APOIE A AGÊNCIA MURAL

Colabore com o nosso jornalismo independente feito pelas e para as periferias.

OU

MANDE UM PIX qrcode

Escaneie o qr code ou use a Chave pix:

[email protected]

Agência de Jornalismo das periferias
Democratize-se!

Descubra se você vive em um deserto de notícias

Levantamento do Atlas da Notícia mostra cidades que não tem nenhuma organização de jornalismo local; Pesquise sua cidade

Image

Por: Paulo Talarico

Notícia

Publicado em 04.06.2024 | 9:58 | Alterado em 04.06.2024 | 9:59

Tempo de leitura: 1 min(s)

O Brasil conta com quase metade dos municípios sem jornalismo local, os chamados desertos de notícias. São cidades onde vivem 26 milhões de pessoas. Mas, além delas, há uma grande quantidade de territórios que possuem apenas um ou dois veículos que fazem essa cobertura. São os ‘quase desertos’ porque correm risco de também se tornarem regiões sem nenhuma cobertura.

Os dados são do Atlas da Notícia, levantamento que anualmente tem mostrado o cenário de dificuldade para o acesso à informação de qualidade em várias partes do Brasil.

Na Grande São Paulo, cerca de 1 milhão de moradores vivem em desertos ou quase desertos. A Agência Mural mostra nesta semana em reportagem especial a realidade de Pirapora do Bom Jesus, município da região metropolitana de cerca de 20 mil moradores que vivem sem nenhum acesso a jornalismo local.

Quer saber a situação da sua cidade? Confira no gráfico abaixo se seu município é um deserto ou quase deserto ou se atualmente conta com ao menos três organizações de jornalismo local.

receba o melhor da mural no seu e-mail

Paulo Talarico

Diretor de Treinamento e Dados e cofundador, faz parte da Agência Mural desde 2011. É também formado em História pela USP, tem pós-graduação em jornalismo esportivo e curso técnico em locução para rádio e TV.

Republique

A Agência Mural de Jornalismo das Periferias, uma organização sem fins lucrativos, tem como missão reduzir as lacunas de informação sobre as periferias da Grande São Paulo. Portanto queremos que nossas reportagens alcancem outras e novas audiências.

Se você quer saber como republicar nosso conteúdo, seja ele texto, foto, arte, vídeo, áudio, no seu meio, escreva pra gente.

Envie uma mensagem para [email protected]

Reportar erro

Quer informar a nossa redação sobre algum erro nesta matéria? Preencha o formulário abaixo.

PUBLICIDADE