APOIE A AGÊNCIA MURAL

Colabore com o nosso jornalismo independente feito pelas e para as periferias.

OU

MANDE UM PIX qrcode

Escaneie o qr code ou use a Chave pix:

[email protected]

Agência de Jornalismo das periferias
Papo Reto No Zap

Lula não publicou que vencerá as eleições com “ajuda do pai Xangô”

É falso tuíte atribuído ao ex-presidente com trecho em que teria escrito “chega dessa coisa de cristianismo”

Image

Por: Renan Cavalcante

Verificação

Publicado em 27.10.2022 | 18:47 | Alterado em 27.10.2022 | 18:47

Tempo de leitura: 2 min(s)
Esta verificação foi produzida em parceria com a Lupa e com apoio do WhatsApp WhatsApp_Logo_1

Circula em grupos de WhatsApp do Papo Reto no Zap uma imagem de um suposto tuíte do candidato à presidência Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em que ele afirma que irá vencer as eleições com a ajuda do pai Xangô e de entidades do candomblé. A mensagem ainda pede que as pessoas compartilhem o conteúdo com pessoas católicas e evangélicas.

Confira a verificação:

Vamos vencer Bolsonaro com a ajuda do pai Xangô e das entidades do candomblé que nos apoiam. Nem Jesus Cristo poderá nos parar. Chega dessa coisa de cristianismo. O Estado será o novo Deus dos brasileiros

– Mensagem que circula pelo WhatsApp

O tuíte atribuído a Lula é falso. O print não mostra a data da postagem e, de acordo com apuração da Lupa, no perfil oficial do petista no Twitter, não há um registro que mostre que Lula teria postado que “nem Jesus Cristo poderá nos parar”.

Ao fazer uma busca avançada na plataforma pelo termo “Xangô”, o único registro encontrado na conta oficial do ex-presidente é de uma publicação de 2017, em que ele agradece uma pessoa por ter recebido uma “machadinha de Xangô” como presente.

Em nota enviada ao jornal Estado de S. Paulo, a assessoria de Lula negou que ele tenha postado o tuíte.

O petista vem sendo alvo de notícias falsas envolvendo religião. Na mesma checagem da Lupa, outros dois supostos tuítes atribuídos ao Lula foram verificados como falsos.

Eles apontam que, caso Lula assuma a presidência, igrejas evangélicas e católicas seriam obrigadas a casar pessoas da comunidade LGBT e que padres e pastores que se recusassem seriam presos e teriam suas igrejas fechadas por crime de homofobia.

O Papo Reto no Zap também já verificou um conteúdo que colocava Lula como uma ameaça às instituições evangélicas. É o caso de um vídeo que afirma que ele fechará igrejas caso seja eleito. O conteúdo é falso, pois no vídeo ele defende o Estado laico, e não o fechamento de igrejas.

receba o melhor da mural no seu e-mail

Renan Cavalcante

Jornalista. Pós-graduando em Jornalismo de Dados. Correspondente do Jaraguá desde 2018.

Republique

A Agência Mural de Jornalismo das Periferias, uma organização sem fins lucrativos, tem como missão reduzir as lacunas de informação sobre as periferias da Grande São Paulo. Portanto queremos que nossas reportagens alcancem outras e novas audiências.

Se você quer saber como republicar nosso conteúdo, seja ele texto, foto, arte, vídeo, áudio, no seu meio, escreva pra gente.

Envie uma mensagem para [email protected]

Reportar erro

Quer informar a nossa redação sobre algum erro nesta matéria? Preencha o formulário abaixo.

PUBLICIDADE