Diplomação ocorre apenas para quem venceu as eleições de 2022, o que não é o caso de Bolsonaro; Lula será diplomado em 12 de dezembro pelo TSE
Por: Renan Cavalcante
Verificação
Publicado em 08.12.2022 | 14:50 | Alterado em 14.12.2022 | 11:25
Circula em grupos de WhatsApp do Capão Redondo um vídeo afirmando que Jair Bolsonaro (PL) teria sido diplomado novamente como presidente da República. No conteúdo, um homem comemora dizendo que teria um vídeo da diplomação e enviaria por WhatsApp para quem se interessar.
O autor também aponta que, em poucos dias, Jair Bolsonaro viria a público para confirmar a informação.
Confira a verificação:
A informação analisada pelo Papo Reto no Zap é falsa. Bolsonaro não pode ser diplomado presidente da República novamente, pois quem ganhou as eleições de 2022 foi Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
O vídeo foi originalmente publicado por uma conta do Tik Tok que não existe mais e não apresenta nenhum indício de que a informação seja verdadeira. Além disso, a diplomação só ocorre para candidatos eleitos – o que não é o caso de Bolsonaro. No caso do cargo de presidente da República, a entrega dos diplomas é realizada pela Justiça Eleitoral.
Uma desinformação similar tem circulado nas redes sociais, apontando que a diplomação de Bolsonaro teria sido feita pelo Exército Brasileiro no dia 1º de dezembro. Este conteúdo já foi desmentido pela Lupa e pelo UOL.
A cerimônia de diplomação do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e do vice-presidente eleito Geraldo Alckmin (PSB) está marcada para segunda-feira (12/12).
Jornalista. Pós-graduando em Jornalismo de Dados. Correspondente do Jaraguá desde 2018.
A Agência Mural de Jornalismo das Periferias, uma organização sem fins lucrativos, tem como missão reduzir as lacunas de informação sobre as periferias da Grande São Paulo. Portanto queremos que nossas reportagens alcancem outras e novas audiências.
Se você quer saber como republicar nosso conteúdo, seja ele texto, foto, arte, vídeo, áudio, no seu meio, escreva pra gente.
Envie uma mensagem para [email protected]