APOIE A AGÊNCIA MURAL

Colabore com o nosso jornalismo independente feito pelas e para as periferias.

OU

MANDE UM PIX qrcode

Escaneie o qr code ou use a Chave pix:

[email protected]

Agência de Jornalismo das periferias
Acontece Mural

Comunicado: Guia de Emprego das Periferias suspende as atividades

Image

Por: Redação

Notícia

Publicado em 29.05.2019 | 10:39 | Alterado em 22.11.2021 | 16:42

Tempo de leitura: 2 min(s)

O Guia de Emprego das Periferias (GEP) nasceu em 2016, porque acreditamos que há oportunidades de trabalho invisíveis em nossos bairros e que reconectar as pessoas a elas também é uma maneira de impulsionar o desenvolvimento econômico menos desigual na cidade.

Com este projeto nós fomos selecionados por duas edições de aceleração municipal de São Paulo, o VaiTec (2016 e 2018), e desenvolvemos a plataforma que vocês, candidatos, conhecem bem. Chegamos a publicar 1.245 vagas e a termos 20.385 pessoas cadastradas. Estivemos também na imprensa — em reportagens publicadas em portais como G1, Folha de SP e Portal Bol Notícias (UOL). Mas o projeto não alcançou sua própria estabilidade financeira.

Na pesquisa ‘Trabalho e Renda’, da Rede Nossa São Paulo, divulgada em fevereiro de 2019, os resultados mostram que 48% da população paulistana se ressente em não ter nenhuma oportunidade de emprego na região onde mora.

Além disso, o número de pessoas desempregadas na grande São Paulo chegou aproximadamente a 2 milhões no início deste ano, segundo o IBGE. Na prática os números exemplificam que a cada dez habitantes dois estão desempregados.

Em nossos processos de estudos de campo, que consistiu principalmente em diálogos com empresários locais e candidatos, sob uma consultoria empreendedora, absorvemos que, apesar desse cenário de desemprego, há uma dinâmica própria nas periferias para a divulgação de vagas e seleção de trabalhadores, que independem de plataformas digitais.

O GEP faz parte dos projetos da Agência Mural de Jornalismo das Periferias, e diante dos resultados de nossas pesquisas, avaliamos que a melhor decisão estratégica, neste momento, é focar em nossa principal atividade: produção de conteúdo jornalístico sobre as periferias da Grande São Paulo — podendo colaborar ainda com as questões econômicas da realidade de seus moradores.

Da mesma forma que o GEP surgiu da visão de quem conhece as nossas realidades, vamos continuar contando suas histórias por meio das reportagens publicadas pela Agência Mural.

Sendo assim, comunicamos o encerramento das atividades do Guia de Emprego das Periferias (GEP), ainda assim, preocupados com o desenvolvimento socioeconômico das nossas quebradas. Obrigada pelo apoio que recebemos de todos até aqui! Você pode nos acompanhar em www.agenciamural.org.br. Assine também a nossa lista de e-mail e fique ligado. Estamos (e continuaremos) juntos!

receba o melhor da mural no seu e-mail

Redação

A Agência Mural de Jornalismo das Periferias tem como missão minimizar as lacunas de informação e contribuir para a desconstrução de estereótipos sobre as periferias da Grande São Paulo.

Republique

A Agência Mural de Jornalismo das Periferias, uma organização sem fins lucrativos, tem como missão reduzir as lacunas de informação sobre as periferias da Grande São Paulo. Portanto queremos que nossas reportagens alcancem outras e novas audiências.

Se você quer saber como republicar nosso conteúdo, seja ele texto, foto, arte, vídeo, áudio, no seu meio, escreva pra gente.

Envie uma mensagem para [email protected]

Reportar erro

Quer informar a nossa redação sobre algum erro nesta matéria? Preencha o formulário abaixo.

PUBLICIDADE