APOIE A AGÊNCIA MURAL

Colabore com o nosso jornalismo independente feito pelas e para as periferias.

OU

MANDE UM PIX qrcode

Escaneie o qr code ou use a Chave pix:

[email protected]

Agência de Jornalismo das periferias

Danielle Lobato/Agência Mural

Por: Danielle Lobato

Notícia

Publicado em 14.02.2023 | 15:48 | Alterado em 14.02.2023 | 15:53

Tempo de leitura: 3 min(s)

O forte laço que une os irmãos gêmeos Wesley e Pablo Barreto, 14, moradores do Jardim Lapena, em São Miguel Paulista, na zona leste de São Paulo, vai além do sanguíneo. Eles são apaixonados pelo universo da literatura – amor que nasceu em 2020 durante a quarentena da Covid-19.

“Não tínhamos nada para fazer. Não podíamos ir à escola, sair para a rua, nem ver nossos amigos. Ainda não temos computador em casa, então foram nos livros que descobrimos um novo universo”, diz Pablo.

O sistema municipal de bibliotecas de São Paulo conta com 107 unidades. No distrito de São Miguel Paulista existe apenas a biblioteca Raimundo de Menezes, localizada a 2 km de distância dos irmãos.

Já no Jardim Lapena, apenas um equipamento de cultura está disponível para a população, o Galpão de Cultura e Cidadania, também conhecido como Galpão ZL.

Como forma de abastecer os leitores do bairro durante o isolamento social na pandemia, o espaço de leitura comunitário criou o projeto “Bike Literária”, que existe até hoje e faz o empréstimo de livros e a entrega na porta das casas por meio de bicicletas.

Ponto de leitura comunitário do Jardim Lapena dispõe de livros para os moradores do bairro @Divulgação

Nesse período, o primeiro livro que fez os irmãos mergulharem na leitura foi o quadrinho infanto-juvenil “Diário de um Banana”, escrito pelo norte-americano Jeff Kinney. A história mostra um garoto de 12 anos chamado Greg Heffley e suas tentativas de se tornar popular durante o 6º ano do ensino fundamental.

“Nós gostamos muito de quadrinhos e o Diário de um Banana traz a história nesse formato. Além disso, é leve e divertido de ler e entender”

Pablo Barreto, morador do Jardim Lapena

Antes disso, a leitura só era feita na sala de aula, biblioteca ou por influência da mãe, Nelita Barreto, 35, que é leitora assídua. “Os meninos não tinham o hábito de ler, mas sempre incentivei e li para eles em diversos momentos juntos”, conta.

Em um caderno de anotações, os estudantes registram todos os livros que já leram no decorrer de dois anos, o que ultrapassa a quantidade de 300 para cada um. Dentre os conteúdos lidos, estão cerca de 120 quadrinhos, 70 exemplares menores, como os livros de bolso, além de obras maiores, como “Harry Potter e a Pedra Filosofal”, da britânica J. K. Rowling.

“Nos identificamos com o personagem Harry, porque ele é muito inteligente, mas também é tímido. Outro personagem que gostamos muito é o Rony, admiramos a lealdade dele”, fala Wesley. Segundo ele, esse é o livro preferido dos dois irmãos.

Atualmente, para conseguir conciliar os livros com os estudos e o tempo de brincar, os gêmeos têm horários definidos para realizar cada tarefa. Todos os dias da semana, na parte da manhã, os meninos vão até o Galpão ZL e dedicam duas horas à leitura. Depois voltam para casa e seguem para a escola.

“Também somos apaixonados pelo universo geek. Nossos super-heróis prediletos são o Batman, o Super-Homem e o Homem-Aranha. Mergulhamos a fundo e gostamos de ver como a história é apresentada em diversos formatos, tanto no quadrinho quanto no cinema”, complementa.

“Gostamos de ir para a biblioteca por ser um universo de muitos livros para empréstimos gratuitos e também silêncio, além das amizades que formamos por lá”

Pablo Barreto, morador do Jardim Lapena

Segundo os leitores, o hábito também passou a ajudá-los nas matérias da escola. “A leitura nos ajudou com atividades de interpretação de texto, português, história, geografia e também biologia”, comenta Wesley.

Apesar da quantidade de livros lidos e de terem considerado “a melhor sensação de terem descoberto esse universo”, os dois explicam que não fixaram uma meta em número a ser batida em 2023. De acordo com os dois, o objetivo é continuar lendo por paixão.

Para o futuro, os irmãos acreditam que a leitura contribuirá para o desenvolvimento profissional e acadêmico. “Queremos trilhar o caminho da tecnologia, com [o curso de] sistemas de informação, ou da área da saúde, com medicina”, finaliza Pablo.

receba o melhor da mural no seu e-mail

Danielle Lobato

Jornalista, sagitariana com ascendente em lanches. Mãe de pet, viajante e apaixonada pela vida. Correspondente de Itaim Paulista desde 2016.

Republique

A Agência Mural de Jornalismo das Periferias, uma organização sem fins lucrativos, tem como missão reduzir as lacunas de informação sobre as periferias da Grande São Paulo. Portanto queremos que nossas reportagens alcancem outras e novas audiências.

Se você quer saber como republicar nosso conteúdo, seja ele texto, foto, arte, vídeo, áudio, no seu meio, escreva pra gente.

Envie uma mensagem para [email protected]

Reportar erro

Quer informar a nossa redação sobre algum erro nesta matéria? Preencha o formulário abaixo.

PUBLICIDADE