APOIE A AGÊNCIA MURAL

Colabore com o nosso jornalismo independente feito pelas e para as periferias.

OU

MANDE UM PIX qrcode

Escaneie o qr code ou use a Chave pix:

[email protected]

Agência de Jornalismo das periferias
Acontece Mural

Feira de livros da escola Orlando Mendes recebe Expo Mural

Image

Por Cíntia Gomes | 17.09.2018

Publicado em 17.09.2018 | 11:50 | Alterado em 22.11.2021 | 16:42

Tempo de leitura: 2 min(s)

No sábado (15), a Agência Mural realizou a Expo Mural na Feira do livro da E. E. Prof. Orlando Mendes de Moraes, no Jardim Ângela, zona sul de São Paulo. Durante a 5ª edição da feira, a correspondente do bairro, Cíntia Gomes, mostrou reportagens produzidas pela Mural sobre a região desde 2010.

O evento começou às 10h e foi até às 16h com troca de livros, saraus, exposições e apresentações musicais, produzidas pelos alunos e aberto ao público em geral. Além de salas temáticas que abordavam “preconceito e discriminação”, “setembro amarelo – prevenção ao suicídio”, “semana de arte moderna”, “bossa nova e MPB”, “literatura periférica”, entre outros.

Image

Cíntia Gomes, correspondente do Jardim Ângela, cadastrando uma mãe que se interessou em receber as novidades da Agência Mural (Jéssica Silva/Agência Mural)

Acompanhada dos muralistas Jéssica Silva, correspondente de Mogi das Cruzes que fez a cobertura fotográfica do evento, Aline Venâncio, correspondente do Jardim Ângela, Cíntia pode conversar com pais, professores e estudantes que ficaram interessados em saber mais sobre o trabalho da Agência Mural desde o começo e também apresentar os canais como  Blog Mural, 32xSP e Rolê na Quebrada.

A aluna Kimberly dos Santos, 15, da 1ª série do ensino médio, contou como foi participar da feira e que  ajudou na montagem da sala temática sobre preconceito e discriminação.

“Existe muito preconceito sobre a roupa que vestimos, a cor da pele, a sexualidade, por isso decidimos fazer palestras sobre o assunto aqui na feira. É muito importante termos espaços assim na escola, para incentivar a gente a gostar de outros assuntos, de que aqui não é só para estudar, mas também discutir assuntos necessários e se divertir”, explica.

Image

Durante a V Feira do Livro da EE Orlando Mende, aconteceram diversas apresentações de dança, música e sarau (Jéssica Silva/Agência Mural)

A professora Nívea Macedo, 43, leciona as disciplinas de Língua Portuguesa e Inglesa no Ensino Fundamental e Médio do colégio, foi quem criou e coordena a Feira há cinco com a proposta de que os alunos continuem lendo, tenham contato com livros e que a família esteja junto, ajudando e acompanhando seus filhos.

“A Feira começou bem simples, queria apenas fazer a banca de troca de livros e exposições dos alunos, para as próprias famílias poderem ver as atividades dos seus filhos. Porém, esse ano foi a melhor, mais organizada e com mais participação dos alunos. Foi gratificante ver o envolvimento e compromisso deles em tudo”, comemora.

A Expo Mural é um projeto itinerante criada em 2014 para estabelecer vínculos entre muralistas e a comunidade das regiões que moram, durante feiras, saraus e outros eventos culturais em diferentes regiões da Grande São Paulo.

Image

Estudantes do ensino médio conferindo as reportagens produzidas sobre o bairro e sabendo mais sobre a Agência Mural (Jéssica Silva/Agência Mural)

receba o melhor da mural no seu e-mail

Republique

A Agência Mural de Jornalismo das Periferias, uma organização sem fins lucrativos, tem como missão reduzir as lacunas de informação sobre as periferias da Grande São Paulo. Portanto queremos que nossas reportagens alcancem outras e novas audiências.

Se você quer saber como republicar nosso conteúdo, seja ele texto, foto, arte, vídeo, áudio, no seu meio, escreva pra gente.

Envie uma mensagem para [email protected]

Reportar erro

Quer informar a nossa redação sobre algum erro nesta matéria? Preencha o formulário abaixo.

PUBLICIDADE