A Ponte do Jardim Aracati é motivo de reclamações entre os moradores dos bairros do Cidade Ipava, Vila Gilda e Jardim Aracati, no distrito do Jardim Ângela, zona sul de São Paulo.
Congestionamento, falta de sinalização e investimentos no local estão entre os problemas listados pelos residentes sobre a passagem localizada perto da estrada da Cumbica, no cruzamento com a estrada da Baronesa.
Imagem do Jardim Aracati e principal entrada da região @Google Earth / Imagem de satélite © [2025] CNES / Airbus / Maxar Technologies
Essa ponte é o único acesso direto aos bairros do Jardim Aracati, Cidade Ipava e Vila Gilda em boas condições. Caso os moradores tenham algum problema com a ponte, eles recorrem a uma outra via improvisada por eles, feita de barro, a cerca de 2,5 km de distância, no acesso ao bairro do Vera Cruz.
De acordo com a Secretaria Municipal de Habitação, a ponte que cobre a Represa do Guarapiranga foi duplicada em 2017 e teve um investimento de cerca de R$ 7,5 milhões.
Moradores afirmam que após a duplicação, o trânsito melhorou, porém, a estrutura ainda é muito estreita e a falta de espaço atrapalha na circulação dos motoristas, principalmente quando estão em veículos grandes como caminhões e ônibus.
A professora Mylena Caroline Nunes Garcia, 31, moradora do bairro Cidade Ipava há 28 anos, diz que com frequência a ponte tem problemas de sinalização.
“O semáforo na maioria das vezes não está funcionando, acaba implicando num trânsito maior ainda”, afirma. Os congestionamentos chegam a 3 km e afetam bairros próximos. “As pessoas não respeitam e quem vem da estrada da Baronesa ou do Parque do Lago quer passar de uma vez e quem está saindo não quer esperar.”
Ponte de acesso ao Jardim Aracati @Fernando Hamilton/Agência Mural
A falta espaço na ponte para passagem de pedestres também é citada. “Não tem muita segurança, o pedestre ou quem esteja passando não tem uma calçada para passar, passa pelo “cantinho””, afirma a moradora.
“Sinto um pouco de receio, pois na ponte só tem uma grade, um pouco abaixo da cintura. Levou um empurrão ou tropeçou, você pode acabar caindo dentro da represa.”
A professora Lais Oliveira Leal Santos, 36, mora no bairro Cidade Ipava desde que nasceu e relata que a falta de manutençãomé o maior problema para ela.
‘Há um tempo, a ponte queria ceder e chamaram até a prefeitura para vir fazer a manutenção e eles vieram, nos sentimos preocupados com essa situação’
Lais Oliveira, professora e moradora do bairro
Para quem busca fugir dessa rota há apenas uma outra saída, um acesso à região do Vera Cruz. Trata-se da rua dos Cravos, localizada no bairro do Jardim Aracati, é uma estrada de terra que foi construída pelos próprios residentes da região.
Com baixa iluminação e bastante vegetação, ela desemboca na estrada do Araguari, divisa com o bairro do Vera Cruz. Em algumas partes da via foram colocados paralelepípedos.
Rua dos Cravos, sem asfalto, é uma das poucas opções para quem vive no bairro @Fernando Hamilton/Agência Mural
Segundo um morador da rua dos Cravos há 15 anos, por estarem mais perto do Vera Cruz, eles preferem ir para lá, mas essa saída é muito distante do centro e que o ponto de ônibus mais próximo é cerca de 40 minutos, na estrada da Cumbica.
“O Vera Cruz tem mercado, tem posto de saúde, mas se você quiser ir pra Santo Amaro é a Ponte do Aracati. O ônibus é só no Aracati, tem o Vila Gilda, mas tudo só na avenida, 40 minutos de caminhada”, relata o morador, que pediu para não ser identificado, por receio de represália por já ter se manifestado sobre a situação.
Se der problema nas duas..
Ele também afirma que se tiver algum acidente na ponte para toda a região, a saída que vai para o Vera Cruz, também fica congestionada e assim os moradores ficam presos no bairro. “Se der problema nas duas você não saí.”
Mylena diz que a única alternativa enxergada pelos moradores, às vezes, é ir andando para os seus compromissos.
“[A falta de outros acessos ao bairro] é de chorar, porque você espera ou vai a pé até uma parte da Estrada do M’boi Mirim, para você poder pegar um onibûs que vai te dar acesso ao centro.”
A Prefeitura de São Paulo afirmou que não houve problemas nos semáforos do cruzamento da Ponte do Aracati desde 8 de abril deste ano. Diz que vai enviar uma equipe para a verificação do equipamento. Em casos de solicitações, os habitantes devem registrar a reclamação no aplicativo da prefeitura – SP156 – ou ligar no número 156.
Até o momento, a prefeitura não se manifestou sobre a pavimentação da Rua dos Cravos.

