As eleições para a escolha de novos conselheiros participativos das subprefeituras da cidade de São Paulo serão realizadas no dia 8 de dezembro, das 9h às 17h, nas sedes das 32 subprefeituras.

Os candidatos tiveram até o dia 5 de novembro para realizarem, virtualmente, suas candidaturas para o cargo. Os escolhidos terão mandato de até dois anos.

Confira o telefone e endereço de todas as 32 subprefeituras

Neste ano, serão eleitos 531 conselheiros, das quais 38 serão destinadas para imigrantes. Segundo a legislação atual, as mulheres ocuparão pelo menos 50% das vagas disponíveis.

Veja a relação dos candidatos por subprefeitura

O QUE É E PARA QUE SERVE UM CONSELHO PARTICIPATIVO

ESVAZIAMENTO E REDUÇÃO  

Em dezembro de 2017, nas últimas eleições para o conselho participativo, os eleitores reclamaram de desorganização durante escolha dos novos candidatos.

Locais fechados antes do horário, ausência de lista de presença e falta de acessibilidade foram algumas das reclamações (confira aqui a reportagem).

Polêmicas envolvendo o conselho, criado sob lei em 2012, começaram desde o início da gestão Doria na Prefeitura de São Paulo.

No último mandato do órgão, foi diminuída, pela metade a quantidade de conselheiros, quando foi criado, contava com cerca de 1.200 membros. Na época, o 32xSP publicou em primeira mão sobre a diminuição na quantidade de participantes. 

À época, os membros do órgão questionaram a medida alegando ser uma tática de enfraquecimento do conselho.

VEJA

Conselheiros questionam a redução dos conselhos participativos