Léu Britto
Por: Redação
Notícia
Publicado em 02.12.2025 | 9:00 | Alterado em 28.11.2025 | 15:20
Todo mundo ama um passeio no parque, certo? Em Mauá, na Grande São Paulo, não faltam opções. A Agência Mural fez uma lista com recomendações de áreas verdes para curtir sozinho ou com a família, amigos e pets.
Além de espaços de lazer, os parques possibilitam contato com a natureza dentro das cidades. Eles são essenciais para a saúde física e mental da população e para ajudar a conter os efeitos da crise climática. Mauá, com mais de 418 mil habitantes, segundo o IBGE, faz parte do ABC Paulista. Está próximo ao rio Tamanduateí, que deságua no Tietê e abriga área de Mata Atlântica preservada. Confira as dicas.
É conhecido como Parque das Nascentes do Tamanduateí, porque abriga várias nascentes do rio com este nome. Foi criado e projetado em 1975 pelo famoso arquiteto Burle Marx.
Possui um viveiro e é uma área protegida por lei federal, porque está localizado em APA (Área de Proteção Ambiental). Recentemente, na gruta do parque, foi encontrada uma espécie única de caranguejo no mundo.
Endereço: Rua Luzia da Silva Itabaiana, 101, na altura da avenida Barão de Mauá, 5.600
Funcionamento: todos os dias, das 9h às 17h
Contato: 4578-5711
Aberto ao público há 83 anos, possuí 500 metros quadrados de Mata Atlântica preservada, com nascentes e trilhas para caminhar admirando a fauna e flora locais.
Endereço: Avenida Capitão João, 3220, Jardim Guapituba, próximo ao terminal de ônibus
Funcionamento: todos os dias, das 7h às 17h, com estacionamento gratuito.
Contato: 4512-7775
Oferece atividades culturais como teatro, shows de reggae e roda de samba em meio a natureza. Para os mais radicais, há uma pista de skate. O local abriga também uma feira de empreendedorismo no local.
Endereço: Rua Francisco Ortega Escobar, S/N Vila Noêmia
Funcionamento: de terça a sexta das 9h às 21h; e aos sábado e domingo das 9h às 20h
Para consultar a programação só acessar o Instagram do parque.
Fonte: Prefeitura de Mauá, site Educação ambiental
A Agência Mural de Jornalismo das Periferias, uma organização sem fins lucrativos, tem como missão reduzir as lacunas de informação sobre as periferias da Grande São Paulo. Portanto queremos que nossas reportagens alcancem outras e novas audiências.
Se você quer saber como republicar nosso conteúdo, seja ele texto, foto, arte, vídeo, áudio, no seu meio, escreva pra gente.
Envie uma mensagem para [email protected]