APOIE A AGÊNCIA MURAL

Colabore com o nosso jornalismo independente feito pelas e para as periferias.

OU

MANDE UM PIX qrcode

Escaneie o qr code ou use a Chave pix:

[email protected]

Agência de Jornalismo das periferias
Notícias

Itaim Paulista é um dos distritos com menos livros em bibliotecas públicas

Uma das regiões mais populosas da cidade de São Paulo, distrito da zona leste têm sofrido com o abandono de espaços públicos para a leitura

Image

Por: Redação

Publicado em 03.11.2016 | 13:35 | Alterado em 03.11.2016 | 13:35

Tempo de leitura: 2 min(s)

Os moradores de uma das regiões mais populosas da cidade de São Paulo, localizada no extremo leste, o Itaim Paulista têm sofrido com o abandono de espaços públicos para a leitura.

A Casa de Cultura era um dos pontos centrais onde diversos estudantes se reuniam para ler ou até mesmo solicitar o empréstimo de livros, mas há quase dois anos, o anexo de leitura encontra-se fechado por apresentar infiltrações e diversas irregularidades no prédio que podem ser prejudiciais para quem o frequenta.

“Estamos esperançosos com um novo ponto de leitura, que provavelmente virá junto com a transição do novo espaço da Casa”, disse o coordenador da Casa de Cultura, Emerson Alcalde.

Embora não haja previsão de abertura, o coordenador apontou que o layout da biblioteca será contemporâneo, contemplando a satisfação dos moradores com muitos puffs ao redor, e muitos livros novos à disposição. Ele ainda afirmou que a reforma não foi feita porque o prédio é alugado  e a prefeitura não fará uma reforma em um espaço que não é seu.

“É muito triste a falta de espaços e acessos que o morador tem para a leitura, e quando temos, eles estão em péssimas condições. A única chance agora é continuar indo a espaços públicos abertos no centro, ou aproveitando locais como os CEUs (Centro Educacional Unificado) aqui na periferia”, lamentou a pedagoga Aline Silva, 25.

De acordo com os dados mais recentes do Observatório Cidadão, o Itaim Paulista é um dos distritos mais afetados com a falta não só de bibliotecas, mas também de livros. Há 0,02 livros infanto-juvenis para 27.191 jovens de 7 a 14 anos, por exemplo. Enquanto isso, o distrito da Consolação, no centro, há 5,27 livros para 2592 jovens na mesma faixa etária. O ideal é que haja dois livros per capta.

receba o melhor da mural no seu e-mail

Redação

A Agência Mural de Jornalismo das Periferias tem como missão minimizar as lacunas de informação e contribuir para a desconstrução de estereótipos sobre as periferias da Grande São Paulo.

Republique

A Agência Mural de Jornalismo das Periferias, uma organização sem fins lucrativos, tem como missão reduzir as lacunas de informação sobre as periferias da Grande São Paulo. Portanto queremos que nossas reportagens alcancem outras e novas audiências.

Se você quer saber como republicar nosso conteúdo, seja ele texto, foto, arte, vídeo, áudio, no seu meio, escreva pra gente.

Envie uma mensagem para [email protected]

Reportar erro

Quer informar a nossa redação sobre algum erro nesta matéria? Preencha o formulário abaixo.

PUBLICIDADE