Pesquisa mostra o impacto do coronavírus e do isolamento social na vida (e no bolso) dos paulistanos nos últimos 30 dias
Por: Redação
Publicado em 11.09.2020 | 18:46 | Alterado em 11.09.2020 | 18:46
Nos últimos 30 dias, seis em cada 10 paulistanos (59%) tiveram perdas na renda pessoal – total ou parcialmente – por causa da pandemia e do isolamento social. Os dados são da pesquisa Viver em São Paulo: Especial Pandemia – Parte 4, divulgada nesta semana pela Rede Nossa São Paulo e o Ibope.
Desse total, 18% das pessoas afirmam que a renda ‘diminuiu um pouco’ neste período, 29% dizem que ‘diminuiu muito’ e 12% perderam completamente a renda. Em compensação, 4% delas relatam que tiveram aumento nos rendimentos e, para 32%, a questão financeira continua igual.
O levantamento entrevistou 800 moradores da capital paulista com 16 anos ou mais das classes A, B e C, mas considerou apenas quem já tinha renda antes da quarentena e das medidas de proteção ao coronavírus. As respostas foram coletadas de forma online.
VEJA TAMBÉM:
– 4 em cada 10 paulistanos acham que frota de ônibus deveria aumentar na pandemia
– Com pandemia, paulistanos dizem que SP precisa investir em reduzir desigualdades
Já em relação à rotina, 46% dos paulistanos consultados tiveram redução na jornada de trabalho e 7% foram demitidos. Além disso, 48% também afirmam que a quantidade de trabalho nos últimos 30 dias diminuiu.
EDUCAÇÃO
Outro ponto de destaque nesta edição da pesquisa se refere à volta das aulas presenciais nas creches e escolas da cidade de São Paulo. 81% dos paulistanos consideram inadequado o retorno dos estudantes ainda neste ano, contra 15% que acham a retomada adequada.
Entre os principais motivos contrários à retomada, estão: “não vale a pena arriscar a saúde dos estudantes, professores e outros profissionais da área”, com 28% das menções, e “não acredito que conseguirão manter o distanciamento social entre as crianças pequenas”, com 23%.
Além disso, para 89% dos pais ou responsáveis por crianças e/ou adolescentes, o risco de contaminação pelo coronavírus na família vai aumentar com esse retorno.
Na parte 3 da pesquisa, divulgada em agosto desse ano, 63% dos entrevistados eram contrários à volta das aulas presenciais, ante 26% que eram a favor e outros 11% que estavam indiferentes em relação ao assunto.
CONFIRA:
Câmara de São Paulo aprova PL da volta às aulas; 63% dos paulistanos são contra
OUTROS TEMAS
Também de acordo com o levantamento da Rede Nossa São Paulo e Ibope, 91% dos paulistanos concordam (totalmente ou em parte) que o investimento em ciência é importante para melhorar, no futuro, as respostas da sociedade a crises como a atual.
89% também acreditam que a cultura e o entretenimento são grandes aliados para manter a saúde mental na pandemia, e 42% acham que a pandemia vai prejudicar a campanha eleitoral deste ano, tornando mais difícil o processo de escolher um candidato para prefeito.
Clique aqui para receber a pesquisa em seu e-mail
A Agência Mural de Jornalismo das Periferias, uma organização sem fins lucrativos, tem como missão reduzir as lacunas de informação sobre as periferias da Grande São Paulo. Portanto queremos que nossas reportagens alcancem outras e novas audiências.
Se você quer saber como republicar nosso conteúdo, seja ele texto, foto, arte, vídeo, áudio, no seu meio, escreva pra gente.
Envie uma mensagem para [email protected]