APOIE A AGÊNCIA MURAL

Colabore com o nosso jornalismo independente feito pelas e para as periferias.

OU

MANDE UM PIX qrcode

Escaneie o qr code ou use a Chave pix:

[email protected]

Agência de Jornalismo das periferias
Notícias

Incentivado pela mãe, Tiago virou escritor e busca impulsionar a literatura em Guaianases

Autor independente busca tornar a escrita e a paixão por livros algo acessível em seu bairro

Image

Arquivo Pessoal

Por: Gabriel Lopes

Notícia

Publicado em 21.06.2023 | 19:05 | Alterado em 21.06.2023 | 19:24

Tempo de leitura: 4 min(s)

Ao longo da adolescência, Tiago Ferreira Cabral, 26, sempre se perguntou onde estavam os escritores do bairro. Morador de Guaianases, na zona leste de São Paulo, ele se interessou por ler e escrever desde cedo e desejava encontrar esses autores e conversar sobre a escrita.

Mas se tinha algum autor em Guaianases essa informação não chegava até ele. Foi com isso em mente que ele resolveu se tornar a referência que sempre buscou. Conhecido como Tiago Sneider, ele é autor de ‘Em Algum Lugar do Tempo’, um livro de contos e poemas lançado de forma independente, ele tem trabalhado em um segundo livro e buscado divulgar a literatura no extremo leste.

O incentivo pela escrita veio primeiramente na escola. Na 1ª série do ensino fundamental, por volta dos 7 anos de idade, escreveu o primeiro poema em uma atividade em sala de aula. A professora ficou tão surpresa com a qualidade da escrita que convocou uma reunião com a mãe dele, Cosma Maria Ferreira, para elogiar o garoto.

Desde então, Cosma se tornou a pessoa que mais o incentivou a escrever. Quando Tiago tinha entre os 8 e 10 anos de idade, ela o levava com frequência à biblioteca pública Jamil Amansur Haddad, uma das duas únicas bibliotecas públicas de Guaianases.

Tiago em um sebo na região de Guaianases @Arquivo Pessoal

Durante o ensino fundamental, quando tinha por volta dos 12 anos, Tiago recebeu como material didático da escola o livro ‘Antologia Poética’ de Carlos Drummond de Andrade. Comecei a devorar esse livro, a abrir as páginas e tinha muita coisa que eu não entendia”, relembra.

“Eu escrevia, sentia a necessidade de que aquelas palavras passassem pela minha mão para tentar absorver alguma coisa do autor. Queria entender o que é ser poeta.”

E como era de passar o tempo passou

no meio termo entre o acontecido e

os dias atuais.

Evoca-se do vácuo

este antigo pensamento.

Desse meio pra frente as

linhas nunca mais foram as

mesmas, nunca mais foram

iguais.

Trecho de ‘O caminhar do Tempo’

Para Tiago, o autor se tornou a principal referência literária e dali para frente percebeu que o objetivo de vida era se tornar escritor de crônicas e poesias.

Em algum lugar do tempo

O lançamento de ‘Em Algum Lugar do Tempo’ foi no Sebo do Cabo, em Guaianases, um ponto de referência em movimentar a cena literária da região, com iniciativas de apoio a novos autores, saraus e eventos sobre o tema.

O principal objetivo com a escrita sempre foi torná-la acessível. Tiago afirma que isso é uma preocupação ao escrever e já recebeu retornos positivos em relação a isso: “Estava no Sebo do Cabo e aí chegou uma mulher e falou assim: ‘Ah, eu li seu livro. Comprei pra minha filha também e ela leu e entendeu’. Ali eu me senti super realizado e feliz. Eu consegui. Missão cumprida. Ser compreendido por uma criança.”

Tiago durante lançamento do livro @Reprodução/Instagram

Apesar do desejo pela escrita, a vida cobrava de Tiago responsabilidades além dos estudos. Nascido em Igarassu, cidade da região metropolitana de Recife, em Pernambuco, ele veio para São Paulo com a mãe quando tinha pouco mais de 1 ano de vida.

Durante a adolescência, teve que lidar com problemas de saúde da mãe e ajudar financeiramente em casa. Por isso, parou os estudos no 1º ano do ensino médio para se dedicar integralmente ao trabalho.

Em 2018, depois de um curto período morando em Pernambuco, Tiago voltou para São Paulo e duas semanas depois já conseguiu um emprego de garçom, onde trabalhou por 4 anos. Nesse período, concluiu o ensino médio no Encceja (Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos).

Foi a partir de 2020 que começou a encontrar referências de autores independentes, como por exemplo Nina Barbosa, uma poeta que costuma mediar leituras para crianças na Biblioteca Jammil Haddad.

A rotina exaustiva era um empecilho e ao mesmo tempo uma inspiração para que ele escrevesse. Nos textos, sempre procurou abordar o sentido da vida, a filosofia, o amor e as responsabilidades e correrias que a vida impunha.

Além disso, Tiago começou a ir ainda mais nos espaços literários, coletivos culturais, saraus e outras iniciativas de Guaianases e nos bairros vizinhos que eram frequentados por esses autores, entre eles a Casa de Cultura do Itaim Paulista, a batalha de rap da Praça Brasil no Conjunto José Bonifácio e o próprio Sebo do Cabo em Guaianases.

Todas as iniciativas envolvendo a publicação do livro foram feitas do próprio bolso. Além, é claro, de um trabalho de divulgação individual nos espaços que frequenta e nas redes sociais.

Desde o lançamento do livro, Tiago já disponibilizou exemplares na biblioteca Jammil Haddad e no Centro de Educação Unificado Jambeiro, ambos em Guaianases. A intenção dele até o fim deste ano é disponibilizar exemplares em todas as bibliotecas públicas e escolas da região.

Para qualquer direção

via-se o tempo.

Na árvore fadigada que rasgava o concreto.

Na criança risonha que mal conseguia

se equilibrar.

Em tudo que virá e já se foi.

Alfa e ômega caminham de mãos dadas.

Ainda é cedo para ser tarde demais.

Ora, eis então o tempo posto como entidade.

receba o melhor da mural no seu e-mail

Gabriel Lopes

Formado em Design Digital, porém com uma atuação profissional focada em pesquisa e estratégia. Sou um corinthiano que adora pedalar pelo bairro, jogar futebol na rua e tiro umas fotos dos céus da zona leste. Correspondente do Conjunto José Bonifácio desde 2019.

Republique

A Agência Mural de Jornalismo das Periferias, uma organização sem fins lucrativos, tem como missão reduzir as lacunas de informação sobre as periferias da Grande São Paulo. Portanto queremos que nossas reportagens alcancem outras e novas audiências.

Se você quer saber como republicar nosso conteúdo, seja ele texto, foto, arte, vídeo, áudio, no seu meio, escreva pra gente.

Envie uma mensagem para [email protected]

Reportar erro

Quer informar a nossa redação sobre algum erro nesta matéria? Preencha o formulário abaixo.

PUBLICIDADE