APOIE A AGÊNCIA MURAL

Colabore com o nosso jornalismo independente feito pelas e para as periferias.

DOE MENSALMENTE PELO CATARSE

OU

MANDE UM PIX qrcode

Escaneie o qr code ou use a Chave pix:

30.200.721/0001-06

Agência de Jornalismo das periferias
Democratize-se!

Confira quem são os candidatos a deputado de Osasco

Cidade da Grande São Paulo conta com vereadores e ex-prefeitos na disputa por uma vaga na Câmara dos Deputados e na Assembleia Legislativa

Image

Por: Ariane Costa Gomes

Notícia

Publicado em 21.09.2022 | 16:06 | Alterado em 23.09.2022 | 21:05

Tempo de leitura: 2 min(s)

O perfil de candidatos a deputado de Osasco, na Grande São Paulo, envolve políticos ligados à prefeitura, ex-vereadores, ex-prefeitos, uma atleta e candidatos que tentam pela primeira vez uma vaga nos legislativos, aponta levantamento da Agência Mural.

Ao todo, 26 nomes foram identificados pela reportagem. A quantidade pode conter mais nomes, pois não há uma lista oficial no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) por município, dado que a disputa é estadual. Por conta disso, a Agência Mural trará algumas listas com candidaturas de algumas partes da região metropolitana.

Confira alguns nomes que estão na corrida eleitoral deste ano em Osasco e o link da página deles na Justiça Eleitoral:

Candidatos a deputado estadual
Nome Partido
Ana Paula Rossi PL
Billy Sousa PROS
Cristina da Enfermagem PTB
Dr. Gaspar UNIÃO
Elias Bitencourt AGIR
Emerson Osasco Rede
Emídio de Souza PT
Gerson Pessoa Podemos
Karina Correia – Movimento Pretas PSOL
Ralfi Silva Republicanos
Rogério Santos MDB
Simone Lopes AGIR
Solange Pall – Mulheres de Todas as Lutas PSOL

Candidatos a deputado federal
Nome Partido
Carol Cerqueira UNIÂO
Délbio Teruel UNIÂO
Dr. André Sacco PSDB
Douglas Giglio PP
Dr. Lindoso PSC
Fátima Portella NOVO
Marcelão do Povo MDB
Michel Figueredo Patriota
Professora Tereza Santos PSB
Reinaldo Mota Patriota
Ribamar Silva PSD
Simony dos Anjos PSOL
Tandara Caixeta MDB

Reeleição

Atualmente, a cidade tem um deputado estadual com origem na cidade, o ex-prefeito Emídio de Souza (PT), candidato à reeleição.

Candidato do prefeito

Também é candidato a estadual, Gerson Pessoa (Podemos), ex-secretário de Tecnologia, Inovação e Desenvolvimento Econômico e aliado do prefeito Rogério Lins (Podemos).

Na Câmara Municipal

Há sete vereadores concorrendo nas eleições de 2022. Ana Paula Rossi (PL), filha do ex-prefeito Francisco Rossi (PL), Ralfi Silva (Republicanos), Emerson Osasco (Rede) e Rogério Santos (MDB) tentam uma vaga de deputado estadual.

Délbio Teruel (União), Michel Figueredo (Patriota) e o presidente da Câmara Municipal, Ribamar Silva (PSD) concorrem ao cargo de deputado federal.

Mandatos coletivos

Karina Correia é co-vereadora no mandato Ativoz (PSOL) e faz parte da candidatura coletiva Movimento Pretas (PSOL) e concorre a deputado estadual. Solange Pall faz parte da candidatura coletiva Mulheres de Todas as Lutas (PSOL).

Ex-vereadores

Eleito três vezes vereador, Dr. André Sacco (PSDB) concorre desta vez a deputado federal.

Ex-vereador, Dr. Gaspar (União) também busca uma vaga na Assembleia Legislativa. Em 2020, começou a campanha eleitoral para a prefeitura, mas desistiu da candidatura.Na eleição deste ano, ele teve a candidatura indeferida (inválida), mas recorre da decisão.

Ex-candidatos a prefeito

Também para deputado federal, a cidade tem o ex-vereador Dr. Lindoso (PSC), Simony dos Anjos (PSOL) e Reinaldo Mota (Patriota). Todos eles concorreram à Prefeitura de Osasco em 2020.

Atleta

Tandara Caixeta (MDB) concorre pela primeira vez ao cargo de deputado federal. Campeã Olímpica em 2012, a jogadora do Osasco Voleibol Clube e da Seleção Brasileira foi condenada a quatro anos de suspensão do esporte por doping.

Outros nomes

Também concorrem a deputado estadual: Billy Sousa (PROS), Cristina da Enfermagem (PTB), Douglas Giglio (PP), Elias Bitencourt (Agir), Simone Lopes (Agir).

Para federal, Carol Cerqueira (União), Fátima Portella (NOVO), o ex-secretário de Meio Ambiente, Marcelão do Povo (MDB) e a Professora Tereza Santos (PSB).

Ariane Costa Gomes

Jornalista, acredita que a informação e a educação são ferramentas fundamentais para transformar as pessoas e a sociedade. Gosta de aprender e conhecer coisas novas, estar ao lado das pessoas que ama, ouvir música e ficar junto de suas duas cachorrinhas. Correspondente de Osasco desde 2015.

Republique

A Agência Mural de Jornalismo das Periferias, uma organização sem fins lucrativos, tem como missão reduzir as lacunas de informação sobre as periferias da Grande São Paulo. Portanto queremos que nossas reportagens alcancem outras e novas audiências.

Se você quer saber como republicar nosso conteúdo, seja ele texto, foto, arte, vídeo, áudio, no seu meio, escreva pra gente.

Envie uma mensagem para [email protected]

Reportar erro

Quer informar a nossa redação sobre algum erro nesta matéria? Preencha o formulário abaixo.