APOIE A AGÊNCIA MURAL

Colabore com o nosso jornalismo independente feito pelas e para as periferias.

OU

MANDE UM PIX qrcode

Escaneie o qr code ou use a Chave pix:

[email protected]

Agência de Jornalismo das periferias
Notícias

Há dez anos, moradores da Cidade Ademar carecem de livros em acervo municipal

O distrito, junto com Pedreira, forma a subprefeitura de Cidade Ademar, que segundo o Observatório Cidadão não possui nenhum livro em acervo municipal

Image

Por: Redação

Publicado em 18.11.2016 | 13:46 | Alterado em 18.11.2016 | 13:46

Tempo de leitura: 2 min(s)

Desde os 12 anos, a operadora de trem, Zilda Marinho, 53, é apaixonada por leitura. Mas, encontrar livros onde mora, na Cidade Ademar, zona sul de São Paulo, sempre foi um grande desafio. O distrito, junto com Pedreira, forma a subprefeitura de Cidade Ademar, que segundo o Observatório Cidadão não possui nenhum livro em acervo municipal.

A Cidade Ademar é a única entre as 32 subprefeituras da cidade que não têm nenhum livro nos acervos de obras infanto-juvenis, para a população entre 7 e 14 anos, e obras adultas, para a população com 15 anos ou mais. Os indicadores zerados são da série histórica, que começa em 2006 e 2015. A meta da Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura)  é de dois livros per capita.

Zilda passa por menos dificuldades que os demais moradores da região por um simples motivo: ela tem a sua própria biblioteca. “Tenho mais ou menos uns 500 livros e empresto muitos”, explica. E esse acervo particular, com obras de diversos gêneros, deve aumentar. Zilda costuma comprar livros com frequência e gosta de emprestá-los para parentes e amigos. “Livros parados são inúteis”, explica.

Segundo ela, a leitura é contagiosa. “Tem crianças na família e como todos em casa leem, elas aprendem a ler cedo. Minha neta, de dois anos, já gosta de livros”, diz a avó orgulhosa.

Os dados do Observatório Cidadão mostram que a subprefeitura de Cidade Ademar tinha, em 2015, 324.838 habitantes acima de 15 anos e 47.678 entre 7 e 14 anos. Para estar dentro da meta da Unesco seriam necessários quase 650 mil livros para adultos e quase 96 mil infanto-juvenis.

Enquanto não há livro nenhum disponível em acervos municipais, os moradores se viram como podem. A dona de casa Maria Santana, 53, e seu filho, Francisco Santana, 15, também são apaixonados por leitura. Quando precisam de livros, pedem emprestados à Zilda.

“Quando precisamos de algo mais didático vamos à biblioteca do Jabaquara”, explica a dona de casa. Ela lamenta a falta de um espaço parecido em seu bairro. O distrito vizinho pertence à subprefeitura do Jabaquara, que tem uma média de 0,214 livros para cada habitante de sete anos ou mais.

Francisco também costuma utilizar a biblioteca da Escola Estadual Heloísa Carneiro, onde estuda. “É uma biblioteca tímida, mas muito boa”, reconhece a mãe do aluno do 1º ano do Ensino Médio.

Plano de metas

O Plano de Metas 2013-2016 da prefeitura apresenta 31 metas relacionadas à subprefeitura de Cidade Ademar. Entre elas está a construção de escolas infantis (EMEI), mas nenhuma das metas têm como proposta a construção de uma biblioteca municipal ou um Centro Cultural na subprefeitura. O CEU é uma das reivindicações mais antigas da população local.

Foto: Fernando Frazão/ Agência Brasil

receba o melhor da mural no seu e-mail

Redação

A Agência Mural de Jornalismo das Periferias tem como missão minimizar as lacunas de informação e contribuir para a desconstrução de estereótipos sobre as periferias da Grande São Paulo.

Republique

A Agência Mural de Jornalismo das Periferias, uma organização sem fins lucrativos, tem como missão reduzir as lacunas de informação sobre as periferias da Grande São Paulo. Portanto queremos que nossas reportagens alcancem outras e novas audiências.

Se você quer saber como republicar nosso conteúdo, seja ele texto, foto, arte, vídeo, áudio, no seu meio, escreva pra gente.

Envie uma mensagem para [email protected]

Reportar erro

Quer informar a nossa redação sobre algum erro nesta matéria? Preencha o formulário abaixo.

PUBLICIDADE