Apenas 11% da área do distrito possuí cobertura verde, bem menos que o primeiro colocado, Marsilac (97%), e que a média da cidade (27%)
Léu Britto/ Agência Mural
Por: Redação
Notícia
Publicado em 28.07.2025 | 16:00 | Alterado em 05.08.2025 | 11:36
O Itaim Paulista, localizado no extremo leste de São Paulo, é um dos distritos da capital paulista com mais desafios quando o assunto é meio ambiente, em especial o acesso à áreas verdes, como parques, praças e áreas de proteção ambiental. O diagnóstico é do Mapa da Desigualdade, da Rede Nossa São Paulo.
Entre os 96 distritos da cidade, ele ocupa a posição 85 quando analisado o percentual de áreas com cobertura vegetal: apenas 11,39% do território possuí cobertura verde, bem abaixo do primeiro colocado, Marsilac (97,51%), e da média da cidade (27,29%).
Mas qual o impacto da falta de áreas verdes no dia a dia da população? Especialistas concordam que o contato com a natureza é fundamental para saúde, qualidade do ar e para garantir clima mais ameno, evitando as chamadas de ilhas de calor. Trata-se de regiões da cidade que apresentam temperaturas mais altas devido à concentração de ruas asfaltadas, prédios e outras construções que absorvem e retêm mais calor.
“Todo mundo tem direito a uma paisagem bonita nos bairros periféricos, não pode haver esse contraste, paisagem e natureza são uma coisa única”
Paulo Pellegrino, professor de arquitetura da paisagem da FAU-USP
Sobre meio ambiente, o Mapa da Desigualdade analisa quatro indicadores: cobertura vegetal, presença de Pontos de Entrega Voluntária (PEV) – locais para recebimento e tratamento de lixo reciclável – áreas contaminadas na região e emissão de poluentes no distrito. O Itaim Paulista só sai bem nos dois últimos tópicos.
Se na sua região faltam parques e praças, cobre o subprefeito e exija manutenção dos espaços públicos e plantio de árvores.
A Agência Mural de Jornalismo das Periferias, uma organização sem fins lucrativos, tem como missão reduzir as lacunas de informação sobre as periferias da Grande São Paulo. Portanto queremos que nossas reportagens alcancem outras e novas audiências.
Se você quer saber como republicar nosso conteúdo, seja ele texto, foto, arte, vídeo, áudio, no seu meio, escreva pra gente.
Envie uma mensagem para [email protected]