APOIE A AGÊNCIA MURAL

Colabore com o nosso jornalismo independente feito pelas e para as periferias.

OU

MANDE UM PIX qrcode

Escaneie o qr code ou use a Chave pix:

[email protected]

Agência de Jornalismo das periferias

Matheus Pigozzi/Agência Mural

Por: Redação

Notícia

Publicado em 18.10.2023 | 15:10 | Alterado em 18.10.2023 | 15:10

Tempo de leitura: 2 min(s)

A possibilidade de uma carreira em órgão público – tão sonhada por alguns – ganhou força nos últimos meses e entrou no radar não só de concurseiros, mas de jovens que buscam estabilidade e crescimento profissional.

Isso porque o Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos confirmou a realização do Concurso Nacional Unificado (CNU), conhecido popularmente como “Enem dos Concursos”, que pretende preencher 6.590 vagas em 20 órgãos federais.

O nome do teste faz referência ao Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), prova única que permite aos candidatos concorrerem a uma vaga em diversas universidades públicas e privadas do país. A ideia do CNU é parecida: com ele, o ingresso em carreiras públicas federais ocorrerá também por meio de um exame único. 

O inscrito fará uma prova que dará direito a participar de vários concursos, a partir da nota da avaliação. O objetivo do governo federal é centralizar o processo seletivo dos concursos nacionais e agilizar a contratação.

Vale reforçar que, nos primeiros dias de mandato, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) revogou oito processos de privatização de empresas estatais brasileiras, como o da Petrobrás e os Correios, ampliando as possibilidades de novos concursos.

Como vai funcionar?

Até o momento, para ingresso em cargos federais, o candidato fazia uma prova para cada edital aberto. Com o CNU, chamado de Enem dos Concursos, o participante concorrerá às vagas abertas em diversos órgãos usando a nota do exame unificado.

A ideia é que, no momento de inscrição, o interessado escolha algumas áreas de atuação disponíveis e, dentro da lista de vagas ou cargos, defina quais são suas preferências, na ordem de prioridade.

A prova deverá ocorrer simultaneamente em 180 cidades de todas as regiões do país, em duas fases: a primeira objetiva (com conteúdo comum para todos os candidatos) e a segunda específica, avaliando conhecimentos exigidos pelas áreas escolhidas. 

Ficou interessado? Atenção para o calendário

Publicação do edital : 20 de dezembro de 2023

Realização do concurso: Até março de 2024

Resultado final: Até maio de 2024

Posse dos novos servidores: A partir de maio de 2024

Os valores previstos para o exame ainda não foram divulgados. 

*Texto com informações da matéria da CNN e Exame

receba o melhor da mural no seu e-mail

Redação

A Agência Mural de Jornalismo das Periferias tem como missão minimizar as lacunas de informação e contribuir para a desconstrução de estereótipos sobre as periferias da Grande São Paulo.

Republique

A Agência Mural de Jornalismo das Periferias, uma organização sem fins lucrativos, tem como missão reduzir as lacunas de informação sobre as periferias da Grande São Paulo. Portanto queremos que nossas reportagens alcancem outras e novas audiências.

Se você quer saber como republicar nosso conteúdo, seja ele texto, foto, arte, vídeo, áudio, no seu meio, escreva pra gente.

Envie uma mensagem para [email protected]

Reportar erro

Quer informar a nossa redação sobre algum erro nesta matéria? Preencha o formulário abaixo.

PUBLICIDADE