Ícone do site Agência Mural

Eleições para o Conselho Municipal do Idoso vão eleger 45 representantes

Por: Redação

Eleições do Grande Conselho Municipal do Idoso ocorrem no dia 4 de agosto  (Pixabay)

No próximo sábado (4/8), ocorrem as eleições do Grande Conselho Municipal do Idoso (GCMI) nas 32 prefeituras regionais de São Paulo. Eleitores com 60 anos ou mais podem votar em qualquer unidade de sua macrorregião (confira as regionais ao final do post), e somente em um único candidato.

Para isso, será necessário apresentar um documento original com foto e um comprovante de residência (contas de luz, água, gás, telefone, pagamento de aluguel, carnê de loja ou IPTU). O horário é das 9h às 17h.

GRANDE CONSELHO MUNICIPAL DO IDOSO

O GCMI foi criado em 1992 pela Lei Municipal nº 11.242 e tem por finalidade contribuir para a formulação de políticas que promovam o bem-estar e a qualidade de vida da pessoa idosa na cidade de São Paulo. Atualmente o município tem mais de um milhão e setecentas pessoas com idade superior a 60 anos.

Serão eleitos nove conselheiros da sociedade civil em cada uma das cinco macrorregiões da cidade (centro, oeste, leste, norte e sul), que terão um mandato de dois anos (2018-2020), sem remuneração.

O papel dos conselheiros é exercer o controle social para garantir os direitos para a terceira idade e zelar pelo seu cumprimento. Esses direitos são assegurados pela Constituição Federal de 1988, pelo Estatuto do Idoso, pela Política Nacional do Idoso e pela Política Municipal do Idoso.

No total, o órgão será composto por 45 representantes da sociedade civil eleitos, sendo 30 titulares e 15 suplentes.

SERVIÇO

Eleições do Grande Conselho Municipal do Idoso (GCMI)
Quando: 4 de agosto de 2018 (sábado)
Horário: 9h às 17h
Atenção: Somente pessoas com 60 anos ou mais podem votar

Necessário apresentação de documento original com foto e comprovante de residência

Locais de votação:

32 prefeituras regionais da cidade de São Paulo

Centro:

Zona norte: Vila Maria/Vila Guilherme, Tremembé/Jaçanã, Santana/Tucuruvi, Perus, Pirituba, Freguesia/Brasilândia e Casa Verde/Cachoeirinha

Zona sul: Vila Mariana, Jabaquara, Ipiranga, Santo Amaro, Cidade Ademar, Campo Limpo, M’Boi Mirim, Socorro e Parelheiros

Zona leste: Mooca, Penha, Aricanduva,  Vila Prudente/Sapopemba, Ermelino Matarazzo, São Miguel, Itaim Paulista, Itaquera, Guaianases, Cidade Tiradentes e São Mateus

Zona oeste: Lapa, Pinheiros e Butantã

Os idosos precisam ter mais opções de lazer, cobram moradores de Itaquera

Sair da versão mobile