“Um colega meu trabalhava numa empresa, que há dois anos, só contratavam aprendizes que estivessem cursando o ensino técnico. Eu estava no primeiro semestre do curso de secretariado quando ele me indicou para uma das vagas”. Após conseguir a vaga, a rotina da auxiliar financeira, Mônica Moreno, 20, começou a mudar.
Moradora da zona norte de São Paulo, a jovem gasta diariamente somente dez minutos de sua casa até o seu primeiro emprego.
Todos os dias, Mônica entra no trabalho às 8h da manhã e sai por volta das 17h30. Depois disso, segue para a faculdade onde cursa o primeiro semestre de psicologia, na Mooca, na zona leste. O retorno para casa acontece por volta das 23h.
”Só o fato de não enfrentar todo o trânsito e o estresse do transporte público, já é um ‘mega’ ponto positivo”, afirma. Hoje, Monica tem mais tempo para descansar e não ficar exausta com a rotina.
9 erros mais comuns para evitar na entrevista de emprego
Outra possibilidade, pontua a estudante, é poder almoçar em casa. Apesar da possibilidade, ela diz que o raramente. “Prefiro permanecer no ambiente de trabalho porque, assim, sobra mais tempo para estudar e descansar
Monica diz que para os colegas de trabalho, a realidade não é tão boa quanto a dela. Em meio às atividades diárias, é comum ouvir brincadeiras com o fato de a jovem morar tão perto de onde trabalha.
“Muitos colegas moram longe e sempre brincam que sou proibida de chegar atrasada por morar perto”, relata. Além do mais, muitos ironizam a situação com frases do tipo ‘tadinha, sofreu para chegar hoje, hein!? Mora tão longe…’”, completa.
Mônica garante que sempre aconselha quem tem a possibilidade de trabalhar perto de casa. “Caso seja um emprego que te dê um bom retorno em todos os setores, o fato de ser perto de casa será mais uma enorme vantagem”, destaca.
A Agência Mural de Jornalismo das Periferias, uma organização sem fins lucrativos, tem como missão reduzir as lacunas de informação sobre as periferias da Grande São Paulo. Portanto queremos que nossas reportagens alcancem outras e novas audiências.
Se você quer saber como republicar nosso conteúdo, seja ele texto, foto, arte, vídeo, áudio, no seu meio, escreva pra gente.
Envie uma mensagem para [email protected]