Jovens de 15 a 29 anos, moradores de territórios periféricos da capital paulista, podem inscrever fotografias que abordem o empreendedorismo social; 5 concorrentes serão premiados com celulares no valor de R$ 1.000
Por: Redação
Publieditorial
Publicado em 03.09.2019 | 13:40 | Alterado em 02.10.2019 | 14:14
Entre 03 e 30/09, jovens de 15 a 29 de territórios periféricos da capital paulista podem inscrever fotografias que abordem o empreendedorismo social.
Tempo de leitura: 2 min(s)Você conhece grupos, coletivos ou organizações que ajudam a resolver problemas sociais na quebrada onde mora? Pois esse é o foco do primeiro Concurso Cultural Pense Grande Sua Quebrada, que traz como tema “Fotografe quem transforme sua quebrada”.
A partir desta terça-feira (3), jovens de 15 a 29 anos, moradores de regiões periféricas da cidade de São Paulo, podem se inscrever no concurso. Serão premiadas cinco fotografias sobre o empreendedorismo social em periferias paulistanas. Os selecionados vão ganhar um celular no valor de R$ 1.000, cada um. Inscreva-se aqui.
O concurso cultural é promovido pelos coletivos de comunicação Alma Preta, Agência Mural de Jornalismo das Periferias, Desenrola e Não Me Enrola, Historiorama e Periferia em Movimento, com o apoio da Fundação Telefônica.
O objetivo é retratar quem forma ou fomenta uma cultura empreendedora capaz de gerar impacto social ou ambiental por meio de perspectivas diferentes e criativas. Além da premiação aos concorrentes, as fotografias selecionadas vão inspirar a produção de cinco reportagens multimídia pelos coletivos realizadores do concurso.
Como participar?
Cada participante tem a possibilidade de enviar até duas fotografias, mas somente uma poderá ser premiada. As fotos devem ser feitas com aparelho celular e não podem sofrer alterações, como uso de filtros de imagem. Jovens com menos de 18 anos completos precisam ter autorização de um responsável (o modelo está anexado ao regulamento).
Outro ponto importante do concurso é o protagonismo de jovens periféricos. Por isso, os interessados em participar devem residir nos distritos com mais de 20% dos domicílios com renda per capita de até meio salário mínimo: Anhanguera, Brasilândia, Cachoeirinha, Campo Limpo, Cangaíba, Capão Redondo, Cidade Ademar, Cidade Dutra, Cidade Tiradentes, Ermelino Matarazzo, Grajaú, Guaianases, Iguatemi, Itaim Paulista, Itaquera, Jaçanã, Jaraguá, Jardim Ângela, Jardim Helena, Jardim São Luís, José Bonifácio, Lajeado, Marsilac, Parelheiros, Parque do Carmo, Pedreira, Perus, São Mateus, São Miguel, São Rafael, Sapopemba, Tremembé, Vila Curuçá ou Vila Jacuí.
A delimitação leva em conta os parâmetros utilizados na aplicação do Programa de Fomento à Cultura da Periferia, da Prefeitura de São Paulo. Também consideram-se para esses fins bolsões com mais de 10% dos domicílios com renda mensal per capita de até meio salário mínimo localizados em trechos dos distritos de Brás, Bom Retiro, Pari e Sé.
As inscrições ficam abertas até as 23:59 do dia 14 de Outubro. O resultado final será anunciado no dia 21 de outubro de 2019.
#PenseGrandeSuaQuebrada é um esforço coletivo do Programa Pense Grande, iniciativa da Fundação Telefônica Vivo, em parceria com o Alma Preta, Desenrola e Não Me Enrola, Historioriama, Periferia em Movimento e a Agência Mural de Jornalismo das Periferias com o objetivo de democratizar a linguagem e o acesso das juventudes periféricas ao ecossistema de #EmpreendedorismoSocial.
A Agência Mural de Jornalismo das Periferias, uma organização sem fins lucrativos, tem como missão reduzir as lacunas de informação sobre as periferias da Grande São Paulo. Portanto queremos que nossas reportagens alcancem outras e novas audiências.
Se você quer saber como republicar nosso conteúdo, seja ele texto, foto, arte, vídeo, áudio, no seu meio, escreva pra gente.
Envie uma mensagem para [email protected]