Léu Britto/Agência Mural
Por: Cleberson Santos
Notícia
Publicado em 25.03.2022 | 17:42 | Alterado em 25.03.2022 | 17:46
A informação de que a cantora Rihanna viria acompanhar o namorado A$ap Rocky na apresentação dele no festival Lollapalooza Brasil, neste fim de semana em São Paulo, tomou conta das redes sociais nos últimos dias.
E não foi só pelo fato de que ela está na fase final da gravidez e que havia chances de o bebê nascer por aqui. Mas principalmente por uma suposta lista de exigências feita pelo casal, divulgada pelo colunista Léo Dias, do portal Metrópoles.
Além de uma série de quitutes tipicamente brasileiros, a lista incluía também uma visita a Neo Química Arena, o estádio do Corinthians, em Itaquera, na zona leste da capital.
Apesar de ser o principal ponto turístico da região, a casa do Alvinegro Paulista não é a única atração disponível para Rihanna e A$ap na última estação da Linha 3-Vermelha do Metrô (e nos distritos vizinhos: Parque do Carmo, Cidade Líder e José Bonifácio).
A Agência Mural listou outros lugares que valem uma visita não só do casal mais hypado do momento, mas também de todo mundo que deseja dar um rolê em Itaquera. Se liga!
Tradicional escola de samba da região, é também um dos símbolos da presença e influência da população negra itaquerense. No momento, a Leandro está na reta final das preparações para os desfiles de carnaval em abril. A escola está no Grupo de Acesso, a “segunda divisão” do carnaval paulistano.
Endereço: Rua Ademir Roldan, 80
Horário de funcionamento: Necessário consultar a agenda para saber quando há ensaios e eventos
Fundada em 1938, é uma das mais tradicionais igrejas do bairro e também tem influência na história da população negra de Itaquera. Pároco da igreja há 40 anos, o padre Paulo Sérgio tem um histórico de engajamento nas lutas populares da comunidade.
Endereço: Largo da Matriz, S/N
Horário de funcionamento: Aberta todos os dias, das 9h às 18h
O 1,5 milhão de m² de área verde do Parque do Carmo já serviu como casa de veraneio para diversas famílias da elite paulistana. Isso até o ano de 1976, quando o parque foi inaugurado, oferecendo à população espaços como o Museu do Meio Ambiente e o Planetário, além do tradicional Festival das Cerejeiras, no mês de agosto.
Endereço: Avenida Afonso de Sampaio e Sousa, 951
Horário de funcionamento: Aberto todos os dias, das 5h30 às 20h
Homenageando o “rei do rock brasileiro”, o parque no Conjunto José Bonifácio é uma área arborizada em meio a Cohab 2, um dos pontos mais importantes da história de Itaquera. O lugar também abriga a Casa de Cultura Raul Seixas que, desde 1989, oferece oficinas e programação cultural à comunidade.
Endereço: Rua Múrmurios da Tarde, 211
Horário de funcionamento: Aberto todos os dias, das 6h às 18h (a Casa de Cultura não abre às segundas-feiras)
O lugar que servia de moradia para os controladores dos trens de carga da centenária Estação Férrea de Montenegro foi revitalizado e aberto à comunidade com o nome “Centro Cultural Casa de Memória”. Lá acontecem eventos como palestras, oficinas e eventos culturais… como um pocket show de uma diva pop, quem sabe?
Endereço: Rua Antônio Carlos de Oliveira César, 97
Horário de funcionamento: Aberta de segunda a sábado, das 10h às 18h
Também na região do José Bonifácio, a Okupação é um espaço que respira hip hop. Inclusive, o Coragem do nome na verdade é uma sigla para Coletivo de Ocupação e Revitalização, Arte, Grafite, Educação e Música.
Endereço: Rua Vicente Avelar, 53
Horário de funcionamento: Aberto de quarta a domingo, das 14h às 20h
Com 35 anos de atividade em Itaquera, o Marisa é o principal parque de diversões de toda a zona leste de São Paulo. Ao todo, o espaço conta com 20 opções de brinquedos, com direito a bate-bate, montanha-russa, trem fantasma e roda-gigante. Ou um carrossel, algo mais leve para uma gravidinha como a Rihanna.
Endereço: Rua Doutor Aureliano Barreiros, 183
Horário de funcionamento: Aberto aos sábados, domingos e feriados, das 15h às 23h
Para saber mais sobre a história de Itaquera e conhecer um pouco mais dessas sugestões, ouça o episódio do Próxima Parada:
Correspondente do Capão Redondo desde 2019. Do jornalismo esportivo, apesar de não saber chutar uma bola. Ama playlists aleatórias e tenta ser nerd, apesar das visitas aos streamings e livros estarem cada vez mais raras.
A Agência Mural de Jornalismo das Periferias, uma organização sem fins lucrativos, tem como missão reduzir as lacunas de informação sobre as periferias da Grande São Paulo. Portanto queremos que nossas reportagens alcancem outras e novas audiências.
Se você quer saber como republicar nosso conteúdo, seja ele texto, foto, arte, vídeo, áudio, no seu meio, escreva pra gente.
Envie uma mensagem para [email protected]