APOIE A AGÊNCIA MURAL

Colabore com o nosso jornalismo independente feito pelas e para as periferias.

OU

MANDE UM PIX qrcode

Escaneie o qr code ou use a Chave pix:

[email protected]

Agência de Jornalismo das periferias
No Corre

Feriado antecipado divide cidades na Grande São Paulo mais uma vez

Na região metropolitana, regiões do ABC, oeste e sudoeste terão parada em toda próxima semana, mas municípios da região de Guarulhos, Mogi das Cruzes e Mairiporã mantêm dias normais

Image

Por: Paulo Talarico

Notícia

Publicado em 25.03.2021 | 13:46 | Alterado em 26.03.2021 | 15:10

Tempo de leitura: 3 min(s)

O feriado prolongado que começa nesta sexta-feira (26) na cidade de São Paulo não será seguido por todas as cidades vizinhas. Ao menos 16 municípios da região metropolitana não terão a pausa prolongada na próxima semana. 

A medida foi anunciada primeiro pelo prefeito de São Paulo, Bruno Covas (PSDB) como tentativa de conter o avanço do coronavírus, no momento em que a pandemia vive o pior momento e os hospitais estão perto de 100% da capacidade ocupada

Para fazer a pausa de dez dias (entre os dias 26 de março e 4 de abril) foram antecipados feriados municipais como o aniversário da cidade e o Dia da Consciência Negra

VEJA TAMBÉM
Confira como está o avanço da pandemia nas cidades da Grande SP
Mulheres das periferias de SP se unem para combater violência

No entanto, a medida anunciada na capital não foi conversada com os demais 38 gestores que fazem parte da Grande São Paulo. A situação repete o que houve ano passado, quando a antecipação dos feriados foi seguida apenas em parte

Não irão seguir o feriado todos os municípios da região do Alto Tietê, assim como a cidade de Guarulhos, a segunda mais populosa da Grande São Paulo, e os da região norte. Moram nessas cidades 3,6 milhões de moradores. 

“Essa paralisação de 10 dias prejudicaria o andamento dos centros logísticos situados na região e essas medidas poderiam afetar o abastecimento de diversos materiais essenciais, como produtos hospitalares e alimentícios”, alegou o Cimbaju (Consórcio Intermunicipal dos Municípios da Bacia do Juquery), onde ficam as cidades de Caieiras, Cajamar, Franco da Rocha, Francisco Morato e Mairiporã.

No caso do Alto Tietê, as prefeituras afirmaram por meio de Condemat (Consórcio de Desenvolvimento do Alto Tietê) que a paralisação causaria “o atraso no andamento de licitações importantes, o aumento nos custos de horas extras com equipes de vacinação e outros serviços públicos”. 

Com isso, as cidades de Arujá, Biritiba Mirim, Ferraz de Vasconcelos, Guararema, Guarulhos, Itaquaquecetuba, Mogi das Cruzes, Poá, Salesópolis, Santa Isabel e Suzano terão apenas a Paixão de Cristo, na sexta-feira (2) como feriado.

Image

Calçadão de Osasco. Cidade terá feriado antecipado na próxima semana

COM FERIADO

As 22 cidades do ABC Paulista, Região Oeste e Sudoeste, terão paralisação durante toda a próxima semana.  

A região Sudoeste seguirá inteiramente o feriado, e a parada começa desde esta sexta-feira (26 de março) até o dia 4 de abril. Fazem parte dela as cidades de Cotia, Taboão da Serra, Embu das Artes, Embu-Guaçu, Itapecerica da Serra, Juquitiba e São Lourenço da Serra. 

No Grande ABC, as cidades de Santo André, São Bernardo do Campo, São Caetano do Sul, Diadema, Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra, optaram por começar a paralisação a partir de sábado (27). 

No caso da região oeste da Grande São Paulo, as cidades irão adotar modelo semelhante, mas com algumas especificações. Nesta sexta-feira (26) é celebrado o aniversário de Barueri e Carapicuíba, por exemplo. Os municípios canceleram o feriado desta sexta-feira e transferiram para a próxima semana. 

Itapevi, Jandira, Osasco e Santana de Parnaíba também terão a paralisação entre 27 e 4 de abril, enquanto Pirapora do Bom Jesus ainda não informou a situação dos próximos dias. 

VEJA TAMBÉM:
Quem pode parar no feriado?

COMO VAI FUNCIONAR NA GRANDE SP
ABC (Santo André, São Bernardo do Campo, São Caetano do Sul, Diadema, Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra): Feriado prolongado a partir do sábado 27. 
Oeste: Barueri, Carapicuíba, Itapevi, Jandira, Osasco e Santana de Parnaíba terão parada a partir de sábado (27).
Sudoeste (Cotia, Taboão da Serra, Embu das Artes, Embu-Guaçu, Itapecerica da Serra, Juquitiba e São Lourenço da Serra): Feriado começa a partir desta sexta-feira (26)

NÃO TERÃO FERIADO ANTECIPADO 
Regiões do Alto Tietê (Arujá, Biritiba Mirim, Ferraz de Vasconcelos, Guararema, Guarulhos, Itaquaquecetuba, Mogi das Cruzes, Poá, Salesópolis, Santa Isabel e Suzano e Norte (Caieiras, Cajamar, Franco da Rocha, Francisco Morato e Mairiporã) terão apenas o feriado da Paixão de Cristo, na sexta-feira (2 de abril)

receba o melhor da mural no seu e-mail

Paulo Talarico

Diretor de Treinamento e Dados e cofundador, faz parte da Agência Mural desde 2011. É também formado em História pela USP, tem pós-graduação em jornalismo esportivo e curso técnico em locução para rádio e TV.

Republique

A Agência Mural de Jornalismo das Periferias, uma organização sem fins lucrativos, tem como missão reduzir as lacunas de informação sobre as periferias da Grande São Paulo. Portanto queremos que nossas reportagens alcancem outras e novas audiências.

Se você quer saber como republicar nosso conteúdo, seja ele texto, foto, arte, vídeo, áudio, no seu meio, escreva pra gente.

Envie uma mensagem para [email protected]

Reportar erro

Quer informar a nossa redação sobre algum erro nesta matéria? Preencha o formulário abaixo.

PUBLICIDADE