Ícone do site Agência Mural

Finais da Taça das Favelas são definidas e competição terá campeões inéditos

Por: Wellington Nascimento

Após quase dois meses de competição, a Taça das Favelas São Paulo conheceu os finalistas que vão em busca do título em 8 de outubro. Neste ano, as decisões serão realizadas na Arena Barueri, na Grande São Paulo. A entrada será gratuita, mas para ter acesso ao estádio será necessário retirar os ingressos antecipadamente nas comunidades.

Na categoria feminina, o Paraisópolis, da zona sul da capital paulista, enfrenta o Campanário, de Diadema. Já no lado masculino, o Jardim Ibirapuera, da região do Jardim São Luís, também na zona sul, encara o São Bernardo, de Campinas. Os dois jogos serão transmitidos ao vivo na Rede Globo. A bola começa a rolar a partir das 14h com o jogo pelo título feminino.

Os times vêm embalados, já que o Paraisópolis chegou à final nas duas edições em que a Taça foi realizada na capital paulista, enquanto a Favela do Campanário eliminou o Complexo da Casa Verde, campeã da primeira edição em 2019.

Na sequência, às 15h30, será a decisão masculina. O São Bernardo conquistou a Taça das Favelas de Campinas e entrou na fase estadual a partir das oitavas de final. O time não sabe o que é perder há nove jogos e agora enfrenta o Jardim Ibirapuera que derrotou o atual campeão na semifinal, o Parque Santo Antônio.

Paraisópolis chega a mais uma final e vai disputar título contra Campanário, de Diadema @IDM Produções

Campanhas

Dos quatro finalistas, a equipe com melhor desempenho nos jogos é Paraisópolis. A segunda maior comunidade de São Paulo tem 4 vitórias, 10 gols marcados e apenas 1 sofrido na Taça 2022. A competição feminina começou com 32 times e passou por cinco fases até chegar na decisão.

Paraisópolis – Caminho até a final
FaseJogos
1ª faseParaisópolis 4×1 Favela Iraque (Zona Norte)
2ª faseFavela Maristela Brasilândia (Zona Norte) 0x3 Paraisópolis
3ª faseAvançou direto às quartas pela campanha
QuartasParaisópolis 1×0 Heliópolis (Zona Sul)
SemifinalParaisópolis 2×0 Complexo Verona (Zona Sul)

Já a Favela do Campanário teve um caminho mais complicado até à final. Em duas das cinco partidas a vitória só veio nos pênaltis. Na segunda fase, o time eliminou a atual campeã do torneio, o Casa Verde, com uma vitória convincente. Nas quartas e nas semifinais, passou pelas campeãs do interior e litoral.

Campanário – Caminho até a final
FaseJogos
1ª faseComplexo Damasceno (Zona Norte) 2 (2)x(3) 2 Campanário
2ª faseComplexo da Casa Verde (Zona Norte) 0x3 Campanário
3ª faseCampanário 0 (2)x(1) 0 Favela do Iporanga (Zona Sul)
QuartasCampanário 2×0 Complexo Phoenix (Embu-Guaçu)
SemifinalCampanário 1×0 Complexo Santa Rosa (Guarujá)

No masculino, o São Bernardo, time também do interior, foi ainda mais longe e conseguiu chegar à final estadual. Na Taça das Favelas de Campinas, foi campeão com 100% de aproveitamento, com 5 vitórias, 11 gols marcados e 4 sofridos. Na decisão, venceu o Satélite Íris por 3 a 1.

Entrando na edição paulista, o time precisou passar pelo Vila Gilda, de Santos, para ser o representante do interior a partir das oitavas.

São Bernardo – Caminho até a final
Fase estadualJogos
PreliminarSão Bernardo 2 (3)x(2) 2 Vila Gilda (Santos)
OitavasVila Marcondes (Zona Oeste) 0x1 São Bernardo
QuartasSão Bernardo 1×0 Jardim Irene (Zona Sul)
SemifinalFavela da 13 (Guarulhos) 1 (2)x(3) 1 São Bernardo

A Taça das Favelas São Paulo começou com 96 times masculinos e o Jardim Ibirapuera, da zona sul, foi o único que sobreviveu à todas as fases do torneio na capital. Foram seis jogos até chegar à decisão e na semifinal eliminou o atual campeão da categoria.

Jardim Ibirapuera – Caminho até a final
FaseJogos
1ª faseTeleatlas (Zona Leste) 1×2 Jardim Ibirapuera
2ª faseFavela Cai-Cai (Zona Sul) 0x2 Jardim Ibirapuera
3ª faseJardim Ibirapuera 3×1 Oratório (Zona Leste)
OitavasJardim Jaqueline (Zona Oeste) 1 (1)x(2) 1 Jardim Ibirapuera
QuartasComplexo Parque Novo Mundo (Zona Norte) 0x1 Jardim Ibirapuera
SemifinalParque Santo Antônio (Zona Sul) 0x2 Jardim Ibirapuera

Tanto no masculino quanto no feminino, quem vencer a Taça das Favelas São Paulo deste ano será um campeão inédito. Em 2019, o Complexo da Casa Verde venceu o Paraisópolis por 2 a 0 entre as mulheres. Já o Parque Santo Antônio derrotou a Favela 1010 por 3 a 2 entre os garotos. Na ocasião, mais de 30 mil pessoas compareceram ao Pacaembu para assistir as finais.

Sair da versão mobile