Rolê na Quebrada traz os principais eventos das periferias de SP
Elaine Mineiro/Divulgação
Por: André Santos
Notícia
Publicado em 14.11.2019 | 17:44 | Alterado em 14.11.2019 | 17:47
Rolê na Quebrada traz os principais eventos das periferias de SP
Tempo de leitura: 4 min(s)Se você está procurando uma lista para o fim de semana com hip-hop, poesia, samba, coco e até jazz, acabou de encontrar. A Agência Mural preparou uma especialmente para você.
Dá uma olhada nesse material aqui.
ZONA NORTE
A terceira edição de Os Bambas chega trazendo muitas atrações: Belo, Xande de Pilares, Dudu Nobre, Leci Brandão, Fundo de Quintal, Art Popular e muito mais. Os apresentadores serão os radialistas Patricia Liberato e Ricardo Sucesso.
Quando: Sábado e domingo (16 e 17), às 11h
Onde: Av. Olavo Fontoura, 1209. Portão 1
Quanto: 1kg de alimento não perecível
Ó Jazz Groove – Freguesia do Ó
Projeto mensal “Ó Jazz Groove”, que conta com músicos voluntários em formato Jam Sessions, busca deixar a música jazz viva e desfazer a fama de ser um ritmo da elite. O evento é livre para todas as idades, para todos estilos, e promete agradar geral.
Quando: Sábado (16), às 18h
Onde: Fundo de Fábrica, Rua da Bica, 173B
Quanto: Grátis
ZONA SUL
5ª Mostra de Samba Rock de São Paulo – Santo Amaro
Evento anual que visa promover o contato do público com todas as linguagens do samba rock, tendo o intuito de disseminar a cultura e fortalecer o movimento. Na sexta-feira (15) rola aula aberta com a dançarina Débora Boaventura, show da banda Galo Negro, participação especial de Nereu Mocotó, integrante do lendário Trio Mocotó. No sábado (16), haverá um baile de abertura e show com Banda Nova Malandragem, que terá participação especial da cantora Geovana.
Quando: Sexta (15), às 16h, e Sábado (16),às 21h30
Onde: Sesc Santo Amaro, R. Amador Bueno, 505
Quanto: Gratuito
11ª Identidade Hip Hop – Capão Redondo
A Identidade Hip Hop vai abordar o estilo em todos os seus elementos (rap, dj, dança e grafite). Será um dia de palestras, apresentações, oficinas e shows. No destaque a palestra “Reflexões, provocações e proposições em Danças Urbanas: um papo sobre cadeia produtiva, autogestão e inovação”, com a dançarina FabGirl, e batalha/show de Mc’s com MC’onário, Winnit, Motta Mc, Dj Duh França e muito mais.
Quando: Sexta, sábado e domingo (15, 16 e 17), às 10h
Onde: Fábrica de Cultura do Capão Redondo, R. Algard esquina com R. Trevo Branco, S/N
Quanto: Gratuito
ZONA LESTE
2ª Noite do Coco – Arthur Alvim
Uma noite repleta de atrações com a Cia. de Cultura Popular Lelê de Oyá, Grupo de Dança Afro Babalotim e o lançamento do CD “Chuva de Sementes”, do grupo Coco Semente Crioula, com participações especiais de Kelly Guimarães, Mestra Soraia Aparecida, Camilla Antonelli, Jeferson Cristino e Grupo Batakerê.
Quando: Sábado (16), às 17h
Onde: Espaço Cultural Adebanke, R. Durandé, 175
Quanto: Gratuito
Em 29 anos de carreira, MV Bill lançou oito álbuns. Nascido, criado e morador da Cidade de Deus, no Rio de Janeiro, ele é conhecido por usar o trabalho como instrumento para críticas sociais, mostrando a realidade das periferias do Brasil. No repertório do rapper, ator, cineasta e ativista social canções como “Estilo vagabundo”, “Junto e Misturado”, “Um só coração”, “O bonde não para” e “Cidadão refém”.
Quando: Sexta-feira (15), às 19h
Onde: Casa de Cultura Itaim Paulista, R. Monte Camberela, 49
Quanto: Gratuita
Cultura, conjuntura e periferias – Formação aberta APC
A APC (Assessoria Popular em Cultura) realiza mais dois encontros para discutir temas estratégicos à produção e difusão da cultura nas periferias. A ideia dessas conversas é compartilhar experiências e refletir sobre os velhos e novos desafios que envolvem o tema. No dia 19, o evento terá a presença de Tracie e Tasha Okereke, DJs, estilistas, diretoras de arte, produtoras culturais, blogueiras e ativistas periféricas.
Quando: Terças (19 e 26), às 19h
Onde: Galpão ZL, Fundação Tide Setubal. R. Jerônimo da Veiga, 164 – Jardim Europa, São Paulo – SP
Quanto: Gratuito
ZONA OESTE
Kilombar Festa – Jd. Peri Peri
O Kilombar Fest terá apresentação dos grupos Punho de Mahin, Tríade Ori, Crexpo e Joyce Amaro. O evento parte da ideia dos quilombos, local de refúgio e fortalecimento dos antigos africanos e afro-brasileiros fugidos da escravidão e hoje moradia de seus descendentes.
Quando: Sábado (16), às 14h30
Onde: Casa de Cultura do Butantã, R. Junta Mizumoto, 13
Quanto: Gratuito
OBI – O Canto dos Orixás – Butantã
Com um elenco formado por 26 cantores/atores, quatro dançarinos e seis instrumentistas, o grupo OBI se apresenta no Butantã para um espetáculo que reverencia os Orixás, com projeções e poemas que dialogam com as músicas.
Quando: Sábado (16), às 18h, Domingo (17), às 11h
Onde: CEU Butantã,
Quanto: Gratuito
CENTRO
O grupo Gato Preto é formado por músicos de Moçambique, Gana e Senegal, liderados pela Mc Gata Misteriosa. A banda se inspira em estilos musicais de sucesso nas ruas das principais capitais do continente africano, criando um ‘global bass afrofuturista’ e sendo uma das maiores representantes da diáspora africana na Alemanha.
Quando: Sexta-feira (15), às 21h
Onde: Aparelha Luzia, R. Apa, 78
Quanto: Gratuito
Valencianas II: Alceu Valença e Orquestra Ouro Preto – Ibirapuera
A Orquestra Ouro Preto, regida pelo Maestro Rodrigo Toffolo, e o cantor e compositor Alceu Valença, lançam a 2ª edição de Valencianas, com novas obras no repertório que pretendem surpreender os fãs da poesia de Alceu, com ainda mais beleza e sonoridades musicais.
Quando: Domingo (17), às 17h
Onde: Auditório do Ibirapuera, Av. Pedro Álvares Cabral, S/N.
Quanto: Gratuito
GRANDE SÃO PAULO
Forró no Parque Chico Mendes – São Caetano
O propósito desse rolê é unir a cultura nordestina junto aos inúmeros benefícios que o evento propõe como lazer, socialização, civilidade, qualidade de vida, saúde física e mental. Não sabe dançar? Não tem problema. O mais importante é a diversão.
Quando: Domingo (17), às 16h
Onde: Avenida Fernando Simonsen, 566.
Quanto: Gratuito
33° Encontrão Poético – Francisco Morato
É hora do sarau mais tradicional de Francisco Morato, onde os artistas improvisam e declamam sobre um caixote. Não há necessidade de prévia inscrição, é chegar e soltar a voz. Ainda rola uma exposição da artista Emaye Natalia Marques (Melaço) e do escritor Betto Souza. Sonorização e amplificação é da equipe Disco Preto Sound System.
Quando: Sábado (16), às 16h
Onde: Praça Belém da Serra (Praça do Coreto), S/N
Quanto: Gratuito
Jornalista, entusiasta do carnaval, do futebol de várzea, de bares e cultivador assíduo da sua baianidade nagô! Correspondente do Jardim Fontalis desde 2017.
A Agência Mural de Jornalismo das Periferias, uma organização sem fins lucrativos, tem como missão reduzir as lacunas de informação sobre as periferias da Grande São Paulo. Portanto queremos que nossas reportagens alcancem outras e novas audiências.
Se você quer saber como republicar nosso conteúdo, seja ele texto, foto, arte, vídeo, áudio, no seu meio, escreva pra gente.
Envie uma mensagem para [email protected]