APOIE A AGÊNCIA MURAL

Colabore com o nosso jornalismo independente feito pelas e para as periferias.

OU

MANDE UM PIX qrcode

Escaneie o qr code ou use a Chave pix:

[email protected]

Agência de Jornalismo das periferias
32xSP

Gestão Doria paralisa obras de CEU e UBS em bairro de São Miguel Paulista

Image

Por: Redação

Publicado em 27.07.2017 | 14:00 | Alterado em 27.07.2017 | 14:00

Tempo de leitura: 2 min(s)

O comerciante Elias Macedo, 31, mora desde que nasceu no bairro Jardim São Vicente, no distrito de São Miguel Paulista, zona leste. Ex-aluno da EMEF (Escola Municipal de Ensino Fundamental) Almirante Pedro de Frontin, nos arredores de sua papelaria, vibrou quando o então prefeito Fernando Haddad (PT) anunciou, em 2015, que a escola seria transformada em um CEU (Centro Educacional Unificado). O projeto visava unir em um único equipamento a EMEF, uma EMEI (Escola Municipal de Ensino Infantil), o Clube da Comunidade e o Centro Esportivo do bairro.

Mas o sonho da região de ter o seu próprio CEU deve ficar no papel. Segundo decreto do prefeito João Doria (PSDB) no “Diário Oficial” do último dia 19 de julho, as obras do complexo educacional estão temporariamente suspensas. “Fico triste. A escola aqui era muito boa e agora vai ficar esse esqueleto de obra aí. Não valorizam a população da zona leste”, desabafa o comerciante.

Há poucas quadras do CEU, outra obra prioritária para o bairro, a UBSI (Unidade Básica de Saúde Integral) Cidade Nova São Miguel, também encontra-se suspensa por decreto do prefeito. O equipamento estava sendo construído no terreno do antigo Sacolão do Trabalhador, na avenida Rosária.

“Teve muita luta aqui dos moradores por esse posto de saúde. Esse terreno aí era vazio, dava medo na gente”, relata a aposentada Maria Marta Coutinho, 71. “Além disso, onde o posto está hoje é muito ruim, é uma casinha bem apertada”.

A casinha na qual a aposentada se refere é um sobrado onde funciona a atual UBS Cidade Nova, muito pequeno para a alta demanda da região, e pouco acessível para deficientes e idosos.

Tanto o CEU quanto a UBSI eram metas previstas no Programa de Metas 2012-2016, da gestão municipal anterior. Já a versão do atual governo, apresentada por Doria no início deste mês, não dedica espaço aos CEU’s, e prevê a construção de 3 UBSs na região de São Miguel. Em reportagem publicada no dia 11 de julho, a Secretaria Municipal de Gestão informou que as novas unidades se referem às obras já iniciadas na gestão de Haddad. Questionada pelo 32xSP sobre o decreto, a Prefeitura de São Paulo não soube responder.

Foto: Secretaria Municipal de Educação

receba o melhor da mural no seu e-mail

Redação

A Agência Mural de Jornalismo das Periferias tem como missão minimizar as lacunas de informação e contribuir para a desconstrução de estereótipos sobre as periferias da Grande São Paulo.

Republique

A Agência Mural de Jornalismo das Periferias, uma organização sem fins lucrativos, tem como missão reduzir as lacunas de informação sobre as periferias da Grande São Paulo. Portanto queremos que nossas reportagens alcancem outras e novas audiências.

Se você quer saber como republicar nosso conteúdo, seja ele texto, foto, arte, vídeo, áudio, no seu meio, escreva pra gente.

Envie uma mensagem para [email protected]

Reportar erro

Quer informar a nossa redação sobre algum erro nesta matéria? Preencha o formulário abaixo.

PUBLICIDADE