APOIE A AGÊNCIA MURAL

Colabore com o nosso jornalismo independente feito pelas e para as periferias.

OU

MANDE UM PIX qrcode

Escaneie o qr code ou use a Chave pix:

[email protected]

Agência de Jornalismo das periferias
32xSP

Crianças do Jardim Ângela são as que menos esperam por pediatra

Tempo é dez vezes menor do que na Brasilândia, onde a demora pode chegar a 70 dias, segundo dados do Mapa da Desigualdade voltado para a primeira infância

Image

Por: Redação

Publicado em 13.02.2020 | 21:25 | Alterado em 13.02.2020 | 21:25

Tempo de leitura: 3 min(s)

Em São Paulo, o tempo médio de espera para consultas no pediatra na rede pública de saúde é de 32 dias. Em algumas regiões, a espera pode ser muito maior. A maior demora é na Brasilândia, distrito da zona norte da capital, onde mães e pais precisam aguardar cerca de 70 dias para que os filhos passem com um médico.

O número é 10 vezes maior do que no distrito do Jardim Ângela, na zona sul, onde foi registrado o menor tempo de espera: sete dias. Os dados são da Secretaria Municipal de Saúde e do SIGA Saúde, e estão reunidos na segunda edição do Mapa da Desigualdade da Primeira Infância.

VEJA MAIS:
– 5 dados do mapa que escancaram a desigualdade na primeira infância
– 261 dias: é o tempo de espera por uma vaga em creche na Vila Andrade

“Se fossem sete dias tava bom. Quando tem médico na UBS Jardim Coimbra, demora de um mês e meio a até dois meses [para chegar o dia da consulta]; mas quando não tem, são quase quatro meses aguardando”, comenta a dona de casa Erasma da Silva Barros, 29, mãe da Maria Eduarda, 3, e do Emerson, 8.

Image

Roberta e Cauã (à esq.) e Emerson, Maria Eduarda e Erasma (à dir.) – Arquivo pessoal

Por outro lado, o atendimento chega a ser mais rápido em outras unidades —ainda que no mesmo distrito. A auxiliar administrativo Roberta Andrade, 22, passa em consulta com o filho Cauã, de 4 anos, na UBS Jardim Nakamura, no Jardim Ângela. Segundo ela, a espera varia de 15 a 30 dias para o menino ser chamado.

“Mas acho um pouco demorado porque, se a criança tiver um problema grave, demora muito para ser identificado e a doença pode se agravar”
Roberta Andrade, auxiliar administrativo

Na zona leste de São Paulo, São Miguel Paulista registra a segunda maior espera na cidade por uma consulta com pediatra: 58 dias, em média. Na sequência, outros dois distritos da leste também apresentam tempo médio superior a 50 dias: Sapopemba (56) e Vila Curuçá (51).

“Por aqui, eu espero cerca de três meses. Isso quando não desmarcam para o próximo mês”, explica a moradora da Vila Curuçá, Milena Santos, 21, mãe do Brian, de 2 anos.

Já no Itaim Paulista (que leva 32 dias para o atendimento, segundo o Mapa), a vendedora Joyce Viana, 25, não encontra atendimento pediátrico para o filho Bernardo, de 3 anos, próximo ao bairro.

A UBS Jardim Silva Telles fica a cinco minutos de sua casa, mas ela e a criança são encaminhadas para a UBS Vila Isolina Mazzei, no distrito da Vila Guilherme, na zona norte, que está a 1 hora e meia de distância.

“Para passar num pediatra, além de demorar mais de três meses, ainda tem todo esse trajeto, que é longo. Então, é bem difícil”
Joyce Viana, vendedora

Na Vila Guilherme, o tempo médio para agendamento da consulta é de 24 dias. Em outros 15 distritos, contudo, não há espera e as crianças são atendidas no mesmo dia. É o caso de Alto de Pinheiros, Sé, Barra Funda e Vila Mariana.

SOBRE O MAPA

O Mapa da Desigualdade da Primeira Infância foi lançado nesta semana pela Rede Nossa São Paulo em colaboração com a Fundação Bernard van Leer. O levantamento aborda — desde sua primeira edição, em 2017 — indicadores sociais relacionados a crianças de zero a seis anos de idade em cada um dos 96 distritos da cidade. Veja também:

Com colaboração de Cíntia Gomes, correspondente do Jardim Ângela na Agência Mural.

receba o melhor da mural no seu e-mail

Redação

A Agência Mural de Jornalismo das Periferias tem como missão minimizar as lacunas de informação e contribuir para a desconstrução de estereótipos sobre as periferias da Grande São Paulo.

Republique

A Agência Mural de Jornalismo das Periferias, uma organização sem fins lucrativos, tem como missão reduzir as lacunas de informação sobre as periferias da Grande São Paulo. Portanto queremos que nossas reportagens alcancem outras e novas audiências.

Se você quer saber como republicar nosso conteúdo, seja ele texto, foto, arte, vídeo, áudio, no seu meio, escreva pra gente.

Envie uma mensagem para [email protected]

Reportar erro

Quer informar a nossa redação sobre algum erro nesta matéria? Preencha o formulário abaixo.

PUBLICIDADE