Ícone do site Agência Mural

É falso que Lula disse que vai fechar igrejas evangélicas

Por: Evelyn Fagundes

Circula em grupos de WhatsApp em Guarulhos que o candidato à presidência Luiz Inácio Lula da Silva (PT) pretende fechar igrejas evangélicas. No post, além do texto, o usuário compartilha a publicação do deputado estadual de São Paulo e candidato à reeleição Gil Diniz (PL), que afirma que o petista não terá tolerância com cristãos e anexou um vídeo de Lula discursando. O vídeo possui 83 mil visualizações e 1,7 mil compartilhamentos. Confira a seguir a verificação:

“Cuidado!!!
O ladrão está dizendo q vai fechar as igrejas evangélicas !!!

Veja com seus próprios olhos …

E NÃO VOTE EM NENHUM CANDIDATO DE ESQUERDA!”

–Texto reproduzido pelo Facebook do usuário

A informação analisada pelo projeto Papo Reto no Zap é falsa. No vídeo compartilhado pelo usuário e pelo deputado estadual Gil Diniz, Lula não afirma que pretende encerrar a realização das atividades de religiões cristãs, mas que defende o Estado laico.

O conteúdo audiovisual foi publicado originalmente pelo veículo Metrópoles em seu site e em suas redes sociais e se trata de um trecho de um minuto e seis segundos do comício feito pelo petista no Vale do Anhangabaú, em 20 de agosto deste ano.

No vídeo, Lula afirma: “Na rua que a gente mora, no bar que a gente frequenta, na loja que a gente frequenta, na igreja que a gente frequenta, a gente não ter medo de discutir política. Se o pastor tiver falando coisa séria, a gente respeita, mas se ele estiver mentindo, a gente tem que enfrentá-lo e dizer que ele está mentindo.”

Ainda no material, o candidato à presidência pelo PT discorre: “Eu, Luiz Inácio Lula da Silva, defendo o Estado laico. O Estado não tem que ter religião, todas as religiões têm que ser defendidas pelo Estado.” Ele complementa: “Mas também quero dizer: as igrejas não têm que ter partido político porque as igrejas têm que cuidar da fé e da espiritualidade das pessoas e não cuidar de candidatura de falsos profetas ou de fariseus que estão enganando esse povo.”

Em 18 de agosto deste ano, dois dias antes da publicação do vídeo analisado, a reportagem do UOL afirmou que o Partido dos Trabalhadores entrou no TJDFT (Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios) com um pedido para que o pastor e deputado federal Marco Feliciano (PL) apresentasse provas sobre declarações que fez sobre Lula planejar fechar igrejas evangélicas, caso fosse eleito.

Nos dias 15 e 23 de agosto deste ano, as contas oficiais de Luiz Inácio Lula da Silva publicaram conteúdos no site e no canal de YouTube desmentindo o boato. No site, a postagem informa: “Lula é cristão. Nunca fechou igrejas e nem vai fechar igrejas.” Além disso, em 3 de setembro, foi ao ar um post no Facebook do candidato em que ele reitera a defesa à liberdade religiosa.

Após contato com o canal oficial de Lula no WhatsApp, os representantes indicaram a plataforma Verdade na Rede para o acompanhamento de conteúdos falsos já desmentidos sobre o candidato. No dia 20 de setembro, a Justiça Eleitoral mandou tirar do ar o site indicado pelo canal oficial do ex-presidente.

Sair da versão mobile