APOIE A AGÊNCIA MURAL

Colabore com o nosso jornalismo independente feito pelas e para as periferias.

OU

MANDE UM PIX qrcode

Escaneie o qr code ou use a Chave pix:

[email protected]

Agência de Jornalismo das periferias
No Corre

Comerciantes veem queda no desemprego e indicam que devem contratar mais

A Agência Mural conversou com gerentes em lojas do Jardim São Luís sobre as perspectivas para o segundo semestre de 2023

Image

Artur Ferreira/Agência Mural

Por: Artur Ferreira

Notícia

Publicado em 29.08.2023 | 8:26 | Alterado em 28.08.2023 | 18:26

Tempo de leitura: 3 min(s)

Para Francisnei Fiori Machado, 44, a diminuição na taxa de desemprego  já começa a ser percebida onde trabalha, no Jardim São Luís, na zona sul de São Paulo. “Acabamos de contratar mais um rapaz para a equipe, e caso necessário vamos contratar mais no Natal e Ano Novo”.

Ele é gerente do petshop Clube dos Bichos e, apesar do otimismo em realizar mais contratações, ainda há algumas dificuldades.

“Nós recebemos muitos currículos, mas faltam profissionais especializados”, diz, citando a necessidade de médicos veterinários para expandir o negócio. “Quanto mais qualificado, mais as pessoas vão para outros bairros, mesmo quando moram aqui na região”.

Francisnei em frente a recepção de seu petshop que está em reforma @Artur Ferreira/Agência Mural

De acordo com dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), no segundo trimestre de 2023 houve uma queda de 0,8% no número de desempregados em relação ao primeiro trimestre do ano. 

Ao todo são 13,1 milhões de brasileiros que estão sem carteira assinada. Cerca de 990 mil pessoas passaram a ter um emprego formal no período.

Mesmo com a alta, ainda são mais de 3 milhões de pessoas em todo o estado que não possuem uma ocupação. 

Mas como essa percepção da queda do desemprego chega nas periferias? A Agência Mural percorreu a avenida Maria Coelho Aguiar, um dos principais centros comerciais do Jardim São Luís, para ouvir os proprietários e gerentes sobre as expectativas para novas contratações.

Próxima ao Terminal João Dias, a avenida é o endereço do Centro Empresarial de São Paulo, e possui lojas e estabelecimentos de diversos setores.

Roupas e acessórios, lojas de conveniência, mercados, farmácias, gráficas, eletrônicos, bicicletarias, bares e restaurantes. E essa gama de serviços na região é movida, em muitos casos, por moradores da zona sul que procuram por emprego nos empreendimentos ao longo da avenida.

David Reis, 53, é técnico em eletrônica e proprietário da Betel Eletrônica e explica que atualmente a equipe fixa é composta por ele e o filho. “Contrato muitos prestadores de serviço terceirizados, mas este ano ainda quero contratar um funcionário fixo para loja”, afirma David.

Enquanto no ramo de petshops da região a especialização está escassa no momento, o mesmo não ocorre em outros setores, como na área de eletrônicos.

“É comum aparecerem pessoas aqui na loja, pedindo emprego com currículo na mão, gente qualificada e assim que possível eu quero contratar”, conta David, que deseja expandir o negócio ainda em 2023.

Odete usa o sistema da loja de roupas que é gerente @Artur Ferreira/Agência Mural

Outro problema do comércio para viabilizar novas contratações é o valor disponível em caixa e os horários de trabalho. Odete Vilaça, 52, que é gerente de uma loja de roupas, desabafa que encontra dificuldades para completar o quadro de funcionários.

“Algumas pessoas não gostam da vaga pelo valor ou pelos horários, já que precisa fazer plantão, mas nós ainda estamos contratando”, afirma a gerente.

Odete também pontua que iniciativas como o Jovem Aprendiz são essenciais para conectar jovens trabalhadores com médios e pequenos negócios na região.

Murilo na recepção da farmácia em que trabalha @Artur Ferreira/Agência Mural

Outro estabelecimento da avenida é uma farmácia de manipulação onde trabalha Murilo Oliveira, 36. O serviço ligado a saúde conseguiu passar pela fase de aumento do desemprego durante a pandemia de Covid-19 sem perder funcionários.

Neste ano, o local já teve novas contratações. “A expectativa é manter a nossa atual equipe, este ano já contratamos mais uma profissional, somos 7 no total, e temos estagiários [de farmacologia]”, conta Murilo.

Diferentemente de outras gamas de serviço, Murilo afirma que a farmácia não contrata por temporada, e sempre opta pela CLT (Consolidação das Leis do Trabalho). Ele conta que “as vagas mais rotativas são os estagiários, por haver um tempo de contrato determinado”.

receba o melhor da mural no seu e-mail

Artur Ferreira

Jornalista e redator. Atuou nas redações do Observatório do Terceiro Setor e Rádio CBN. Adora livros, cinema, podcasts e debater sobre política internacional. Palmeirense. Correspondente do Jardim São Luís desde 2022.

Republique

A Agência Mural de Jornalismo das Periferias, uma organização sem fins lucrativos, tem como missão reduzir as lacunas de informação sobre as periferias da Grande São Paulo. Portanto queremos que nossas reportagens alcancem outras e novas audiências.

Se você quer saber como republicar nosso conteúdo, seja ele texto, foto, arte, vídeo, áudio, no seu meio, escreva pra gente.

Envie uma mensagem para [email protected]

Reportar erro

Quer informar a nossa redação sobre algum erro nesta matéria? Preencha o formulário abaixo.

PUBLICIDADE