APOIE A AGÊNCIA MURAL

Colabore com o nosso jornalismo independente feito pelas e para as periferias.

OU

MANDE UM PIX qrcode

Escaneie o qr code ou use a Chave pix:

[email protected]

Agência de Jornalismo das periferias
32xSP

Itaim Paulista e Sapopemba têm menor área verde por habitante em SP

As duas subprefeituras têm, em média, 3,70 m² e 3,65 m² de cobertura vegetal por pessoa; OMS recomenda um mínimo de 12 m² de área verde por morador

Image

Por: Redação

Publicado em 09.12.2019 | 23:48 | Alterado em 09.12.2019 | 23:48

Tempo de leitura: 2 min(s)
Image

Parque Chácara das Flores, no Jardim Bartira, pertencente à subprefeitura do Itaim Paulista (Eduardo Silva/32xSP)

Itaim Paulista e Sapopemba, na zona leste de São Paulo, são as subprefeituras com menos áreas verdes por habitante no município. Enquanto a Organização Mundial da Saúde recomenda um mínimo de 12 m² de área verde por pessoa (cobertura vegetal, arbórea e rasteira), as duas regiões possuem uma média de 3,70 m² e 3,65 m², respectivamente.

Até dois anos atrás, o posto era da subprefeitura de Cidade Ademar, na zona sul. A regional passou de 0,74 m² por habitante, em 2017, para 16,82 m² no último ano, segundo o Mapa da Desigualdade, da Rede Nossa São Paulo.

Na outra extremidade, a subprefeitura de Parelheiros (composta pelos distritos de Parelheiros e Marsilac), também na zona sul, possui 86,5% de seu território formado por áreas verdes — chegando a média de 2.086 metros quadrados de cobertura por habitante.

LEIA TAMBÉM:
Quais são os distritos com mais área verde em SP?

De acordo com o Plano de Metas 2017-2020, da gestão do ex-prefeito João Doria (PSDB), a Prefeitura de São Paulo tinha o objetivo de plantar 200 mil árvores no município.

Sob responsabilidade da Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente (SVMA), a prioridade eram as 10 subprefeituras com menor cobertura vegetal: Aricanduva, Ermelino Matarazzo, Guaianases, Itaim Paulista, Jabaquara, Mooca, Sapopemba, Sé, Vila Mariana, Vila Prudente.

Durante os dois primeiros anos da gestão, foi feito o plantio de 54.259 novas árvores na cidade — sendo 18.934 mudas de árvores em 2017 e 35.325 no ano de 2018. No Itaim Paulista foram plantadas apenas 184 mudas de árvores entre janeiro de 2017 e março de 2018. Em Sapopemba, 299.

Em abril de 2019 — após alteração no plano de metas anterior –, a projeção passou a ser plantar 50 mil novas mudas de árvore no município até o fim da gestão Bruno Covas (PSDB), em 2020.

VEJA TAMBÉM:

Subprefeituras de SP gastam R$ 4,6 milhões por mês com podas de árvores

receba o melhor da mural no seu e-mail

Redação

A Agência Mural de Jornalismo das Periferias tem como missão minimizar as lacunas de informação e contribuir para a desconstrução de estereótipos sobre as periferias da Grande São Paulo.

Republique

A Agência Mural de Jornalismo das Periferias, uma organização sem fins lucrativos, tem como missão reduzir as lacunas de informação sobre as periferias da Grande São Paulo. Portanto queremos que nossas reportagens alcancem outras e novas audiências.

Se você quer saber como republicar nosso conteúdo, seja ele texto, foto, arte, vídeo, áudio, no seu meio, escreva pra gente.

Envie uma mensagem para [email protected]

Reportar erro

Quer informar a nossa redação sobre algum erro nesta matéria? Preencha o formulário abaixo.

PUBLICIDADE