Separamos aqui uma série de informações para ajudar nesse período em que é importante ficar em casa para evitar o avanço da Covid-19
Por: Lucas Veloso
Notícia
Publicado em 08.05.2020 | 19:43 | Alterado em 10.05.2020 | 12:36
Separamos aqui uma série de informações para ajudar nesse período em que é importante ficar em casa para evitar o avanço da Covid-19
Tempo de leitura: 2 min(s)Desde 24 de março, quando o Governo do Estado anunciou a quarentena em São Paulo, a Agência Mural vêm realizando a cobertura do impacto do vírus nas periferias da capital e nas cidades da Grande SP.
Nesta sexta-feira (8), o governador João Doria (PSDB) aumentou mais uma vez a quarentena em todo o estado. Agora vai até o dia 31 de maio, na tentativa de conter o avanço da Covid-19. Com isso, permanecem autorizados a funcionar apenas os serviços essenciais.
Trabalhando de casa, também entendemos as dificuldades que é se manter em isolamento social. Mas sabemos da importância desta atitude para diminuir a quantidade de mortos no país e nas nossas quebradas.
Ao longo da nossa cobertura jornalística sobre a Covid-19 nas periferias, separamos algumas informações sobre o que fazer durante o período de quarentena e dicas para manter a saúde física e mental em ordem. Este texto é uma espécie de guia para te ajudar a passar de forma menos difícil por esse período.
PARA SE ALIMENTAR:
Muitos estão com dificuldades em manter a alimentação saudável neste período de isolamento social. Nutricionistas apontam quais as melhores opções para manter a saúde.
De vício por doces à feira mais cara: como anda a alimentação em tempos de quarentena
DESENHOS PARA AS CRIANÇAS
Se está difícil para os adultos, imagina para as crianças neste período. Contamos a história de uma cartilha feita por um grupo de artistas no Grajaú, zona sul. A ideia é que as crianças usem os desenhos para pintar e se divertirem enquanto ficam em casa. Por lá, é possível baixar o material também.
Para ajudar crianças no isolamento, artistas do Grajaú fazem cartilha com desenhos para colorir
COMERCIANTES
Açougues, mercados e farmácias seguem em funcionamento, pois são serviços essenciais. Ouvimos um especialista sobre quais cuidados importantes para manter o estabelecimento e diminuir os riscos de transmissão da Covid-19.
Confira oito dicas para manter açougues, padarias e mercados longe do coronavírus
OS DELIVERYS DO SEU BAIRRO
Fizemos uma lista com opções de delivery nas periferias da cidade. A ideia é te ajudar a ser divertir em casa, experimentar novos pratos e apoiar os pequenos negócios locais.
SAÚDE
Caso haja necessidade de procurar uma unidade básica de saúde, saiba qual a mais perto da sua casa.
Como pesquisar qual unidade de saúde ir se eu tiver suspeita de coronavírus
GRANA
Ouvimos especialistas nas periferias que também deram dicas de como lidar com o dinheiro durante esse tempo. Saiba no que deve economizar ou que devemos cortar da lista de compras.
Como lidar com a falta de dinheiro em época de quarentena nas periferias? Veja dicas
SE PUDER ECONOMIZAR
No estado, milhões de famílias têm direito à gratuidade na conta de luz e nós escrevermos sobre os requisitos para acessar o benefício.
Saiba quem pode pedir gratuidade na conta de luz durante a pandemia
PARA QUEM TEM DE SAIR DE CASA
Para aqueles que ainda precisam usar o transporte público durante a pandemia, alguns cuidados são importantes para amenizar os riscos.
Com coronavírus, o que é possível fazer quando se anda todos os dias no transporte público?
SAÚDE MENTAL
Sem esquecer da saúde mental, psicólogas orientam sobre os melhores cuidados para não prejudicar o corpo e ainda sair bem deste período de isolamento.
Psicólogas das periferias indicam rotina em casa e novas tarefas para lidar com quarentena
A Agência Mural de Jornalismo das Periferias, uma organização sem fins lucrativos, tem como missão reduzir as lacunas de informação sobre as periferias da Grande São Paulo. Portanto queremos que nossas reportagens alcancem outras e novas audiências.
Se você quer saber como republicar nosso conteúdo, seja ele texto, foto, arte, vídeo, áudio, no seu meio, escreva pra gente.
Envie uma mensagem para [email protected]