândia, miro uma viagem para Serra da Capivara, no Piauí. Já fui parar em dois estados nordestinos e quatro países europeus. Sorri todos os dias, mesmo quando caí doente e percebi que nem tudo é só uma questão de privilégio.

Há escolhas minhas para isso: não tenho carro, moto, roupas caras, bens. Não ligo pros padrões.

Por outro lado, tenho sorte, sonhos, pressas, gratidão, muitas dívidas. Tenho uma bagagem de novos bons amigos e o melhor: interessantes histórias para contar, como a da minha amiga Raquel Gomes, moradora da zona leste, que viajou por cinco continentes.

Sem contar os clientes do Macedo, dono de um pet shop da zona norte, que divulgam cartazes do estabelecimento ao redor do mundo.

Ah, também tenho uma mãe incrível que dá todo suporte afetivo e não faz questão alguma de ir pra Disney. Mas que pode se divertir em qualquer lugar do mundo.

receba o melhor da mural no seu e-mail

Cleber Arruda

Cofundador, correspondente da Brasilândia desde 2010 e editor em projetos especiais. É jornalista do Valor Econômico e voluntário do projeto Animais da Aldeia. Canceriano, gosta de cachorros e de viajar por aí.

Republique

A Agência Mural de Jornalismo das Periferias, uma organização sem fins lucrativos, tem como missão reduzir as lacunas de informação sobre as periferias da Grande São Paulo. Portanto queremos que nossas reportagens alcancem outras e novas audiências.

Se você quer saber como republicar nosso conteúdo, seja ele texto, foto, arte, vídeo, áudio, no seu meio, escreva pra gente.

Envie uma mensagem para [email protected]

Reportar erro

Quer informar a nossa redação sobre algum erro nesta matéria? Preencha o formulário abaixo.

PUBLICIDADE