Com uma diferença de menos de 3.000 votos, petista bateu o atual prefeito Átila Jacomussi
Reprodução/Facebook
Por: Redação
Notícia
Publicado em 29.11.2020 | 22:44 | Alterado em 27.02.2024 | 17:31
Com 50,74% dos votos, o vereador Marcelo Oliveira (PT) será o novo prefeito de Mauá, na região do ABC Paulista, na Grande São Paulo. Ele ficou menos de 3.000 votos à frente do atual prefeito, Átila Jacomussi (PSB).
O prefeito terá o desafio de avançar em uma cidade que vive problemas na área da habitação e no abastecimento de água.
Apesar de uma gestão marcada por polêmicas, com afastamento votado pela Câmara Municipal, ter ficado mais de uma vez fora da prefeitura e enfrentar processos na justiça, Átila foi o mais votado no primeiro turno com 36% e quase manteve a vantagem na reta final.
Apesar disso, dois opositores tiveram votações expressivas. Oliveira e o candidato Juiz João (PSD) disputaram voto a voto quem iria para o segundo turno. No final, o petista teve 19,8% contra 19,5% de João.
VEJA TAMBÉM:
Candidatos a vice de Covas e Boulos se tornam tema nas periferias de SP
Confira todos os prefeitos que já estão eleitos na Grande São Paulo
No segundo turno, a campanha de Átila explorou o antipetismo, enquanto a de Oliveira abordou os problemas enfrentados por Jacomussi – ele nega as acusações.
Com a vitória de Marcelo Oliveira em Mauá, a região passa a ter dois prefeitos petistas, com a vitória de José Filippi (PT) em Diadema.
Ainda na região, o PSDB levou no primeiro turno as disputas de Santo André e São Bernardo do Campo, enquanto o Podemos e o PL em Rio Grande da Serra e Ribeirão Pires, respectivamente. São Caetano do Sul aguarda a justiça definir a situação de Auricchio (PSDB).
A Agência Mural de Jornalismo das Periferias, uma organização sem fins lucrativos, tem como missão reduzir as lacunas de informação sobre as periferias da Grande São Paulo. Portanto queremos que nossas reportagens alcancem outras e novas audiências.
Se você quer saber como republicar nosso conteúdo, seja ele texto, foto, arte, vídeo, áudio, no seu meio, escreva pra gente.
Envie uma mensagem para [email protected]