APOIE A AGÊNCIA MURAL

Colabore com o nosso jornalismo independente feito pelas e para as periferias.

OU

MANDE UM PIX qrcode

Escaneie o qr code ou use a Chave pix:

[email protected]

Agência de Jornalismo das periferias

Arquivo pessoal/Divulgação

Por: Leonardo Almeida

Notícia

Publicado em 18.06.2025 | 13:56 | Alterado em 18.06.2025 | 13:57

Tempo de leitura: 3 min(s)

Cria do Jardim Vera Cruz, no fundão do Jardim Ângela, na zona sul de São Paulo, o publicitário David Souza, 27, representa a quebrada no maior festival de criatividade do mundo, o Cannes Lions, considerado o “Oscar da Publicidade”. O evento começou segunda-feira (16) e vai até sexta (20).

David já ganhou cinco prêmios de Cannes, porém essa será a primeira vez que irá acompanhar o evento na França. Na bagagem somente o essencial: o corre e o carinho da família, itens primordiais na trajetória de vida.

“É muito gratificante, mas estou tentando ressignificar essa viagem. O difícil não é todo o processo, o desafio é o que irei trazer de lá. Porque sei que tenho a responsabilidade de ser um espelho para essa galera”, afirma.

A rua sem saída que David passou a infância na zona sul de São Paulo @Leonardo Almeida/Agência Mural

David está na premiação do Cannes Lions 2025 como um dos representantes escolhidos pela iniciativa Publicitários Negros, projeto que reúne profissionais de publicidade e comunicação, criado em 2017. A iniciativa busca ocupar cada vez mais espaços dentro da publicidade no Brasil.

O moleque criado pelos avós, cresceu jogando bola nos campos de terra do Jardim Vera Cruz, brincava na rua e viajava dentro da cidade para estudar no bairro de Santo Amaro.

David entendeu logo cedo que a vida é um desafio e ao acessar um mundo diferente, longe da quebrada precisou se desdobrar para realizar os sonhos de criança.

Formado em administração, David atuou no mercado financeiro, antes de se especializar em marketing de influência, onde encontrou a paixão e reconhecimento na carreira.

Dentro da publicidade, trabalhou em campanhas de grandes empresas e reconhece as dificuldades enfrentadas até conquistar espaço na área, porém não está satisfeito.

‘Sim, sou uma referência, olha de onde vim, onde estou conseguindo chegar e quero ir muito mais longe’

David, publicitário

O que é o Cannes Lions?

O Cannes Lions é uma premiação realizada na cidade turística de Cannes, na Riviera Francesa. A premiação reúne anualmente os maiores talentos da indústria criativa mundial, celebrando ideias que moldam o futuro da comunicação.

Premiado cinco vezes com o troféu de Cannes Lions exercendo com marketing de influência, David tornou-se uma das referências na área. O primeiro leão, como é conhecido o prêmio de Cannes, foi em 2023, quando ganhou o bronze na categoria Rádio e TV, uma campanha feita para o Tik Tok em parceria com o narrador Galvão Bueno.

O publicitário com o troféu de Cannes Lions, em 2023 @Arquivo pessoal/Divulgação

A rede social disponibilizou a voz de Galvão para que os usuários pudessem narrar os vídeos com a voz do narrador. Nesta campanha, ele fez parte da equipe que pensou a estratégia para divulgá-la nas redes.

Os outros quatro prêmios vieram de uma vez só em 2024, em uma campanha para a Netflix, com o lançamento da série “Berlin”, um desdobramento de “La Casa de Papel”.

Em outro trabalho, o publicitário contou com a participação de Mc Drika, Mc Daniel e Mc Ryan e foi premiada com o bronze nas categorias de Outdoor, Creative Business Transformation e Media, e prata na categoria de Social&Influencer.

A importância da família

Em meio adversidades superadas durante a infância e adolescência, o jovem diz que se sobressai por meio dos estudos, sempre motivado pela família. Desde criança saía antes do sol nascer e voltava só na tarde, acompanhado pela irmã mais velha.

“Do onde a gente veio , eu e o David, batalhamos muito. A palavra que resume é orgulho, não tivemos nada fácil”, revela a irmã, Ariana Souza, 32, analista de recursos humanos.

A família dele, orgulhosa da trajetória, não esconde a ansiedade pela viagem do publicitário para a França. A mãe dele, Andreia Souza, 47, conta a apreensão sobre a viagem do filho. “Meu coração fica pequenininho, mas sei que é para o bem dele”.

Os familiares vieram da Bahia e de Minas Gerais para São Paulo durante os anos 1980. Apesar das adversidades enfrentadas na periferia da cidade, os avós puderam ajudar na criação, fator determinante na trajetória pessoal e profissional.

A família de David, a avó Lira na cadeira de rodas, Andréia a mãe, o avó Adailton e a irmão Ariana @Leonardo Almeida/Agência Mural

Hoje as conquistas dele são motivos de orgulho dos avós. A avó Lealdina Souza, conhecida como Lira, 65, uma das responsáveis pela criação, se apega também à fé para guiar os caminhos do neto. “Sempre achei que ele era um menino muito pra frente. E hoje o incentivo, peço à Deus que o abençoe cada dia mais.”

“Quando ele era pequeno, algumas coisas não entravam na cabeça, mas fomos pelejando e botando na linha”, conta o metalúrgico Adailton Mendes, 69, avô.

É possível acompanhar a programação do festival pelo site canneslions.com.

receba o melhor da mural no seu e-mail

Leonardo Almeida

Jornalista, repórter do Jornal Espaço do Povo, em Paraisópolis, desde 2023. Admirador da vida e da cultura feita na periferia, especialista em direitos humanos em formação. Gosto de ler, gosto do meu cachorro e do Corinthians.

Republique

A Agência Mural de Jornalismo das Periferias, uma organização sem fins lucrativos, tem como missão reduzir as lacunas de informação sobre as periferias da Grande São Paulo. Portanto queremos que nossas reportagens alcancem outras e novas audiências.

Se você quer saber como republicar nosso conteúdo, seja ele texto, foto, arte, vídeo, áudio, no seu meio, escreva pra gente.

Envie uma mensagem para [email protected]

Reportar erro

Quer informar a nossa redação sobre algum erro nesta matéria? Preencha o formulário abaixo.

PUBLICIDADE