APOIE A AGÊNCIA MURAL

Colabore com o nosso jornalismo independente feito pelas e para as periferias.

OU

MANDE UM PIX qrcode

Escaneie o qr code ou use a Chave pix:

[email protected]

Agência de Jornalismo das periferias

Léu Britto/ Agência Mural

Por: Redação

Notícia

Publicado em 05.11.2025 | 10:46 | Alterado em 20.10.2025 | 17:54

Tempo de leitura: 2 min(s)

Todo mundo ama uma passeio no parque, certo? E em Guarulhos, na Grande São Paulo, não faltam opções. Pensando nisso, a Agência Mural fez uma lista com recomendações de áreas verdes para curtir sozinho, com a família, amigos e pets.

Além de espaços de lazer, os parques possibilitam contato com a natureza dentro das cidades. Eles são essenciais para a saúde física e mental da população e para ajudar a conter os efeitos da crise climática.

Guarulhos, com quase 1 milhão e 300 mil habitantes, segundo o IBGE, é o segundo maior município da região metropolitana de São Paulo, depois da capital paulista e abriga uma grande área de mata atlântica preservada.

Bosque Maia, em Guarulhos @Léu Britto/ Agência Mural

Bosque Maia

O Recanto Municipal da Árvore, mais conhecido como Bosque Maia, é o maior parque urbano de Guarulhos, fundado em 1974. O espaço, além de mata atlântica preservada, possui ciclovias e espaços de lazer para a população. O bosque também é referência em atividades culturais e permite eventos e festas.

Bosque Maia

Endereço: Av. Paulo Faccini, S/N°, Centro

Horário de funcionamento: Todos os dias, das 06h às 22h

Parque Estadual da Cantareira

Inaugurado em 1962, o Parque Estadual da Cantareira é uma das maiores áreas de mata tropical da Grande São Paulo e do mundo. Além de Guarulhos, sua área agrega parte de Mairiporã, Caieiras e a capital paulista. Além da ciclovia da Pedra Grande, o parque possui 15 outras trilhas, com graus de dificuldade.

Para visitar algumas atrações (como o Engordador, Águas Claras e Pedra Grande) é necessário comprar ingressos e agendar uma data previamente. Os valores variam entre R$30 a R$60.

Parque Estadual da Cantareira

Endereço: Rua do Horto, 1799 – Horto Florestal

Horário de funcionamento: De quarta a domingo (incluindo feriados), das 08h às 17h

Morro do Nhangussu

Além de espaço para trilhas e passeios na natureza, o local é um sítio arqueológico com rochas pré-históricas. Durante o período colonial, foi o primeiro ponto de lavra de ouro do Brasil. É um dos pontos mais altos da cidade, com 961 metros de altitude.

Além de um mirante para apreciar a vista, os visitantes também podem ir ao bar “Quintal do Nhangussu”, localizado na entrada do ponto turístico. É possível chegar de carro ao mirante ou fazer a rota à pé, em uma trilha na mata.

Morro do Nhangussu

Endereço: R. Monte Bianco, 329 – Água Azul

receba o melhor da mural no seu e-mail

Redação

A Agência Mural de Jornalismo das Periferias tem como missão minimizar as lacunas de informação e contribuir para a desconstrução de estereótipos sobre as periferias da Grande São Paulo.

Republique

A Agência Mural de Jornalismo das Periferias, uma organização sem fins lucrativos, tem como missão reduzir as lacunas de informação sobre as periferias da Grande São Paulo. Portanto queremos que nossas reportagens alcancem outras e novas audiências.

Se você quer saber como republicar nosso conteúdo, seja ele texto, foto, arte, vídeo, áudio, no seu meio, escreva pra gente.

Envie uma mensagem para [email protected]

Reportar erro

Quer informar a nossa redação sobre algum erro nesta matéria? Preencha o formulário abaixo.

PUBLICIDADE