APOIE A AGÊNCIA MURAL

Colabore com o nosso jornalismo independente feito pelas e para as periferias.

OU

MANDE UM PIX qrcode

Escaneie o qr code ou use a Chave pix:

[email protected]

Agência de Jornalismo das periferias
32xSP

Metrô é a instituição que os paulistanos mais confiam

Pesquisa "Viver em São Paulo" aponta ainda que há uma descrença geral com relação às instituições na cidade, e confiança nelas está em queda; confira

Image

Governo do Estado de São Paulo

Por: Redação

Publicado em 28.03.2018 | 16:15 | Alterado em 28.03.2018 | 16:15

Tempo de leitura: 3 min(s)
Image

Trem chegando na estação Eucaliptos do Metrô (Governo de São Paulo)

A Companhia do Metropolitano de São Paulo (Metrô) é a instituição que os paulistanos mais confiam. É o que diz os números da pesquisa “Viver em São Paulo”, divulgada em janeiro pela Rede Nossa São Paulo em parceria com o Ibope. Nela, 54% dos entrevistados afirmam confiar na estatal.

A universitária Cecília Scifoni, 22, que utiliza o transporte metroviário no trajeto entre o Sacomã, na zona sul, e a estação São Bento, no centro, diz confiar na qualidade do sistema, mas pensa que ele deveria ser ampliado.

“Eu acho um serviço bom para o trajeto que eu pego. Sou uma pessoa que usa o transporte público e privado diariamente, e percebo com isso que se a malha metroviária e ferroviária fosse mais ampla, com certeza eu usaria apenas o metrô e o ônibus, que é uma alternativa muito melhor do que pegar o carro todo dia”.

LEIA MAIS: 
Quais são as percepções do paulistano sobre São Paulo?

A empresa, fundada em 24 de abril de 1968, também é a única que obteve mais de 50% de confiança dos paulistanos. Ligada ao governo do estado, é responsável por planejar, projetar e construir parte do sistema de transporte metropolitano da capital. Também é responsável pela operação de cinco das 13 linhas de transportes metroferroviários da região metropolitana.

A aprovação popular da empresa acontece em um momento em que o governo paulista, sob o comando de Geraldo Alckmin (PSDB), trabalha em um programa de privatização de linhas. Duas delas, a 5-Lilás e a 17-Ouro, foram concedidas para a iniciativa privada em janeiro.

“A confiança tem caído, o índice já foi melhor, mas o que nos preocupa não é apenas a postura privatizante do governo estadual, que pode ser agravada caso João Doria (PSDB) venha a ser governador, mas os pedidos recorrentes nas redes sociais para que a privatização seja feita”, diz Caio César Ortega, pesquisador do Coletivo Metropolitano de Mobilidade Urbana (COMMU).

“Concessões como a da Linha 4-Amarela são lesivas pelo caráter garantista, enquanto concessões como a do par 5-Lilás e 17-Ouro são lesivas por entregarem um patrimônio valioso em troca de uma outorga e contrapartidas que jamais serão suficientemente justas. Acreditamos que falta uma discussão mais ampla não só sobre o que a privatização tem significado, mas também sobre quais problemas têm contribuído para reduzir a confiança e favorecer a postura privatizante”, explica.

Para Cecília, a operação do Metrô se sobressai com relação a da linha 4-Amarela, única linha sob concessão privada.

“Eu prefiro muito mais a estrutura das estações e serviço prestado pela Companhia do Metropolitano de São Paulo do que da Via Quatro [consórcio privado operador da linha 4-Amarela], então eu não sou a favor da privatização do Metrô”, conta.

O servidor público Antônio Faustinho, 55, que utiliza diariamente as linhas 1-Azul e 3-Vermelha, também é contra a privatização. “Acho bom o serviço, mas está saturado. Será que o objetivo do governo não é sucatear para privatizar?”, questiona.

Outra instituição de transportes que aparece na pesquisa é a SPTrans, com apenas 36% de confiança da população, ante 54% de desconfiança. Mas diferente do Metrô, a SPTrans apenas coordena e fiscaliza os ônibus municipais, enquanto a operação do sistema fica a cargo de concessionárias privadas.

CONFIANÇA NAS INSTITUIÇÕES EM QUEDA

O levantamento aponta ainda que há uma descrença geral com relação às instituições na cidade, e confiança nelas está em queda. Apesar de ter se destacado entre as demais, o Metrô perdeu 28 pontos percentuais de confiança desde 2008, primeiro ano em que a pesquisa foi realizada. Naquela ocasião 84% diziam confiar na estatal.

Dos entrevistados, apenas 29% disseram confiar no Poder Judiciário, contra 61% que não confiam. Na prefeitura, apenas 23% disseram confiar; contra 68% de desconfiança. Números bem menores do que em 2008, onde sob a gestão Gilberto Kassab (PSD), a municipalidade conseguira 50% de confiança entre os paulistanos.

VEJA TAMBÉM:
Apenas 19% dos paulistanos confiam nas prefeituras regionais

A Câmara Municipal foi a instituição mais mal avaliada, apresentando apenas 11% de confiança da população, contra 80% de desconfiança.

Única a apresentar melhoria nos índices com relação ao ano anterior, a Polícia Militar (PM), que passou de 36% para 41% de confiança entre os paulistanos, ainda possui imagem negativa para metade (50%) dos entrevistados, que afirmaram não ter confiança na instituição.

***

84% dos paulistanos utilizaram o SUS em 2017

receba o melhor da mural no seu e-mail

Redação

A Agência Mural de Jornalismo das Periferias tem como missão minimizar as lacunas de informação e contribuir para a desconstrução de estereótipos sobre as periferias da Grande São Paulo.

Republique

A Agência Mural de Jornalismo das Periferias, uma organização sem fins lucrativos, tem como missão reduzir as lacunas de informação sobre as periferias da Grande São Paulo. Portanto queremos que nossas reportagens alcancem outras e novas audiências.

Se você quer saber como republicar nosso conteúdo, seja ele texto, foto, arte, vídeo, áudio, no seu meio, escreva pra gente.

Envie uma mensagem para [email protected]

Reportar erro

Quer informar a nossa redação sobre algum erro nesta matéria? Preencha o formulário abaixo.

PUBLICIDADE