APOIE A AGÊNCIA MURAL

Colabore com o nosso jornalismo independente feito pelas e para as periferias.

OU

MANDE UM PIX qrcode

Escaneie o qr code ou use a Chave pix:

[email protected]

Agência de Jornalismo das periferias
Rolê

Exposição sobre a Brasilândia e MPB de Gustrago

Toda sexta-feira a Agência Mural traz indicações de eventos que rolam nas periferias de São Paulo e produções de artistas locais

Image

Reprodução/Instagram

Por: Pietra Alcântara

Notícia

Publicado em 19.11.2021 | 14:21 | Alterado em 27.02.2024 | 17:01

Tempo de leitura: 3 min(s)

Nas dicas de hoje temos algumas atrações vinculadas ao Dia da Consciência Negra, em 20 de novembro. Dessa vez não temos o famoso Reels no Instagram (segue a gente lá!) por um motivo muito especial, mas seguimos com as indicações do melhor do fim de semana, incluindo atividades presenciais e online.

Bora conferir? E se você decidir sair de casa, não esqueça a máscara e a carteirinha de vacinação.

ASTRONAUTA DA SAUDADE

Gustavo Mello, o Gustrago, de Guarulhos, na Grande São Paulo, acaba de lançar a canção “Astronauta da Saudade”, após um ano de hiato desde o último lançamento, o single “Miojo.Mixtape”.

A canção, acompanhada de um videoclipe, disserta sobre prazeres da vida que não são pautados pelo ritmo frenético do cotidiano. Flertando com o MPB, é descrita como uma música “para dançar e apreciar sem pressa”.

O artista é conhecido por participar de batalhas de poesia e ter vencido o Slam Resistência, tradicional competição na Praça Roosevelt, na região central.

O lançamento está disponível nas plataformas digitais e o videoclipe pode ser assistido no YouTube:

CÂNTICOS QUE ENCANTAM

No sábado (20), às 16h, o Sesc Itaquera, na zona leste, recebe o espetáculo “Batakerê em Cânticos que encantam”, que faz parte da Virada da Consciência, promovida durante o mês de novembro. Confira a programação completa neste link.

O projeto é uma proposta de três encontros com muita música, voz, percussão, dança e brincadeiras com o intuito de disseminar ritmos da cultura afro.

Grupo Batakere se apresenta na zona leste @Reprodução/Instagram

A ação será híbrida (presencial e online). Para assistir online, é só conectar nas redes sociais do *Sesc Itaquera como YouTube e Facebook. No presencial, o local terá capacidade limitada, por isso é indicado chegar ao menos 1h antes do evento. O uso de máscaras é obrigatório.

Endereço: Av. Fernando do Espírito Santo Alves de Mattos, 1000 – Itaquera

*Embora a programação oficial apresente o Sesc Itaquera como local do evento, no Instagram do grupo foi postado que o espetáculo será na Casa de Cultura São Miguel, também na zona leste, no mesmo dia e horário.

SARAU DO LUA NO GRAJAÚ

No domingo (21), o Sarau do Lua, no Centro Cultural Grajaú, na zona sul, recebe artistas como escritores, músicos e compositores para o evento que ocorrerá a partir das 15h.

Além das apresentações e declamações de poesias, haverá um sorteio e feira de livros, com preços promocionais. Você que é artista ou escritor, também pode colar para mostrar seu trabalho! O evento é presencial, no calçadão do Centro Cultural Grajaú.

Artistas como o músico Irineu Albuquerque e o escritor Thiago Soares estarão presentes, além de poetas e outros artistas. Confira a programação completa nas redes sociais do local.

Endereço: Rua Professor Oscar Barreto Filho, nº 252 – Grajaú

MEMÓRIAS DA BRASILÂNDIA

Uma série de 30 obras compõem a sala da exposição “Vívidas”, no Centro Cultural da Juventude, na Vila Nova Cachoeirinha, zona norte. Fica em cartaz até dia 17 de dezembro.

Ao longo de 12 meses, o artista Jardélio Santos Alves, mineiro que vive na Brasilândia, e toda equipe de produção se debruçaram sobre a zona norte, becos e vielas, além de memórias que abriram o imaginário da quebrada. O resultado disso é visto nos materiais da exposição, com fotos, um documentário e um espaço educativo.

Esta é a primeira exposição individual do artista que permeia entre as raízes do norte de Minas Gerais e sertanejas, com a cultura urbana, grafite e hip-hop da capital paulista.

A experiência como artista educador e artivista da periferia de São Paulo também são influências em seu trabalho, seja ao retratar as brincadeiras na Viela 4 (projeto que é idealizador desde 2016) ou das oficinas na Fábrica de Cultura e nos diferentes espaços que já atuou.

A exposição é um convite para conhecer a Brasilândia, seus espaços culturais e a veia artística que a zona norte pode oferecer aos seus moradores.

Endereço: Av. Dep. Emílio Carlos, 3641 – Vila dos Andrades

SLAM OZ

O Coletivo Literário Slam Oz está de volta e retorna com uma competição na próxima quarta-feira (24). O slam será na estação Osasco da CPTM, saindo pelo calçadão, às 19h. É só chegar!

Somente pessoas vacinadas são aceitas na batalha de poesias. O uso de máscara é obrigatório. Confira mais informações no site do evento.

Curtiu? Se tiver sugestões de rolês, mande pra gente no WhatsApp! O número é (11) 93349-1709. ?

receba o melhor da mural no seu e-mail

Pietra Alcântara

Jornalista, social media. Formada em Jornalismo e pós graduada em Styling e Direção de Arte. Amante de brechós e moda 0800. Gosta de gravar stories loucos e assistir vídeos no YouTube. Correspondente da Vila Medeiros desde 2019.

Republique

A Agência Mural de Jornalismo das Periferias, uma organização sem fins lucrativos, tem como missão reduzir as lacunas de informação sobre as periferias da Grande São Paulo. Portanto queremos que nossas reportagens alcancem outras e novas audiências.

Se você quer saber como republicar nosso conteúdo, seja ele texto, foto, arte, vídeo, áudio, no seu meio, escreva pra gente.

Envie uma mensagem para [email protected]

Reportar erro

Quer informar a nossa redação sobre algum erro nesta matéria? Preencha o formulário abaixo.

PUBLICIDADE