APOIE A AGÊNCIA MURAL

Colabore com o nosso jornalismo independente feito pelas e para as periferias.

OU

MANDE UM PIX qrcode

Escaneie o qr code ou use a Chave pix:

[email protected]

Agência de Jornalismo das periferias
Rolê

Finais da Taça das Favelas são definidas e competição terá campeões inéditos

Decisões do masculino e feminino serão na Arena Barueri com entrada gratuita para torcedores

Image

Por: Wellington Nascimento

Notícia

Publicado em 29.09.2022 | 19:00 | Alterado em 15.11.2022 | 8:40

Tempo de leitura: 3 min(s)

Após quase dois meses de competição, a Taça das Favelas São Paulo conheceu os finalistas que vão em busca do título em 8 de outubro. Neste ano, as decisões serão realizadas na Arena Barueri, na Grande São Paulo. A entrada será gratuita, mas para ter acesso ao estádio será necessário retirar os ingressos antecipadamente nas comunidades.

Na categoria feminina, o Paraisópolis, da zona sul da capital paulista, enfrenta o Campanário, de Diadema. Já no lado masculino, o Jardim Ibirapuera, da região do Jardim São Luís, também na zona sul, encara o São Bernardo, de Campinas. Os dois jogos serão transmitidos ao vivo na Rede Globo. A bola começa a rolar a partir das 14h com o jogo pelo título feminino.

Os times vêm embalados, já que o Paraisópolis chegou à final nas duas edições em que a Taça foi realizada na capital paulista, enquanto a Favela do Campanário eliminou o Complexo da Casa Verde, campeã da primeira edição em 2019.

Na sequência, às 15h30, será a decisão masculina. O São Bernardo conquistou a Taça das Favelas de Campinas e entrou na fase estadual a partir das oitavas de final. O time não sabe o que é perder há nove jogos e agora enfrenta o Jardim Ibirapuera que derrotou o atual campeão na semifinal, o Parque Santo Antônio.

Paraisópolis chega a mais uma final e vai disputar título contra Campanário, de Diadema @IDM Produções

Campanhas

Dos quatro finalistas, a equipe com melhor desempenho nos jogos é Paraisópolis. A segunda maior comunidade de São Paulo tem 4 vitórias, 10 gols marcados e apenas 1 sofrido na Taça 2022. A competição feminina começou com 32 times e passou por cinco fases até chegar na decisão.

Paraisópolis – Caminho até a final
Fase Jogos
1ª fase Paraisópolis 4×1 Favela Iraque (Zona Norte)
2ª fase Favela Maristela Brasilândia (Zona Norte) 0x3 Paraisópolis
3ª fase Avançou direto às quartas pela campanha
Quartas Paraisópolis 1×0 Heliópolis (Zona Sul)
Semifinal Paraisópolis 2×0 Complexo Verona (Zona Sul)

Já a Favela do Campanário teve um caminho mais complicado até à final. Em duas das cinco partidas a vitória só veio nos pênaltis. Na segunda fase, o time eliminou a atual campeã do torneio, o Casa Verde, com uma vitória convincente. Nas quartas e nas semifinais, passou pelas campeãs do interior e litoral.

Campanário – Caminho até a final
Fase Jogos
1ª fase Complexo Damasceno (Zona Norte) 2 (2)x(3) 2 Campanário
2ª fase Complexo da Casa Verde (Zona Norte) 0x3 Campanário
3ª fase Campanário 0 (2)x(1) 0 Favela do Iporanga (Zona Sul)
Quartas Campanário 2×0 Complexo Phoenix (Embu-Guaçu)
Semifinal Campanário 1×0 Complexo Santa Rosa (Guarujá)

No masculino, o São Bernardo, time também do interior, foi ainda mais longe e conseguiu chegar à final estadual. Na Taça das Favelas de Campinas, foi campeão com 100% de aproveitamento, com 5 vitórias, 11 gols marcados e 4 sofridos. Na decisão, venceu o Satélite Íris por 3 a 1.

Entrando na edição paulista, o time precisou passar pelo Vila Gilda, de Santos, para ser o representante do interior a partir das oitavas.

São Bernardo – Caminho até a final
Fase estadual Jogos
Preliminar São Bernardo 2 (3)x(2) 2 Vila Gilda (Santos)
Oitavas Vila Marcondes (Zona Oeste) 0x1 São Bernardo
Quartas São Bernardo 1×0 Jardim Irene (Zona Sul)
Semifinal Favela da 13 (Guarulhos) 1 (2)x(3) 1 São Bernardo

A Taça das Favelas São Paulo começou com 96 times masculinos e o Jardim Ibirapuera, da zona sul, foi o único que sobreviveu à todas as fases do torneio na capital. Foram seis jogos até chegar à decisão e na semifinal eliminou o atual campeão da categoria.

Jardim Ibirapuera – Caminho até a final
Fase Jogos
1ª fase Teleatlas (Zona Leste) 1×2 Jardim Ibirapuera
2ª fase Favela Cai-Cai (Zona Sul) 0x2 Jardim Ibirapuera
3ª fase Jardim Ibirapuera 3×1 Oratório (Zona Leste)
Oitavas Jardim Jaqueline (Zona Oeste) 1 (1)x(2) 1 Jardim Ibirapuera
Quartas Complexo Parque Novo Mundo (Zona Norte) 0x1 Jardim Ibirapuera
Semifinal Parque Santo Antônio (Zona Sul) 0x2 Jardim Ibirapuera

Tanto no masculino quanto no feminino, quem vencer a Taça das Favelas São Paulo deste ano será um campeão inédito. Em 2019, o Complexo da Casa Verde venceu o Paraisópolis por 2 a 0 entre as mulheres. Já o Parque Santo Antônio derrotou a Favela 1010 por 3 a 2 entre os garotos. Na ocasião, mais de 30 mil pessoas compareceram ao Pacaembu para assistir as finais.

receba o melhor da mural no seu e-mail

Wellington Nascimento

Formado em Jornalismo e pós-graduado em dar boas risadas. Apaixonado por esportes, ex-atleta em atividade e toca violão nas horas vagas. Sonha em viajar o Brasil e o mundo para encontrar e contar histórias. Correspondente da Cidade Ademar desde 2022.

Republique

A Agência Mural de Jornalismo das Periferias, uma organização sem fins lucrativos, tem como missão reduzir as lacunas de informação sobre as periferias da Grande São Paulo. Portanto queremos que nossas reportagens alcancem outras e novas audiências.

Se você quer saber como republicar nosso conteúdo, seja ele texto, foto, arte, vídeo, áudio, no seu meio, escreva pra gente.

Envie uma mensagem para [email protected]

Reportar erro

Quer informar a nossa redação sobre algum erro nesta matéria? Preencha o formulário abaixo.

PUBLICIDADE