APOIE A AGÊNCIA MURAL

Colabore com o nosso jornalismo independente feito pelas e para as periferias.

OU

MANDE UM PIX qrcode

Escaneie o qr code ou use a Chave pix:

[email protected]

Agência de Jornalismo das periferias
Papo Reto No Zap

É falso que Lula disse que vai fechar igrejas evangélicas

No vídeo compartilhado, na verdade, o candidato à presidência defende Estado laico

Image

Por: Evelyn Fagundes

Verificação

Publicado em 13.09.2022 | 10:38 | Alterado em 20.10.2022 | 12:59

Tempo de leitura: 2 min(s)
Esta verificação foi produzida em parceria com a Lupa e com apoio do WhatsApp WhatsApp_Logo_1

Circula em grupos de WhatsApp em Guarulhos que o candidato à presidência Luiz Inácio Lula da Silva (PT) pretende fechar igrejas evangélicas. No post, além do texto, o usuário compartilha a publicação do deputado estadual de São Paulo e candidato à reeleição Gil Diniz (PL), que afirma que o petista não terá tolerância com cristãos e anexou um vídeo de Lula discursando. O vídeo possui 83 mil visualizações e 1,7 mil compartilhamentos. Confira a seguir a verificação:

“Cuidado!!!
O ladrão está dizendo q vai fechar as igrejas evangélicas !!!

Veja com seus próprios olhos …

E NÃO VOTE EM NENHUM CANDIDATO DE ESQUERDA!”

–Texto reproduzido pelo Facebook do usuário

A informação analisada pelo projeto Papo Reto no Zap é falsa. No vídeo compartilhado pelo usuário e pelo deputado estadual Gil Diniz, Lula não afirma que pretende encerrar a realização das atividades de religiões cristãs, mas que defende o Estado laico.

O conteúdo audiovisual foi publicado originalmente pelo veículo Metrópoles em seu site e em suas redes sociais e se trata de um trecho de um minuto e seis segundos do comício feito pelo petista no Vale do Anhangabaú, em 20 de agosto deste ano.

No vídeo, Lula afirma: “Na rua que a gente mora, no bar que a gente frequenta, na loja que a gente frequenta, na igreja que a gente frequenta, a gente não ter medo de discutir política. Se o pastor tiver falando coisa séria, a gente respeita, mas se ele estiver mentindo, a gente tem que enfrentá-lo e dizer que ele está mentindo.”

Ainda no material, o candidato à presidência pelo PT discorre: “Eu, Luiz Inácio Lula da Silva, defendo o Estado laico. O Estado não tem que ter religião, todas as religiões têm que ser defendidas pelo Estado.” Ele complementa: “Mas também quero dizer: as igrejas não têm que ter partido político porque as igrejas têm que cuidar da fé e da espiritualidade das pessoas e não cuidar de candidatura de falsos profetas ou de fariseus que estão enganando esse povo.”

Em 18 de agosto deste ano, dois dias antes da publicação do vídeo analisado, a reportagem do UOL afirmou que o Partido dos Trabalhadores entrou no TJDFT (Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios) com um pedido para que o pastor e deputado federal Marco Feliciano (PL) apresentasse provas sobre declarações que fez sobre Lula planejar fechar igrejas evangélicas, caso fosse eleito.

Nos dias 15 e 23 de agosto deste ano, as contas oficiais de Luiz Inácio Lula da Silva publicaram conteúdos no site e no canal de YouTube desmentindo o boato. No site, a postagem informa: “Lula é cristão. Nunca fechou igrejas e nem vai fechar igrejas.” Além disso, em 3 de setembro, foi ao ar um post no Facebook do candidato em que ele reitera a defesa à liberdade religiosa.

Após contato com o canal oficial de Lula no WhatsApp, os representantes indicaram a plataforma Verdade na Rede para o acompanhamento de conteúdos falsos já desmentidos sobre o candidato. No dia 20 de setembro, a Justiça Eleitoral mandou tirar do ar o site indicado pelo canal oficial do ex-presidente.

receba o melhor da mural no seu e-mail

Evelyn Fagundes

Jornalista em formação pela PUC-SP, instituição onde desenvolve sua pesquisa sobre as obras do Racionais MC's. Mãe de pet e planta, canceriana e apaixonada por música. Correspondente de Guarulhos, na Grande São Paulo, desde 2022.

Republique

A Agência Mural de Jornalismo das Periferias, uma organização sem fins lucrativos, tem como missão reduzir as lacunas de informação sobre as periferias da Grande São Paulo. Portanto queremos que nossas reportagens alcancem outras e novas audiências.

Se você quer saber como republicar nosso conteúdo, seja ele texto, foto, arte, vídeo, áudio, no seu meio, escreva pra gente.

Envie uma mensagem para [email protected]

Reportar erro

Quer informar a nossa redação sobre algum erro nesta matéria? Preencha o formulário abaixo.

PUBLICIDADE