A organização sem fins lucrativos Olabi, em parceria com o Governo Britânico, está com inscrições abertas para cursos de capacitação gratuitos para mulheres negras e indígenas em programação, dados e estatísticas, pelo projeto PretaLab.
A formação recebe o nome de Ciclo Formativo Intermediário e tem como foco mulheres com conhecimentos básicos que pretendem seguir o setor de dados e tecnologia. As aulas são gratuitas e online.
O conteúdo abrange aprendizados de sistemas como Python, SQL, estatísticas, análise e visualização de dados, além de módulos com foco em autogestão para fortalecer o protagonismo das participantes.
Como vai funcionar?
As selecionadas terão aulas três vezes por semana, às segundas, quartas e quintas-feiras. O programa inclui: aulas expositivas; sessões para resolução de problemas; mentoria; apoio em grupo; e projeto final com apresentação. Para receber o certificado, é preciso ter pelo menos 70% de presença.
Serão oferecidas 50 vagas. Os pré-requisitos são:
- Ser mulheres negras ou indígenas (cis e trans)
- Ter mais de 16 anos
- Ensino médio completo
- Acesso a um computador com internet
- Disponibilidade de 8 horas semanais
As inscrições vão até 10/8. A seleção inclui a resolução de um desafio, com prazo estipulado para entrega. Os resultados serão divulgados nos canais da PretaLab.

