APOIE A AGÊNCIA MURAL

Colabore com o nosso jornalismo independente feito pelas e para as periferias.

OU

MANDE UM PIX qrcode

Escaneie o qr code ou use a Chave pix:

[email protected]

Agência de Jornalismo das periferias
32xSP

Guia de empregos virtual divulga vagas nas periferias de SP

Em nova fase, plataforma gratuita lançada nesta quarta-feira (10) disponibiliza ofertas de trabalho nas regiões mais afastadas do centro da cidade

Image

Por: Redação

Publicado em 10.10.2018 | 15:15 | Alterado em 10.10.2018 | 15:15

Tempo de leitura: 3 min(s)

O paulistano gasta em média duas horas e oito minutos para ir e voltar do trabalho e chega a perder, por ano, 20 dias no transporte público, segundo pesquisa recente sobre mobilidade urbana na cidade da Rede Nossa São Paulo e Ibope.

Para que os moradores de São Paulo e da região metropolitana encontrem oportunidades de trabalho próximas às suas casas, a Agência Mural de Jornalismo das Periferias relança, nesta quarta-feira (10), o GEP (Guia de Empregos das Periferias).

O GEP é uma plataforma digital gratuita que nasceu em 2016 com a proposta de mapear e difundir informações sobre a oferta e a busca de empregos nas regiões periféricas da Grande São Paulo.

LEIA MAIS
Moradores da zona sul perdem 21 dias por ano no transporte público de SP

Coordenador da atual fase do projeto, o jornalista Matheus de Souza afirma que o intuito da iniciativa, além de contribuir na melhoria da mobilidade urbana, busca colaborar com o desenvolvimento da economia colaborativa e local das regiões afastadas do centro expandido. 

Para dar vida ao GEP, em setembro deste ano, o projeto recebeu o apoio do Vai-Tec, programa de incentivo a ideias de inovação tecnológica, da Prefeitura de São Paulo.

Morador do extremo leste de SP, Souza diz ter acompanhado desde criança a saga do pai, que deixava o bairro para trabalhar em Osasco, na Grande São Paulo. Trajeto no qual levava até três horas .

“Se não passamos quatro horas no busão, conhecemos alguém bem próximo que passa por isso. Assim passamos pouco tempo com nossas famílias, vivemos cansados e não aproveitamos os nossos bairros”, afirma Souza, que integra a Agência Mural também como correspondente de São Mateus.

Image

Anderson Meneses, codiretor da Agência Mural, e Matheus Souza, coordenador do GEP (Divulgação)

O tempo gasto no trânsito é também uma das principais reclamações da terapeuta ocupacional Ana Paula Luz, 28. Três vezes por semana ela precisa se deslocar de sua casa, no Jaguaré, na zona oeste, para trabalhar em outros bairros da cidade e também da região metropolitana.

“Gasto duas horas e quarenta minutos por dia. Isso se não acontecer nada no caminho, no clima, na cidade ou no ônibus. Nesses dias, o tempo pode aumentar em até 40 minutos”, explica.

Além da preocupação em diminuir o tempo da população no vaivém da cidade, Matheus conta que o GEP também foi pensado com base no Plano Diretor da cidade de São Paulo, sancionado em 2014 pelo então prefeito, Fernando Haddad (PT).

VEJA TAMBÉM
Mulheres trocam emprego CLT para virar donas do próprio negócio

“Buscamos melhorar a comunicação com empresas de pequeno e médio porte dos setores de comércio e serviços, a maioria nas regiões periféricas”, diz ele em referência ao documento que prevê descentralizar ofertas de emprego, reduzir a necessidade de deslocamento e equilibrar a relação entre os locais de emprego e de moradia.

“Nos atuais bancos de vagas existentes no mercado, não é possível procurar vaga por bairro, por exemplo. O que torna a busca mais difícil”, explica.

Ocupar um posto de trabalho perto de casa é um desafio para 45% da população paulistana, de acordo com estudo sobre trabalho e renda na cidade. A zona leste enfrenta a menor oferta de empregos da cidade.

Na Grande São Paulo, mais de 1,8 milhão de pessoas estão desempregadas, o que corresponde a uma taxa de 16%.

COMO USAR O GEP

Os interessados podem acessar a plataforma por meio de seus computadores, tablets ou smartphones e filtrar as vagas de interesse por região, bairro, área profissional e escolaridade.

Os empresários que quiserem disponibilizar vagas no GEP poderão enviá-las pela página da plataforma no Facebook ou pelo Whatsapp da Agência Mural: (11) 97591-5260.

A plataforma terá também espaço para notícias sobre o universo do mercado de trabalho e empreendedorismo focadas nessas regiões.

Outra ferramenta especial do GEP é a oferta preferencial de vagas, com canais exclusivos para eles, para jovens em busca do primeiro emprego e egressos do sistema prisional.

As vagas ficarão disponíveis no site www.guiadeempregodasperiferias.org.br.

Moradores das zonas sul e norte gastam 2h05 para se locomover em SP

receba o melhor da mural no seu e-mail

Redação

A Agência Mural de Jornalismo das Periferias tem como missão minimizar as lacunas de informação e contribuir para a desconstrução de estereótipos sobre as periferias da Grande São Paulo.

Republique

A Agência Mural de Jornalismo das Periferias, uma organização sem fins lucrativos, tem como missão reduzir as lacunas de informação sobre as periferias da Grande São Paulo. Portanto queremos que nossas reportagens alcancem outras e novas audiências.

Se você quer saber como republicar nosso conteúdo, seja ele texto, foto, arte, vídeo, áudio, no seu meio, escreva pra gente.

Envie uma mensagem para [email protected]

Reportar erro

Quer informar a nossa redação sobre algum erro nesta matéria? Preencha o formulário abaixo.

PUBLICIDADE