Por: Cíntia Gomes
Notícia
Publicado em 03.05.2019 | 17:08 | Alterado em 22.11.2021 | 16:42
Para celebrar o Dia Mundial da Liberdade de Imprensa, a 4ª edição do Redação Aberta recebeu na Casa do Povo, no dia 2 de maio, a especialista norte-americana Jane Kirtley, da Faculdade de Jornalismo da University of Minnesota e diretora-executiva por 14 anos do The Reporters Committee for Freedom of the Press, o jornalista Vagner Alencar, da Agência Mural, e a jornalista Nina Weingrill, da Énois.
O Brasil caiu três posições no Ranking Mundial da Liberdade de Imprensa e está no 105º lugar, em uma lista que analisa 180 países.
Para discutir sobre Liberdade de Imprensa na Era Digital, os participantes falaram sobre sua atuação e sobre os desafios do jornalismo na atualidade, a importância da liberdade de imprensa na manutenção da democracia, a credibilidade no jornalismo e a difusão de informações falsas.
“Os ataques a imprensa está aumentando no mundo. O mensageiro muitas vezes leva a culpa. É uma época perigosa para ser jornalista”, afirmou Jane.
Já para Alencar, “a liberdade de imprensa não é centrada nos jornais, mas nos cidadãos para que se enxerguem e tenham senso crítico e se sintam representados”.
E Nina complementa: “a gente trata a liberdade de imprensa nos grandes veículos, mas quando a gente olha para mídia independente, que cobre o território, quem está olhando para a liberdade deles que cobrem alguma denúncia? Quando é um morador e alguém do território, quem está defendendo esse jornalista de território?”, questiona.
O Consulado dos EUA convidou alguns participantes e perguntou “O que significa liberdade de imprensa para você?” e produziu um vídeo com as respostas para comemorar o Dia Mundial da Liberdade de Imprensa – celebrado no dia 3 de maio.
https://www.facebook.com/ConsuladoEUA.SaoPaulo/videos/324906848205217/
Diretora institucional e cofundadora da Agência Mural, correspondente do Jardim Ângela desde 2010. Como boa escorpiana, é desconfiada, decidida e curiosa. Ama o mar, livros, dançar, ver filmes, comer doces e pipoca.
A Agência Mural de Jornalismo das Periferias, uma organização sem fins lucrativos, tem como missão reduzir as lacunas de informação sobre as periferias da Grande São Paulo. Portanto queremos que nossas reportagens alcancem outras e novas audiências.
Se você quer saber como republicar nosso conteúdo, seja ele texto, foto, arte, vídeo, áudio, no seu meio, escreva pra gente.
Envie uma mensagem para [email protected]