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Galeria: corredor de ônibus Itapevi a São Paulo tem trechos abandonados

Reportagem percorreu os 23km por onde é realizada obra de um corredor metropolitano

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Por: Paulo Talarico | Ana Beatriz Felicio

Notícia

Publicado em 10.06.2019 | 14:26 | Alterado em 19.06.2019 | 18:44

Tempo de leitura: 1 min(s)

Poucas coisas na rua Nelson Ferreira Ferreira Costa e na avenida João Balhesteiro indicam que ali está um dos principais investimentos em transporte público da Grande São Paulo. Localizadas entre as cidades de Jandira e Itapevi, elas fazem parte da primeira parte do Corredor Metropolitano Oeste, projeto que promete ligar as linhas de ônibus da região oeste a São Paulo.

Ao todo, estão previstos R$ 445 milhões em 23 km de vias, terminais e viadutos. A previsão divulgada inicialmente era 2014, mas cinco anos depois, apenas 5 km foram concluídos. Os impasses sobre essa obra foram tema de reportagem da Agência Mural na Folha de S. Paulo. Confira a matéria completa.

Abaixo algumas imagens dos 23 km que cruzam cinco municípios onde vivem 1,7 milhão de habitantes.

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Corredor começa no centro de Itapevi, mas apenas duas linhas seguem por ele (Paulo Talarico/Agência Mural)

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Primeiro trecho entre Itapevi e Jandira foi o único entregue. Corredor não tem faixa de ônibus exclusiva (Paulo Talarico/Agência Mural)

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Trecho com ciclovia passa por cima da calçada e tem postes como obstáculos para ciclistas (Paulo Talarico/Agência Mural)

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Ciclovia só existe no começo do corredor em Itapevi; moradores improvisam pedalada nas calçadas (Paulo Talarico/Agência Mural)

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Estação do corredor em Jandira, no único trecho entregue; apenas duas linhas de ônibus trafegam nessa região (Paulo Talarico/Agência Mural)

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Primeiro trecho teve custo de R$ 47 milhões (Paulo Talarico/Agência Mural)

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Corredor passa por Barueri. No local onde haveria uma estação de transferência, o canteiro segue abandonado e já serviu de estacionamento (Paulo Talarico/Agência Mural)

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Ponto de ônibus abandonado em Carapicuíba acabou servindo de abrigo para pessoas em situação de rua (Ana Beatriz Felicio/Agência Mural)

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Projeto contempla construção de terminal em Carapicuíba, previsto inicialmente para 2016 (Ana Beatriz Felicio/Agência Mural)

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No entanto, obra do terminal do centro de Carapicuíba segue em obras (Ana Beatriz Felicio/Agência Mural)

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Entrada para o terminal de Carapicuíba. Moradores reclamam de trânsito devido às obras (Ana Beatriz Felicio/Agência Mural)

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Terminal da Vila Yara, em Osasco, onde terminará o corredor (Paulo Talarico/Agência Mural)

A obra do terminal em Osasco teve prorrogação do prazo de conclusão e agora está prevista para o final do ano. Quando foi iniciada, houve polêmica, pois um monumento foi destruído e 144 árvores retiradas.

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Paulo Talarico

Diretor de Treinamento e Dados e cofundador, faz parte da Agência Mural desde 2011. É também formado em História pela USP, tem pós-graduação em jornalismo esportivo e curso técnico em locução para rádio e TV.

Ana Beatriz Felicio

Jornalista, curiosa, já foi apresentadora do Próxima Parada. Gosta de conhecer pessoas novas e descobrir o que as motiva a acordar todos os dias. Correspondente de Carapicuíba desde 2018.

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