Com reportagens sobre empreendedorismo periférico, a Mural vence nas categorias de fotojornalismo e texto na etapa estadual de São Paulo
Por: Iasmin Monteiro
Notícia
Publicado em 04.10.2024 | 16:27 | Alterado em 05.10.2024 | 0:23
Na última terça-feira, 1º de outubro, a Agência Mural foi anunciada como uma das vencedoras da 11ª edição do Prêmio Sebrae de Jornalismo – Etapa Estadual São Paulo, que reconhece reportagens sobre empreendedorismo. Os vencedores de cada categoria avançarão para a fase regional, que definirá os finalistas da etapa nacional, a ser realizada em Brasília.
Neste ano, a Mural se destacou em duas categorias: fotojornalismo, com foto de Léu Britto na reportagem “Incubadora de negócios, Cidade Tiradentes reúne empreendedores do funk à feira orgânica”; e em texto, com o 2º lugar pela reportagem “Entre sonho e sobrevivência: empreendedores negros falam como é criar negócios nas periferias”, escrita por Amanda Oliveira, correspondente em Guarulhos.
O texto de Amanda retrata os desafios enfrentados pelos empreendedores periféricos ao iniciar seus negócios, mostrando como, muitas vezes, a necessidade antecede o sonho. “Foi minha primeira matéria para a Mural, por isso tem um lugar especial. É um tema muito sensível que merece mais atenção e visibilidade. Muitos negros começam a empreender, na maioria das vezes, por necessidade. Conhecer a história desses empreendedores, poder escrevê-la e ser reconhecida pelo Sebrae é uma honra”, afirmou.
Léu Britto, fotojornalista da Mural, expressou sua felicidade pelo reconhecimento, destacando que faltava apenas a categoria de Foto para que a Mural completasse sua coleção de prêmios no Sebrae.
“Minha maior alegria não é ver meu nome em evidência, mas ter conquistado um prêmio da maneira que mais valorizo: de forma coletiva! Fazemos e ganhamos juntos. Valorizo ainda mais este 1º lugar, após os repórteres Jacqueline e Luis Antonio me convidarem para colaborar na pauta deles”, disse.
Para o diretor de jornalismo da Mural, Vagner de Alencar, a premiação ressalta o impacto das histórias periféricas no cenário social e jornalístico. “Receber esse reconhecimento pelo nosso trabalho, tanto em texto quanto em fotojornalismo, é uma honra. Ele destaca o talento da equipe da Agência Mural e reforça nossa missão de amplificar as vozes das periferias. É mais uma confirmação de que essas histórias, muitas vezes ignoradas, continuam a gerar impacto e precisam ser contadas, ouvidas e vistas”, declarou.
O Prêmio Sebrae de Jornalismo reconhece os melhores trabalhos que abordam o empreendedorismo em quatro categorias principais: Texto, Áudio, Vídeo e Fotojornalismo. A 11ª edição bateu recorde de inscrições, com 3.076 trabalhos enviados por profissionais e estudantes de jornalismo de todo o país. São Paulo liderou o número de inscritos (322), seguido por Minas Gerais (220) e Bahia (184).
Formada em Jornalismo, é videomaker, fotografa, produtora cultural e apaixonada por música. Já participou do Geração Futura Juventudes, estagiou no WWF-Brasil, foi foca e repórter no Estadão e atualmente está na Comunicação Institucional da Agência Mural.
A Agência Mural de Jornalismo das Periferias, uma organização sem fins lucrativos, tem como missão reduzir as lacunas de informação sobre as periferias da Grande São Paulo. Portanto queremos que nossas reportagens alcancem outras e novas audiências.
Se você quer saber como republicar nosso conteúdo, seja ele texto, foto, arte, vídeo, áudio, no seu meio, escreva pra gente.
Envie uma mensagem para [email protected]