Reprodução
Por: Redação
Notícia
Publicado em 22.09.2025 | 15:36 | Alterado em 22.09.2025 | 15:37
A Defesa Civil de São Paulo emitiu um alerta severo para temporais com rajadas de vento na capital e na região metropolitana na tarde desta segunda-feira (22). O órgão prevê ainda a possibilidade de granizo, alta incidência de raios e chuvas intensas em diversas partes do estado.
O aviso ocorre após um domingo (21) de calor intenso, com temperaturas de até 35°C no interior e baixa umidade relativa do ar, condição que deixou o estado em risco elevado de incêndios florestais. A partir desta segunda-feira (22), a frente fria deverá avançar sobre o Estado, instaurando um quadro de instabilidade generalizada.
O Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas (CGE) da Prefeitura de São Paulo decretou estado de atenção para alagamentos em toda a capital às 13h45 desta segunda (22). A medida vale para todas as regiões, incluindo Marginais Tietê e Pinheiros.
Segundo o órgão, a propagação de uma linha de instabilidade associada à frente fria está provocando chuva forte com potencial para rajadas de vento, granizo e muitas descargas elétricas. O CGE recomenda que moradores procurem locais seguros em edificações e evitem ruas alagadas.
Entre as orientações estão:
Até as 13h desta segunda, já havia chovido 28,8mm em setembro, o que corresponde a 43,2% do esperado para o mês.
A Enel informou que um desligamento em uma subestação da empresa de transmissão Isa Energia Brasil, por volta das 10h50 desta segunda (22), afetou cerca de 900 mil clientes. O fornecimento foi restabelecido até as 11h22. As regiões mais impactadas foram Santo André, São Bernardo, São Caetano e Diadema, no ABC, além de bairros da capital como Jabaquara, Vila Mariana e Ipiranga.
A concessionária acrescentou que os ventos fortes e as chuvas desde a madrugada provocaram queda de árvores e galhos em vários pontos, causando danos à rede elétrica. Entre os bairros mais afetados na capital estão Pinheiros, Parelheiros, Tucuruvi, Lapa e Vila Andrade.
Para acompanhar em tempo real o mapa atualizado de falta de energia, os clientes podem acessar: Mapa de Falta de Luz da Enel. O atendimento também está disponível nos seguintes canais:
Diante do cenário de instabilidade, a Defesa Civil acionou de forma extraordinária o Gabinete de Crise da Operação SP Sempre Alerta Chuvas, que funciona nesta segunda-feira (22), das 8h às 18h. O grupo reúne concessionárias de energia elétrica, Sabesp, Corpo de Bombeiros, Polícia Rodoviária, DER, entre outros órgãos, para garantir resposta rápida a ocorrências como quedas de árvores, bloqueios em rodovias e interrupções no fornecimento de energia.
A Agência Mural de Jornalismo das Periferias, uma organização sem fins lucrativos, tem como missão reduzir as lacunas de informação sobre as periferias da Grande São Paulo. Portanto queremos que nossas reportagens alcancem outras e novas audiências.
Se você quer saber como republicar nosso conteúdo, seja ele texto, foto, arte, vídeo, áudio, no seu meio, escreva pra gente.
Envie uma mensagem para [email protected]