APOIE A AGÊNCIA MURAL

Colabore com o nosso jornalismo independente feito pelas e para as periferias.

OU

MANDE UM PIX qrcode

Escaneie o qr code ou use a Chave pix:

[email protected]

Agência de Jornalismo das periferias
32xSP

Da Copa do Mundo ao campo de terra: os dois lados do esporte em Itaquera

Separados por apenas dois quilômetros de distância, os campos de futebol de dois times na prefeitura regional de Itaquera refletem realidades bem distintas

Image

Por: Redação

Publicado em 04.01.2017 | 13:27 | Alterado em 04.01.2017 | 13:27

Tempo de leitura: 2 min(s)

Separados por apenas dois quilômetros de distância, os campos de futebol de dois times na prefeitura regional de Itaquera refletem realidades bem distintas. A cada partida, o gigante Corinthians recebe milhares de torcedores em seu moderno estádio, palco da abertura da Copa do Mundo 2014. Já o Esporte Clube Botafogo, tradicional time de várzea da zona leste, disputa jogos com muita raça e suor todos os finais de semana, no campo de terra do Clube da Comunidade (CDC) da Cidade Líder.

Image

Brasão do Botafogo, clube de várzea paulistano

A casa do Botafogo faz parte da rede de 284 CDCs da capital paulista, todos instalados em terrenos municipais, e gerenciados por representantes ou associações locais. Quando se anunciou a construção da Arena Corinthians para sediar os jogos da Copa, os moradores da zona leste se animaram. Na época, divulgou-se que o clube iria investir na região como contrapartida social pelo uso do terreno em que foi edificado o estádio. “Aqui nada aconteceu. Nossa verba continua a vir do aluguel do campo e do salão de festas. O valor é baixo, porque o espaço é da comunidade”, diz o representante comercial e presidente do CDC, Mário Lucas, 57.

Além dos CDCs, existem 48 clubes de administração direta da prefeitura na cidade. Os quatro distritos de Itaquera – Cidade Líder, Itaquera, José Bonifácio e Parque do Carmo – têm somente 18 equipamentos esportivos públicos* para uma população superior a 532 mil pessoas, segundo dados de 2015 do Observatório Cidadão. Os números são os piores da série histórica da pesquisa, feita desde 2006. No levantamento anterior, em 2014, o total de equipamentos na região chegou a 40.

Além do campo de futebol, o CDC Cidade Líder tem quadra poliesportiva e salão de festas, numa área de 15 mil m2. A unidade promove escolinha de futebol para crianças da comunidade e abriga as atividades para idosos da ONG União Cidade Líder. O presidente diz estar preocupado em dar mais segurança aos frequentadores e melhorar a infraestrutura geral do clube. Para ele, a prioridade é refazer o muro, que apresenta aberturas em alguns pontos, fazer a cobertura da quadra esportiva e colocar grama sintética no campo de futebol.  “Isso garantiria a entrada de mais recursos e poderíamos atrair mais gente. Eu gostaria que o CDC se tornasse um clube municipal [com administração da prefeitura], mas o meu sonho mesmo é que nosso clube se torne um minicentro olímpico”, garante.

No site oficial da prefeitura, há a informação de que uma das atribuições da Secretaria Municipal de Esportes, Lazer e Recreação seria a de “realizar reformas e intervenções na estrutura física [dos CDCs] quando necessário“, mas, segundo Lucas, isso não acontece. “Precisamos de apoio do poder público para crescer, mas há anos ouço respostas negativas aos nossos pedidos”, afirma. Questionada sobre a declaração do presidente da CDC Cidade Líder, a secretaria não se manifestou, até a conclusão desta reportagem.

Image

Arena Corinthians     Foto: Rodrigo Coca / Arena Corinthians

* Equipamento esportivo é um elemento específico para prática de esporte, como piscina, quadra, ginásio, pista de atletismo, entre outros; cada unidade esportiva pode conter diversos equipamentos.

Foto principal: Sidney Pereira

receba o melhor da mural no seu e-mail

Redação

A Agência Mural de Jornalismo das Periferias tem como missão minimizar as lacunas de informação e contribuir para a desconstrução de estereótipos sobre as periferias da Grande São Paulo.

Republique

A Agência Mural de Jornalismo das Periferias, uma organização sem fins lucrativos, tem como missão reduzir as lacunas de informação sobre as periferias da Grande São Paulo. Portanto queremos que nossas reportagens alcancem outras e novas audiências.

Se você quer saber como republicar nosso conteúdo, seja ele texto, foto, arte, vídeo, áudio, no seu meio, escreva pra gente.

Envie uma mensagem para [email protected]

Reportar erro

Quer informar a nossa redação sobre algum erro nesta matéria? Preencha o formulário abaixo.

PUBLICIDADE