APOIE A AGÊNCIA MURAL

Colabore com o nosso jornalismo independente feito pelas e para as periferias.

OU

MANDE UM PIX qrcode

Escaneie o qr code ou use a Chave pix:

[email protected]

Agência de Jornalismo das periferias
32xSP

Falta de tempo desestimula adoções de cães, afirma Zoonoses de SP

No primeiro trimestre do ano, Zoonoses conseguiu lar para apenas 26 cães, nove vezes menos do que em 2017. O número de gatos adotados é quatro vezes maior

Image

Por: Redação

Publicado em 08.06.2018 | 16:11 | Alterado em 08.06.2018 | 16:11

Tempo de leitura: 3 min(s)
Image

Cadelinha Nala, adotada em 2013 na Divisão de Vigilância em Zoonoses (Arquivo pessoal)

Em 2018, a Divisão de Vigilância em Zoonoses (DVZ), em Santana, na zona norte de São Paulo, conseguiu lar para 26 cães e 106 gatos. O órgão, que é uma referência em adoção de animais na capital, afirma, porém, que esse número vem diminuindo.

Ao todo, 241 cães e 401 gatos entraram em processo de adoção em 2017. No ano anterior, o número de animais adotados foi superior, totalizando 421 cães e 700 gatos com novos lares. Apesar da redução significativa entre 2017 e 2016, o pior índice nos últimos três anos refere-se ao primeiro trimestre de 2018.

“A DVZ dispõe atualmente de 33 gatos e 148 cães para adoção. Os números de animais adotados tendem a ser estáveis, mas, continuamente, a adoção é estimulada”, comenta o órgão por meio de sua assessoria de imprensa. Em média, ocorrem três feiras de adoção ao ano, porém, o Centro Municipal de Adoção de Cães e Gatos fica aberto de segunda a sábado.

LEIA MAIS:
População em situação de rua cresce na região de Santana/Tucuruvi

O gato Abóbora é um dos felinos que estão à espera de novos donos. “Macho, adulto e dócil”, diz seu anúncio no site do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ). A foto da cadela Carambola, também adulta e dócil, é acompanhada da mensagem: “Gostou de mim? Vem me conhecer no CCZ”.

De acordo com a Divisão, a grande maioria dos cães disponíveis hoje para adoção tem idade estimada em mais de seis anos e é de porte grande. “A maior procura, porém, é por filhotes ou adultos jovens de menor porte”, conta.

Há cinco anos, após assistir a uma reportagem pela TV que mostrava uma feira de adoção de cães e gatos promovida pelo órgão, a funcionária pública Selma Maria, 46, decidiu adotar Nala, uma cadelinha vira-lata de pelagem bege. “Moro na zona norte e, por diversas vezes, ficava sabendo a respeito dos animais deixados na Zoonoses. Todo o processo foi tranquilo – fiz entrevista com uma profissional de lá para saber se estava apta, fui aprovada e já trouxe a Nala comigo”, diz.

Apaixonada por gatos, Letícia Matos, 22, atravessou a cidade para adotar duas gatas. “Em 2015, adotei a Mel e a Maju. O atendimento na Zoonoses foi rápido. Levei meu RG, comprovante de residência para o cadastro e caixas para o transporte. Já trouxe elas comigo, e cada uma com seu documento”, conta ela, que mora em Pirituba, na zona noroeste de São Paulo.

Nos últimos três anos, a procura por adoção de gatos aumentou relativamente, quando comparada à adoção de cães. “Isto é condizente com os relatos da procura dos animais pelos interessados vivendo em uma grande metrópole, onde há uma predominância de apartamentos em relação a casas e as pessoas têm cada vez menos tempo para dedicar aos animais de companhia”, comenta a DVZ.

Para o órgão, a maior independência dos gatos, a ausência da necessidade de passeios e a pouca variação no porte da espécie também podem explicar a preferência pelos felinos.

SERVIÇO:

Endereço: CCZ – Rua Santa Eulália, 86 – Santana.
Funcionamento: Segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, e aos sábados, das 9h às 15h, exceto feriados.
Documentos necessários: CPF, RG, comprovante de residência e taxa municipal referente à adoção no valor de R$ 23,00 (dinheiro).
Recomendações: Levar uma caixa de transporte própria para animais (para adoção de gatos), ou de coleira e guia (para adoção de cães).

Animais de grande porte, como cavalos, mulas e porcos, também estão disponíveis para adoção. O processo é feito por meio da Associação Paulista de Auxílio aos Animais (APAA). Telefones: 3397-8900 / 3397-8992.

receba o melhor da mural no seu e-mail

Redação

A Agência Mural de Jornalismo das Periferias tem como missão minimizar as lacunas de informação e contribuir para a desconstrução de estereótipos sobre as periferias da Grande São Paulo.

Republique

A Agência Mural de Jornalismo das Periferias, uma organização sem fins lucrativos, tem como missão reduzir as lacunas de informação sobre as periferias da Grande São Paulo. Portanto queremos que nossas reportagens alcancem outras e novas audiências.

Se você quer saber como republicar nosso conteúdo, seja ele texto, foto, arte, vídeo, áudio, no seu meio, escreva pra gente.

Envie uma mensagem para [email protected]

Reportar erro

Quer informar a nossa redação sobre algum erro nesta matéria? Preencha o formulário abaixo.

PUBLICIDADE