APOIE A AGÊNCIA MURAL

Colabore com o nosso jornalismo independente feito pelas e para as periferias.

OU

MANDE UM PIX qrcode

Escaneie o qr code ou use a Chave pix:

[email protected]

Agência de Jornalismo das periferias
Acontece Mural

Equipe da Agência participa de oficina sobre a Lei de Acesso à Informação

Image

Por Cíntia Gomes | 05.06.2016

Publicado em 05.06.2016 | 18:59 | Alterado em 22.11.2021 | 16:43

Tempo de leitura: 1 min(s)

No último sábado (5), os muralistas participaram de uma oficina com a jornalista e gerente-executiva da Abraji (Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo), Marina Atoji, sobre a Lei de Acesso à Informação (LAI). O espaço foi uma oportunidade para tirar dúvidas e obter maiores esclarecimentos sobre a lei.

Em vigor desde 2012, a LAI (Lei nº 12.527/2011) tem como objetivo regulamentar o direito constitucional ao acesso à informação. Por meio dela, qualquer cidadão pode solicitar informações públicas de órgãos e entidades não acessíveis, como os gastos das instituições. Essa lei vale para as três esferas de governo (federal, estadual e municipal), além dos Tribunais de Conta, do Ministério Público e entidades privadas sem fins lucrativos.

Marina explicou como funciona todo o processo para fazer o pedido de informação, deu exemplos de casos bem sucedidos no jornalismo brasileiro e ressaltou a importância de se utilizar a lei, mesmo que seja para obter dados para situações mais simples, do cotidiano da população. “Fazer reportagens sobre a LAI também ajuda muito a divulga-la”, afirmou se referindo aos jornalistas.

Outras oficinas

Ao longo do primeiro semestre, outros profissionais da comunicação também deram oficinas para a equipe da Agência Mural. Em fevereiro, o jornalista Gustavo Faleiros, do site InfoAmazonia.org, mostrou como trabalhar com temas ambientais no jornalismo. No mês seguinte, Juliana Doretto abordou a temática da infância e adolescência nos veículos de comunicação. Já em abril, Keila Guimarães ensinou a trabalhar com dados em mídias sociais, desde a obtenção até a publicação deles.

receba o melhor da mural no seu e-mail

Republique

A Agência Mural de Jornalismo das Periferias, uma organização sem fins lucrativos, tem como missão reduzir as lacunas de informação sobre as periferias da Grande São Paulo. Portanto queremos que nossas reportagens alcancem outras e novas audiências.

Se você quer saber como republicar nosso conteúdo, seja ele texto, foto, arte, vídeo, áudio, no seu meio, escreva pra gente.

Envie uma mensagem para [email protected]

Reportar erro

Quer informar a nossa redação sobre algum erro nesta matéria? Preencha o formulário abaixo.

PUBLICIDADE