APOIE A AGÊNCIA MURAL

Colabore com o nosso jornalismo independente feito pelas e para as periferias.

OU

MANDE UM PIX qrcode

Escaneie o qr code ou use a Chave pix:

[email protected]

Agência de Jornalismo das periferias

Simony Maia/Agência Mural

Por: Simony Maia

Notícia

Publicado em 25.09.2024 | 12:22 | Alterado em 25.09.2024 | 12:22

Tempo de leitura: 3 min(s)

No dia 6 de outubro de 2024, os 426.757 mil eleitores de Diadema, na Grande São Paulo, escolhem um dos quatro candidatos que estão na disputa pela prefeitura da região e votam também em um dos 410 vereadores que concorrem a uma das 21 vagas no legislativo.

Diadema tem quatro candidatos na disputa: Marcio da Farmácia (Podemos), Gesiel Duarte (Republicanos), Taka Yamauchi (MDB) e José de Filippi Jr (PT), o atual prefeito de Diadema.

De acordo com levantamento feito pela Agência Mural, 90% das metas que estavam no Programa de Governo Participativo 2021-2024, foram cumpridas, enquanto 10% não saíram do papel ou não foram concluídas. Foram 143 entregues e outras 15 que não saíram do papel.

Prefeitura Municipal de Diadema @Simony Maia/Agência Mural

Algumas das metas que não foram entregues pela gestão do candidato petista estão relacionadas ao meio ambiente. Pautas como a implantação de um Parque Ecoturístico às margens da Represa Billings, na região do Eldorado, e a criação de um corredor verde, não avançaram.

Além disso, também não foi concluído o plano de incentivo às finanças solidárias, por meio de bancos comunitários e moeda social. Outro ponto que também não chegou a sair do papel é a implantação do wi-fi livre no transporte público.

Para Joelma da Silva, 57, dona de casa e moradora do bairro Taboão, em Diadema, a mobilidade é uma questão negativa na cidade. “O acesso aos lugares não é muito bom aqui. Os ônibus são muito demorados, lotados e quebram com frequência”, conclui ela.

O candidato do PT, que está em busca da reeleição, já havia governado a cidade em outros três mandatos, entre 1993 e 1996, dois consecutivos entre 2001 e 2008 e o mais recente, de 2021 a 2024.

O plano de metas apresentado pela gestão de Filippi foi estruturado em cinco eixos principais: Cidade saudável e mais humana; Cidade de oportunidades; Cidade com cultura de paz e inclusão social; Cidade educadora, de direitos e conectada; Cidade para as pessoas, democrática e sustentável.

Apesar de metas entregues, moradora de Diadema avalia o transporte público da região como ruim @Simony Maia/Agência Mural

Em cada eixo, do plano foram detalhadas ações a serem implementadas em diferentes áreas, como saúde, educação, segurança, economia e infraestrutura.

Em 2020, antes de assumir a prefeitura, o candidato disse em debate realizado pelo Grupo ABC News, que a prioridade da gestão seria a saúde. Na época, o mundo passava por uma pandemia de Covid-19 e o então candidato se comprometeu a fazer políticas para enfrentamento da crise e para melhorar a saúde na cidade.

Os principais planos da gestão relacionados à saúde, como a criação do Novo Hospital Municipal e a reforma das 20 Unidades Básicas de Saúde, foram concluídos. No entanto, a promessa de implantar o Portal Meu SUS, com acesso seguro a todas as informações de saúde do paciente, além de agendamento e histórico de consultas, exames e resultados, não foi entregue.

Apesar da gestão ter entregue o prometido para a saúde pública, Joelma conta que avalia como ruim o atendimento médico na região. “Tenho diabetes, e tive que buscar atendimento médico em São Paulo, porque estava sendo atendida por enfermeiras”, revela.

Com 90% das metas entregues, saúde em Diadema ainda tem desafios @Simony Maia/Agência Mural

Ela ainda alega que o neto de 10 anos, pessoa do espectro autista, tem dificuldades para dar andamento ao acompanhamento médico e não consegue agendar uma consulta com o neurologista.

Outra promessa que Filippi estipulou no plano de governo, era a realização de mais eventos culturais em Diadema, o que de fato saiu do papel. Durante a gestão do atual prefeito, eventos gratuitos como festas juninas e festas de final de ano foram realizados na Praça da Moça, centro da cidade.

“Os shows na Praça da Moça foram muito bons. Foi um momento de ver cantores famosos que não conseguiria ver em outro lugar pelo preço”, conta Iago França, 24, analista de desenvolvimento e morador de Diadema.

Praça da Moça durante a gestão petista foi palco de shows e eventos culturais @Simony Maia/Agência Mural

Pautas para a juventude

Em relação às juventudes, a gestão focou em educação e inserção no mercado de trabalho, retomando o Programa Adolescente Aprendiz e repassando mais de R$ 200 milhões para melhorias nas escolas.

O Quarteirão da Educação também chegou a 50% das obras concluídas, além da abertura das escolas municipais aos finais de semana e nos períodos de férias.

Outro ponto de destaque também foi a viabilização do Serviço Republica Jovem, o espaço é pensado para abrigar temporariamente jovens de 18 a 21 anos, oferecendo proteção social, apoio e moradia subsidiadas, após desligamento dos serviços de acolhimento.

PRINCIPAIS METAS NÃO ENTREGUES
  1. Implantar o Portal Meu SUS com acesso seguro a todas as informações de saúde do paciente, além de agendamento e histórico de consultas, exames e resultados.
  2. Viabilizar parceria com o Sesc para implantar um Parque Ecoturístico às margens da Represa Billings, na região do Eldorado, ampliando a oferta de espaços de entretenimento e lazer na cidade, gerando oportunidades aos munícipes de estreitar suas relações com a natureza.
  3. Fazer gestão junto à Ecovias para implantar o Corredor Verde. 
  4. Incentivar as finanças solidárias por meio de bancos comunitários e moeda social, fomentando a geração de trabalho e renda para recuperação da economia local, com estímulo especial à população mais vulnerável.
  5. Realizar campanhas pelo desarmamento de armas de fogo e recolhimento de armas de brinquedo, em parceria com a Secretaria da Educação para ampliar a defesa da política de cultura de paz.
  6.  Centro de Formação Profissional do Esporte e Lazer 
  7. Retomar o Centro de Referência em Educação Ambiental no Jardim Botânico. 
  8. Criar um programa de doação de dispositivos eletrônicos com acesso à internet (celulares, tablets e notebooks), que passarão por triagem, recuperação e conserto e serão doados para alunos carentes da rede municipal.
  9. Garantir wi-fi livre no transporte público. 
  10. Viaduto da transposição da Av. Robert Kennedy sobre a Av. Piraporinha: Previsão de entrega em dezembro de 2024.

Adequação do cruzamento da av. N. S. dos Navegantes com a Estrada Pedreira Alvarenga.

  1. Implantação de binário com a av. N. S. dos Navegantes e a Rua Frei Ambrósio de Oliveira, com tratamento prioritário para o transporte coletivo. 
PRINCIPAIS METAS CUMPRIDAS
  1. Reimplantar os Consultórios de Rua para atendimento à população em situação de rua.
  2. Reforma das 20 Unidades Básicas de Saúde.
  3. Entrega da nova UBS Vila Paulina.
  4. Retomada dos exames de ultrassom em UBSs de referência em todas as regiões da cidade.
  5. Reforma do PA Eldorado.
  6. Reposição de equipes para o funcionamento total do Quarteirão da Saúde, unidade de atendimento ambulatorial.
  7. Entrega do campo sintético do Ouro Verde.
  8. Entrega de cinco creches e mais de 1,2 mil novas vagas para crianças de 0 a 3.
  9. Retomada do programa Adolescente Aprendiz.
  10. Mais de R$ 200 milhões repassados para melhorias nas escolas.
  11. Lançamento do programa de educação etnico racial Diadema de Dandara e Piatã.
  12. Lançamento do Centro de Formação Carlos Kopcak.
  13. Lançamento do Centro de Formação Professora Lisete Arelaro.
  14. Criação de dois novos Centros de Atenção à Inclusão Social, aumentando a oferta de vagas para os estudantes público alvo da educação especial.
  15. Lançamento do programa Lentes do Saber que já entregou gratuitamente mais de 1.000 óculos para estudantes do ensino fundamental e Educação de Jovens e Adultos.
  16. Criação do Comitê Integrado de estudo, planejamento e enfrentamento no combate às doenças contagiosas como a gripe H1N1 e a Covid-19.
  17. Descentralização dos cursos da Fundação Florestan Fernandes.
  18. Construção de oito novos ecopontos, dobrando o número de equipamentos da cidade.
  19. Implementação da coleta seletiva em toda a cidade.
  20. Recapeamento na Vila Joaninha.
  21. Reativação da Central de Monitoramento.
  22. Instalação de mais de 3 de 300 câmeras de monitoramento.
  23. Instalação de 25 tótens de segurança.
  24. Contratação de 49 novos GCMs.
  25. Criação da Patrulha Maria da Penha, para apoio às mulheres vítimas de violência doméstica e que contam com medida protetiva.
  26. Criação da Operação Ponto Seguro, de patrulhamento nos horários de pico.
  27. Combate preventivo aos pancadões, com eliminação de pontos viciados.
  28. Ampliação das aulas dos cursos de esportes.
  29. Ampliação das aulas das oficinas culturais.
  30. Retomada de grandes eventos culturais, como o São João e o Natal, fomentando a cultura da cidade e movimentando a economia.
  31. Lançamento do site Emprega Diadema.
  32. Retomada dos projetos habitacionais que vão garantir a construção de 562 unidades habitacionais.
  33. Mais de 4.000 títulos de propriedade entregues.
  34. Troca da iluminação pública por lâmpadas de LED (em curso, concluída na maior parte da cidade).
  35. Recapeamento de mais de 140 ruas.
  36. Início da construção do CEU de Diadema.
  37. Início da construção do Novo Hospital Municipal.
  38. Criação da Coordenadoria de Políticas de Cidadania e Diversidades;
  39. Criação do Ambulatório DiaTrans, com atendimento multiprofissional para pessoas trans e travestis;
  40. Programa Meu Nome Importa, campanha de retificação de documentos para pessoas trans e travestis;
  41. Retomada da realização anual do Grito da Diversidade;
  42. Parceria da Coordenadoria com a Fundação Florestan Fernandes para cursos profissionalizantes e inserção no mercado de trabalho da população LGBT+;
  43. Apoio ao time de futebol Spartanos, primeira equipe formada por homens trans e pessoas trans masculinas no Grande ABCD, iniciativa que nasceu entre  público atendido no DiaTrans.
  44. Criação do protocolo de Cuidado Hospitalar a Pessoas LGBT+ no Hospital Municipal de Diadema (HMD);
  45. Lançamento da revista e exposição “Muito Além do Gênero”, com fotos e informações sobre seis pessoas trans que moram na cidade;
  46. Campanhas permanentes de combate à LGBTfobia e pelo respeito ao nome social.
  47. Fortalecimento e ampliação do Programa Mulheres em Movimento, propondo ações integradas com diversas políticas públicas e apoiando e oferecendo ações nas áreas da saúde, educação, cultura, geração de renda e lazer.
  48. Restaurantes Populares. 
  49. Hortas Urbanas.
  50. Programa de Educação Alimentar e Nutricional e do Programa de Alimentação Escola, da reorganização das Feiras Livres e da promoção de alimentação saudável aos servidores.
  51. Incentivo a criação de cooperativas por meio de parcerias e capacitação de cooperados para requalificação de núcleos e conjuntos habitacionais, coleta seletiva, resíduos sólidos, paisagismo urbano e hortas comunitárias.
  52. Ronda Escolar Municipal, proporcionando segurança a toda comunidade escolar.  
  53. Campanha permanente de prevenção ao uso abusivo de álcool e outras drogas, em parceria com as escolas, igrejas e entidades da sociedade civil. 
  54. Abertura das escolas municipais nos finais de semana e nos períodos de férias como espaços de integração de lazer, cultura, esporte e educação. 
  55. Criação de medidas legais de enfrentamento a todo tipo de violência, intolerância e discriminação a fim de garantir o exercício da cidadania e dos direitos sociais. 
  56. Estabelecimento de políticas que permitem a defesa e prática da liberdade e diversidade religiosa, desenvolvendo campanhas institucionais contra o racismo religioso e de enfrentamento de todas as formas de intolerância como princípio de um Estado democrático de direito e laico.  
  57. Quarteirão da educação com 50% das obras concluídas.
  58. Viabilização do Centro de Formação de Professores.
  59. Viabilização da aquisição de uniforme escolar para 100% dos alunos.  
  60. Viabilização da rede de apoio familiar e a criação de um cadastro único entre saúde e educação que identifique crianças com deficiência e as encaminhe para vagas de estimulação precoce no CAIS.
  61. Viabilização de espaço multicultural e musical para o funk, samba, forró, hip-hop, sertanejo, sock e outros gêneros.
  62. Democratização do acesso às diversas linguagens artísticas, descentralizando para os bairros a oferta de ações de difusão (shows e espetáculos), formação (oficinas) e informação cultural (bibliotecas) e incluindo produtores da cidade e frequentadores dos espaços de cultura, com respeito à diversidade dos grupos sociais. 
  63. Reestruturação do Museu de Arte Popular – MAP, as bibliotecas e a difusão da leitura, resgatando projetos como o Leitura nas Fábricas. 
  64. Promoção de encontros e festivais culturais como Mostra de Artes e Festival do Livro e da Leitura.
  65. Revitalização dos espaços públicos de esporte e lazer, desenvolvendo atividades inclusivas destinadas a todas as idades.
  66. Construção de um calendário anual de eventos que desenvolvam práticas esportivas e de lazer para as diversas faixas etárias, respeitando a diversidade e todos os interesses. (Virada Esportiva)
  67. Apoio e fortalecimento das relações com o futebol e com as Ligas de Futebol de Campo e de Futsal. 
  68. Programa de Educação Ambiental.
  69. Disponibilização de zonas wi-fi livre em todos os equipamentos públicos com atendimento ao cidadão e também nas escolas municipais, equipamentos de cultura, esportes e lazer. 
  70. Plano de mobilidade, priorizando pedestres e ciclistas. 
  71. Reformulação da ligação entre a av. Prestes Maia e a av. do Taboão (Diadema).  
  72. Busca de parcerias e recursos financeiros para viabilizar o Plano Municipal de Drenagem.
  73. Busca de parcerias para revitalizar e requalificação da região do Parque Ecológico e da Represa Billings, focando na recuperação ambiental, no desenvolvimento econômico local e no incentivo ao turismo.
  74. Retomada do Programa Vida Limpa, com coleta seletiva porta a porta, em parceria com a indústria e o comércio. – Programa virou o Recicla Diadema.
  75. Retomada dos processos articulados de participação, como o de orçamento e planejamento participativo, as audiências públicas, o Congresso da Cidade, os conselhos municipais, planos municipais, fóruns, entre outras iniciativas, superando a segmentação das políticas sociais.
  76. Viabilização do Serviço República Jovem, oferecendo proteção social, apoio e moradia subsidiada, prioritariamente, a jovens entre 18 e 21 anos após desligamento dos serviços de acolhimento, que não tenham retaguarda comprovada. 

receba o melhor da mural no seu e-mail

Simony Maia

Jornalista que se aventura pelo universo das redes sociais falando sobre política, cultura e entretenimento. Em busca de sempre vivenciar novas trocas para contar boas histórias. Correspondente de Diadema desde 2023.

Republique

A Agência Mural de Jornalismo das Periferias, uma organização sem fins lucrativos, tem como missão reduzir as lacunas de informação sobre as periferias da Grande São Paulo. Portanto queremos que nossas reportagens alcancem outras e novas audiências.

Se você quer saber como republicar nosso conteúdo, seja ele texto, foto, arte, vídeo, áudio, no seu meio, escreva pra gente.

Envie uma mensagem para [email protected]

Reportar erro

Quer informar a nossa redação sobre algum erro nesta matéria? Preencha o formulário abaixo.

PUBLICIDADE