APOIE A AGÊNCIA MURAL

Colabore com o nosso jornalismo independente feito pelas e para as periferias.

OU

MANDE UM PIX qrcode

Escaneie o qr code ou use a Chave pix:

[email protected]

Agência de Jornalismo das periferias
32xSP

Do Largo 13 ao Aeroporto de Congonhas, saiba mais sobre Santo Amaro

Com 100 mil habitantes, Campo Grande é o distrito com o maior número de moradores

Image

Por: Redação

Publicado em 28.11.2016 | 14:23 | Alterado em 28.11.2016 | 14:23

Tempo de leitura: 3 min(s)

Localizada na zona sul da capital paulista, a Subprefeitura de Santo Amaro se divide entre áreas de alto padrão e outras de comércio popular. Quem nunca ouviu falar no Largo 13 de Maio? Na Estátua de Borba Gato — pintada recentemente em um ato de protesto — e no Aeroporto de Congonhas?

Com 100 mil habitantes, Campo Grande é o distrito com o maior número de moradores. Em seguida, vem o homônimo Santo Amaro, com 71 mil moradores, e o Campo Belo, com 65 mil habitantes. É o que aponta o Observatório Cidadão.

Ariany Marinho, 19, se mudou há quatro anos com a família, de Artur Alvim, na zona leste, para o Jardim Promissão, no distrito de Santo Amaro, próximo à avenida das Nações Unidas, umas das mais importantes da região.

“Frequento aqui desde os oito anos de idade. Meu bairro é bem quieto, a maioria das pessoas são idosas ou crianças, e tem muitas empresas ao redor”, afirma a estudante universitária de recursos humanos.

Enquanto juntos, os trio de distritos soma 238 mil moradores, separados, eles  evidenciam contrastes. Embora seja o reduto do popular Largo 13 de Maio, Santo Amaro também reúne áreas de alto padrão. Ao contrário de shoppings, como o Mais Shopping, cujo vaivém é de cerca de 40 mil frequentadores todos os dias, no mesmo perímetro também estão também o Shopping SP Market, Market Place e Shopping Morumbi.

Ariany garante que não há o que reclamar do bairro onde vive, diferentemente do famoso Largo 13 de Maio. “Não gosto do Largo 13, acho muito sujo o local. Aqui no meu bairro não tem o que arrumar, eu gosto muito dele e acho bem organizado e limpo”, afirma a jovem aprendiz.

O Largo 13 de Maio faz parte da história de Santo Amaro por ter possuído diferentes denominações como “Largo do Jogo da Bola”. Ele ficava bem atrás da Igreja Matriz, o que correspondia ao espaço que recebeu o nome de Largo 13 de Maio.

O distrito de Santo Amaro é atendido pela Linha 9- Esmeralda da CPTM e pela Linha 5-Lilás do metrô de São Paulo, interligadas na estação Santo Amaro.

Já o do Campo Belo é responsável por dar lugar ao Aeroporto de Congonhas e abrigar bairros de classe média, Brooklin Velho e Jardim Aeroporto.

No Campo Grande está situado o São Paulo Golf Club, o mais antigo e principal campo de golpe do município. Sedes de complexos industriais e fábricas formam o cenário da região, geralmente instaladas às margens das avenidas Nações Unidas e Engenheiro Eusébio.

Subprefeitura

A sede da Subprefeitura de Santo Amaro fica localizada na praça Floriano Peixoto, nome que homenageia o Marechal Floriano Peixoto, atuante na Revolta da Armada e no restabelecimento da ordem pública no Rio Grande do Sul, dois importantes acontecimentos resolvidos com “mãos de ferro”.

Além da praça, outros endereços fazem referências a locais que, no passado, foram de grande importância para a população da antiga Vila de Santo Amaro, depois Cidade de Santo Amaro, e atual bairro de Santo Amaro.

O subprefeito local é Laércio Ribeiro de Oliveira, 32, que começou sua carreira, aos 15 anos, nos movimentos sociais. Foi assessor na Câmara dos Deputados, na Câmara Municipal dos Vereadores e também da Primeira Secretaria da Mesa Diretora da Câmara Municipal de São Paulo. É formado em ciências políticas na FESP (Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo).

receba o melhor da mural no seu e-mail

Redação

A Agência Mural de Jornalismo das Periferias tem como missão minimizar as lacunas de informação e contribuir para a desconstrução de estereótipos sobre as periferias da Grande São Paulo.

Republique

A Agência Mural de Jornalismo das Periferias, uma organização sem fins lucrativos, tem como missão reduzir as lacunas de informação sobre as periferias da Grande São Paulo. Portanto queremos que nossas reportagens alcancem outras e novas audiências.

Se você quer saber como republicar nosso conteúdo, seja ele texto, foto, arte, vídeo, áudio, no seu meio, escreva pra gente.

Envie uma mensagem para [email protected]

Reportar erro

Quer informar a nossa redação sobre algum erro nesta matéria? Preencha o formulário abaixo.

PUBLICIDADE